Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Um paralelo entre a exigência do DIAT e a emissão do CEBAS pelas entidades de assistência social e educacional.

De início, interessante contextualizar, o que seria o CEBAS e o DIAT.

Em breve síntese, para o que nos propomos a investigar, o CEBAS é um certificado exigido por lei ordinária para a fruição do direito à imunidade/isenção das contribuições sociais pelas entidades de educação e assistência social. Enquanto o DIAT é um documento, cuja entrega é exigida, por Instrução Normativa, para a apuração do ganho de capital pela diferença dos Valores das Terras Nuas  VTNs, desde 01/01/1997.

Veja-se que de igual forma, ambos são deveres instrumentais, condicionantes, seja para a fruição do direito à imunidade/Isenção, art. 55, II da Lei 8212/91, seja para o cálculo do ganho de capital, pela diferença dos VTNs na alienação do imóvel rural, IN nº 84/2001.

Em ambas as situações tais condicionantes extrapolam seus limites, como iremos observar, o que leva ao presente paralelo, já que a lógica das situações é a mesma, de forma que, normas que extrapolam os seus poderes regulamentares, devem ter, por conseguinte, o mesmo desfecho.

No caso da exigência do CEBAS, recentemente, mais precisamente, em 15 de março de 2022, a 3ª Turma do CSRF do CARF, no acórdão nº 9303-012.986, definiu que a exigência do CEBAS para a fruição da imunidade/isenção das contribuições sociais pelas entidades de educação e assistência social, conforme previsto na Lei 8.212/91, excede seus limites, inovando exigências não previstas na Lei Complementar, art. 14 do CTN (RE 566.622/RS e ADI 4.480).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Nessa situação, restou decidido que cabe à lei ordinária tratar apenas dos aspectos procedimentais referentes à certificação, fiscalização e controle administrativo, os requisitos para o benefício da imunidade/isenção estão delineados na lei complementar, ou seja, o direito ao benefício é verificado pela subsunção do fato aos critérios da lei complementar, a lei ordinária, ao não trazer apenas normas procedimentais, mas contrapartidas relacionadas à atuação das entidades para a emissão do CEBAS, extrapolou seus limites, o que levou à sua não aplicação para as entidades que atendiam aos requisitos dispostos no artigo 14 do CTN.

A mesma sorte deve sofrer a não aplicação da exigência do DIAT para a fruição do direito à apuração do ganho de capital pela diferença entre os VTNs para imóveis adquiridos e vendidos após 01.01.1997, isso porque o art. 19 da lei nº 9.393/96 é claro ao prescrever que a regra de apuração do ganho de capital será pela diferença dos VTNs.

De modo que a IN nº 84/2001 ao condicionar tal forma de cálculo à entrega do DIAT, a pretexto de regulamentar, ultrapassa seus limites, cria critérios não estabelecidos em lei, devendo, portanto, ser afastada.

Veja-se que pela mesma lógica, pelo mesmo raciocínio que foi dado à exigência do CEBAS, em que há o extrapolamento legislativo, deve ser aplicado ao DIAT, situações similares para fatos distintos.

Qualquer raciocínio diferente levaria a uma contradição lógica, portanto, a uma norma não válida, dentro da lógica deôntica.

Sobre os autores
Fernanda Teodoro

Advogada da Mandaliti

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!