Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Cartão de Ponto é válido mesmo sem a assinatura do empregado

Agenda 16/01/2019 às 18:49

"A exigência de assinatura do empregado no cartão de ponto não tem previsão legal, motivo pelo qual não pode ser invalidado como meio de prova". Fonte: Tribunal Superior do Trabalho.

Inicialmente, no recurso de revista, processo RR - 302-72.2010.5.01.0051 ficou decidido pelo relator ministro Walmir da Costa que " a ausência de assinatura nos cartões de ponto não justifica sua invalidação nem autoriza a inversão do ônus da prova."

Nesse sentido, é válido os cartões de ponto juntados aos autos do processo sem assinatura.

Importante destacar que a decisão foi unânime e que a jurisprudência é firme nesse entendimento, sendo assim, o relator destacou ainda nesse processo que a apresentação dos controles de frequência pelo empregador gera presunção de veracidade da jornada ali registrada, conforme prevê Súmula 338, itens I e II, do TST, e segundo o ministro caberia ao empregado comprovar a falta de fidedignidade do horário registrado, o que deve ser aferido no caso em análise. 

Por derradeiro, destaca-se que a decisão foi unânime no sentido de declarar a validade dos cartões de ponto que foram juntados aos autos sem assinatura.

Fonte: TST - Tribunal Superior do Trabalho.

PROCESSO:RR-302-72.2010.5.01.0051

Fonte: http://www.direitonet.com.br

Sobre o autor
WESLEY CARRARA

Atuação na área cível, criminal, família, previdenciária, juízados especiais e Administração Pública (Municípios). Especialista em Direito Previdenciário e especializando em Ciências Criminais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!