Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

RESENHA: Relacionamento entre startups e grandes empresas com foco na inovação colaborativa.

Agenda 10/08/2022 às 16:17

SILVA, Bruna Nunes da. Relacionamento entre startups e grandes empresas com foco na inovação colaborativa. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Engenharia de Produção. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.


As constantes transformações tecnológicas têm obrigado as empresas a buscar formas de manter-se competitivas. Assim, a inovação tecnológica e administrativa é de vital importância. 

No entanto, nem sempre as empresas estão preparadas para lidar com a velocidade com que as novas tecnologias são postas no mercado. Desta forma, a gestão da inovação, além da gestão da empresa em si, torna-se empreitada arriscada. 

Uma das saídas tem sido o uso de startups, que se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base. As startups se destacam por três fatores principais: inovação, escalabilidade e flexibilidade. Por outras palavras, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

As startups podem também ser úteis às grandes empresas tradicionais, porém a relação deve ser muito bem ajustada, pois a probabilidade de conflitos é alta, pelo menos é isso o que pensa a autora: A aproximação entre startups e grandes empresas com objetivo de construir um relacionamento colaborativo pode trazer benefícios para ambas as organizações, mas também há desafios de gerenciamento que devem ser superados, como a integração de rotinas e culturas, alinhamento dos objetivos e a combinação sinérgica do conhecimento que nutre esse relacionamento. Outro conflito que deve ser administrado nessa relação é referente aos direitos de propriedade intelectual, assunto que parece causar tensão entre os parceiros envolvidos (SILVA, 2020, p. 15).

Conforme a pesquisadora, há estudos que abordam são encontradas a inovação colaborativa influencia positivamente o desempenho das organizações. Também existem estudos que abordam a inovação colaborativa entre empresas e startups a partir da perspectiva de apenas uma das partes envolvidas [...]. Estudos que abordam as perspectivas de ambas as partes envolvidas são praticamente inexistentes (SILVA, 2020, p. 15). 

Por conseguinte, um dos objetivos da dissertação é analisar se as parcerias entre as startups e as demais empresas têm sido vantajosas ou não para os dois lados.

Para ela, a viabilidade das parcerias entre as grandes empresas e as startups é importante: Os estudos de caso deixaram visível a necessidade de grandes empresas e startups atuarem juntas, pois cada uma delas possui o que a outra precisa. A grande empresa possui recursos, capacidade produtiva e rotinas necessárias para executar atividades de forma eficiente. As conexões estudadas apontam que, além da inovação, as empresas buscam startups para resolver problemas específicos em ainda estão aprendendo a desenvolver negócios em conjunto. O relacionamento entre startups e grande empresas ainda estão sendo construídos e consolidados. As partes envolvidas estão aprendendo a se relacionar, buscando parcerias sólidas e mitigando os riscos associados a estas interações, de forma a aumentar as vantagens para ambas e fomentar a inovação colaborativa (SILVA, 2020, p. 119).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O êxito entre as grandes empresas e as startups depende de alguns pontos fundamentais, sendo os principais o alinhamento das expectativas, experiências profissionais anteriores e as diferenças das culturas organizacionais. Para as empresas, as principais expectativas da interação com startups é adquirir conhecimento sobre novas tecnologias e modelos de negócios e solucionar problemas internos de forma mais ágil e mais barata. Para as startups, os benefícios da interação vão desde acesso a recursos e infraestrutura de produção da grande empresa ao acesso ao mercado e canais de distribuição (SILVA, 2020, p. 120).

Em suma, conclui a investigadora, o crescimento das startups em todo o mundo apresenta para as empresas uma nova forma de fazer negócios e de gerar inovação. A grande empresa está atenta a isto, buscando estabelecer vínculos e se aproximar destes atores. Embora, a estratégia de interagir com startups com foco na inovação colaborativa esteja cada vez mais presente nas empresas já estabelecidas, os estudos mostraram que grandes empresas e startups ainda estão aprendendo a desenvolver negócios em conjunto. O relacionamento entre startups e grande empresas ainda estão sendo construídos e consolidados. As partes envolvidas estão aprendendo a se relacionar, buscando parcerias sólidas e mitigando os riscos associados a estas interações, de forma a aumentar as vantagens para ambas e fomentar a inovação colaborativa (SILVA, 2020, pp. 119-120).


Sobre o autor
Elton Emanuel Brito Cavalcante

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UNIR; Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2013); Licenciatura Plena e Bacharelado em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (2001); Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2015); Especialização em Filologia Espanhola pela Universidade Federal de Rondônia; Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNIRON; Especialização em Direito - EMERON. Ex-professor da rede estadual de Rondônia; ex-professor do IFRO. Advogado licenciado (OAB: 8196/RO). Atualmente é professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!