Estudar em uma universidade pública é o sonho de milhares de brasileiros. Essa realidade será possível para os estudantes que alcançaram boas notas no ENEM 2018 e que vão participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), agora no 2º semestre de 2019. O programa do Ministério da Educação (MEC) terá inscrições abertas entre os dias 04 e 07 de junho e vai oferecer 1.459 vagas em cursos de direito em instituições de oito estados brasileiros.
O curso de direito, um dos mais tradicionais do Brasil, é a porta de entrada para cargos relacionados ao setor jurídico em organizações públicas ou privadas. É ainda pré-requisito para que os graduados possam participar da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, que concede aos aprovados a permissão para exercer a atividade de advogado.
O Sisu é um programa do MEC que universalizou os processos seletivos das instituições públicas do Brasil.
Em um único sistema, universidades, faculdades, centros acadêmicos, institutos e outras escolas públicas selecionam seus estudantes em duas etapas a cada ano: primeiro e segundo semestre.
Para o curso de direito, as vagas estão disponíveis nos seguintes estados:
-
Rio de Janeiro - 474 vagas
-
Minas Gerais - 287 vagas
-
Bahia - 230 vagas
-
Paraíba - 191 vagas
-
Maranhão - 100 vagas
-
Rio Grande do Sul - 71 vagas
-
Tocantins - 64 vagas
-
Espírito Santo - 42 vagas
Tem dúvida se a sua nota final do ENEM é suficiente para concorrer a alguma das vagas do Sisu? Veja aqui a nota de corte para o curso de direito da última edição do programa, em janeiro deste ano.
Sobre o Sisu
Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer à vagas em instituições públicas de ensino superior. Poderá se inscrever quem fez a prova do Enem de 2018 e não zerou a nota da redação.
Durante o período de inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. O candidato pode alterar as opções de cursos, assim como cancelar. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.