Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Como impedir que um homem se aproxime de uma mulher segundo a lei

Agenda 06/08/2022 às 03:45

Infelizmente, nosso país ainda é machista e, diversas pessoas, têm sérios problemas para assumir isso. Tal mentalidade só mudará com as leis que defendem todas essas vertentes. Uma delas é a Maria da Penha, mas há outras ainda.

Foi pensando nisso e para gerar essa conscientização, criamos a postagem sobre como impedir que um homem se aproxime de uma mulher. Quer entender melhor? Então, continue com a gente! 

Péssimos número nacionais

Ao citarmos esses números, não estamos falando de uma simples perda de lucros referentes a uma empresa do setor de injetora de plástico, mas de vidas. 

Somos o 5º no ranking de feminicídio, só perdendo para El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. Há 48 vezes mais homicídios relacionados ao sexo feminino do que Reino Unido, 24 vezes mais que na Dinamarca e 16 vezes mais que o Japão ou Escócia. 

Lei Maria da Penha

Para irmos direto no ponto, foi criada a Lei Maria da Penha, nº 11.340/2006.

Entre os artigos mais importantes, estão o 2º, que cita que Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

E o 3º: Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Mas não só isso, para tocar esses alarmes de incêndio ainda há especificações a respeito das formas de violência doméstica e familiar. Que são as seguintes:

No fim das contas, seja você uma funcionária ou funcionário de uma empresa de manutenção de elevadores, um cidadão desempregado ou qualquer outro, o fato é que fazer o básico ajudará no todo!

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!