Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Fraude em banco é passível de indenização

Agenda 19/08/2022 às 10:39

A 24ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, decidiu condenar banco ao pagamento de danos materiais a correntista que teve sua conta acessada por criminosos, que subtraíram a quantia de R$5,1 mil.
O consumidor em questão teve seu aparelho celular furtado. Como medida de segurança, imediatamente entrou em contato com a prestadora de telefonia para bloquear acesso aos aplicativos e também com o fabricante para que bloqueasse o aparelho.
Contudo, no dia seguinte verificou que foram realizadas transferências indevidas de sua conta, que destoavam completamente de seu histórico de movimentações bancárias.
O Tribunal entendeu que disponibilizar uma plataforma bancária com aplicativo que permite a transferência de valores, as instituições financeiras devem garantir a segurança das transferências realizadas em tal plataforma, sendo responsáveis, portanto, por eventuais falhas e invasões. Além disso, o banco não demonstrou que o consumidor tenha contribuído de algum modo para a ocorrência da invasão. Justificando, portanto, a condenação ao pagamento de danos materiais.

___________________________________________________________

#indenização #fraude #danosmateriais #aplicativodobanco #danos #banco

Nos acompanhe nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/dra_cleolopes/

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/dra-cleo-lopes-advocacia/

Sobre o autor
Gustavo Pereira Furtado

Bacharel em Direito pela FIC; Atua há cerca de 5 anos na área jurídica desde o estágio; Experiência no contencioso cível, previdenciário e trabalhista; Gosta de escrever e publicar artigos, solucionar dúvidas e informar sobre fatos da sociedade.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!