Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

STJ: distância mínima entre construções e cursos d'água

Agenda 06/05/2019 às 11:56

O Superior Tribunal de Justiça atualizou o entendimento sobre a distância mínima obrigatória entre construções e cursos d'água.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a suspensão das licenças ambientais e do alvará de construção de um posto de gasolina que estava sendo edificado às margens de um rio, no estado de Santa Catarina.

Por unanimidade, a Colenda Turma decidiu que deve prevalecer a distância mínima de cinquenta metros entre construções e cursos d'água - áreas de preservação permanente -, definida no Código Florestal (Lei 12.651/2012), em detrimento à distância de quinze metros, descrita na Lei de Parcelamento do Solo Urbano – LPSU (Lei 6.766/1979).

O Excelentíssimo Senhor Relator Ministro Og Fernandes destacou a necessidade de seguir o Código Florestal, tanto em áreas rurais, quanto em áreas urbanas. Enfatizou também a necessidade de respeitar sempre o limite maior, para evitar retrocessos em matéria ambiental.

A decisão certamente gerou impacto imediato no mercado imobiliário, desvalorizando imóveis nas cercanías de rios, lagos, lagoas e mares. Por outro lado, os terrenos com distância igual ou maior do que os cinquenta metros definidos no Código Florestal tendem a valorizar exponencialmente.

 

 

 

Link para o processo - REsp nº 1546415 / SC (2015/0188079-0): http://bit.ly/STJ-cod-florestal

 

 

A imagem pode conter: céu, arranha-céu, nuvem, atividades ao ar livre e água

Imagem: charles242 - Foto aérea Blumenau. Outubro de 2010. Localização: 26 55 33,29 S, 49 3 33,01 W.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre a autora
Lorena de Bessières

⚜ Advogada de Alto Padrão - Nível Sênior ⚜ Mentora de Alta Performance ⚜ Juíza Arbitral ⚜ Especialista em soluções empresariais e negociais, graduada na PUC-RS, com pós graduações no Brasil e no exterior ⚜ 15 anos de experiência em estratégias complexas e projetos multidisciplinares, sendo 5 anos na Europa ⚜ Presidente Fundadora do Clube de Negócios Alpha Guará ⚜ Uma das 12 Autoridades Destacadas em Direitos Humanos, em relatório de atividades da Academia Lucentina, com registro no Pacto Global da ONU ⚜ Experiente em: times jurídicos eleitorais; crises de reputação; famílias empresárias multinacionais. ⚜ Mais informações no Linkedin.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!