Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Desconto da Pensão Alimentícia do Salário do Pai

Agenda 27/07/2022 às 18:28

Por Frederico Lopes Advogado de Direito de Família em Belo Horizonte

O desconto da pensão alimentícia diretamente na folha de pagamento é o meio mais eficaz de evitar a costumeira prática de muitos pais de pagarem quando querem e como querem a pensão alimentícia, tornando desnecessárias as desgastantes cobranças que tem que ser reiteradamente feitas pela mãe.

Conforme art. 529 do Código de Processo Civil, sempre que o pai for empregado de carteira assinada, CLT, ou servidor público a pensão poderá ser descontada diretamente da folha de pagamento:

Art. 529. Quando o executado for funcionário público, militar, diretor ou gerente de empresa ou empregado sujeito à legislação do trabalho, o exequente poderá requerer o desconto em folha de pagamento da importância da prestação alimentícia.

É importante destacar que o requerimento do desconto da pensão alimentícia em folha de pagamento é bastante simples: na própria petição em que solicita a fixação da pensão alimentícia o advogado faz constar o requerimento de que o valor seja descontado diretamente na folha de pagamento do pai.

Uma vez informada pelo juiz da decisão, a empresa contratante já no primeiro pagamento seguinte tem que descontar o valor da pensão, sob pena de crime de desobediência, conforme o § 1º do art. 529:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

§ 1º Ao proferir a decisão, o juiz oficiará à autoridade, à empresa ou ao empregador, determinando, sob pena de crime de desobediência, o desconto a partir da primeira remuneração posterior do executado, a contar do protocolo do ofício.

A partir de então a empresa passa a depositar mês a mês a pensão alimentícia na conta bancária indicada pela mãe, assim como é feito com o salário de seus empregados.

DÚVIDA COMUM e se a mãe não souber se o pai está trabalhando de carteira assinada ou não souber o nome da empresa?

Nestes casos, o advogado pode solicitar ao juiz que requisite ao INSS informações sobre eventual empresa contratante do devedor de pensão alimentícia, possibilitando, assim, o desconto da pensão em folha de pagamento.

_______________

Gostou?

Acompanhe o Trabalho de Frederico Lopes, Advogado de Direito de Família e Sucessões - Inventário e Partilha - na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O Advogado Frederico Lopes aborda em seus textos especialmente o conteúdo ligado a matéria de Divórcio, Divórcio Amigável, Divórcio Litigioso, Divórcio Judicial, Divórcio em Cartório ou Divórcio Judicial, Inventário Judicial e Inventário em Cartório, Herança, Pensão Alimentícia, Guarda dos Filhos, União Estável e Reconhecimento de Paternidade.

Siga no instagram: https://www.instagram.com/fredericolopesadv/

Conheça o site: https://www.fredericolopesadv.com.br/

Sobre o autor
Frederico Lopes

Graduado em Direito pela PUC Minas. Pós Graduado pela UCAM-RJ. Advogado de Direito Previdenciário altamente especializados na obtenção do benefício da aposentadoria, BPC-LOAS, auxilio doença, pensão por morte, revisão da aposentadoria, auxílio reclusão.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!