Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O retorno polêmico do goleiro Bruno.

Contratar ou não contratar?

Agenda 14/01/2020 às 17:23

A contratação do goleiro Bruno pelo Operário Várzea-grandense está perto de um anúncio oficial. A diretoria do clube já tem acerto com o jogador. Falta apenas a liberação do Ministério Público e da justiça de Varginha-MG.

 

O goleiro Bruno Fernandes está próximo de voltar aos gramados. O  Operário Várzea-grandense, do Mato Grosso, apresentou na manhã do dia 14 de janeiro um pedido à justiça mineira para contratar o atleta.

A contratação do goleiro Bruno pelo Operário Várzea-grandense está perto de um anúncio oficial. A diretoria do clube já tem acerto com o jogador. Falta apenas a liberação do Ministério Público e da justiça de Varginha-MG, onde o jogador cumpre restante da pena em regime semiaberto pelo homicídio de Eliza Samúdio. 

 Confesso que fiquei feliz com tal proposta, uma vez que a ressocialização é um grande desafio em nossa sociedade; mas, infelizmente, muitas pessoas ainda tem aquele preconceito sobre um detento ou ex-detento onde se julga que ele não será capaz de viver em total harmonia com a coletividade. Nota-se que o objetivo aqui não é proteger pessoas criminosas; tampouco os delitos cometidos por eles. No caso especifico, o goleiro Bruno, cumpre pena em regime semiaberto domiciliar, busca uma nova oportunidade de trabalho e eu não vejo nada de errado nisso. Agora eu pergunto, por que é errado tal contratação? Ele não tem direito a ressocialização? Ele tem que ficar trancado em uma salinha e viver de luz? Ninguém tem a capacidade de mudar? É tão difícil entender que a ressocialização é necessária?Confesso que certas coisas me impressionam de uma forma absurda. Indivíduos de alto escalão matam dezenas de pessoas diariamente ao desviarem dinheiro público; inúmeras pessoas infringem a lei dirigindo embriagado e matando inocentes, dentre tantos outros crimes que não tem a mesma retumbância. Acredito que reintegrar um indivíduo a sociedade é oferecer ao infrator, condições para que ele consiga se regenerar e, desta maneira, não voltar mais a cometer o mesmo crime ou outros (digo no modo geral). Além disso, percebe-se a suma importância do trabalho nesse processo de recuperação do apenado. O artigo 28 da LEP reza: “O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva”. A falta de programas sociais de reabilitação, somado ao preconceito estigmatizador da sociedade e as condições desumanas das prisões (superlotação, alimentação inadequada, falta de higiene, etc.) é que faz do encarceramento uma escola especializadora do crime, acarretando consequências graves tanto para o próprio condenado, quanto para a sociedade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A população menciona a bíblia; menciona o pecado; menciona o crime bárbaro cometido - de certa forma - pelo goleiro bruno; contudo, não mencionam o perdão, não mencionam que na mesma bíblia onde diz "não matarás", alude também: perdoar 70 x 7.

O erro é (in) discutível; mas há de concordarmos que o goleiro bruno vem cumprindo a pena em regime semiaberto domiciliar, pagando por aquilo que ele cometeu e, como eu disse, não vejo motivos para a não contratação.

Recente uma jornalista repudiou tal contratação com seguinte argumento: “Um condenado pode e deve ser ressocializado. Deve merecer uma segunda chance. Mas penso que, depois de um crime tão perverso, voltar a ser ídolo, a estar numa posição que lhe confere status de ídolo, é bastante questionável. Penso que o feminicida deve voltar ao trabalho, mas não no futebol, não como ídolo. Defendo sua ressocialização, mas longe de qualquer torcida."

Ora, voltar a ser ídolo? Quem faz de um jogador um ídolo somos nós e não ele. Além disso, é o que ele sabe fazer - ser goleiro e, recentemente, está quase fechando um contrato com salário de R$ 6 mil, juntamente com um clube de Mato Grosso - Operário; este, vai disputar o Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil e a Série D.

Convenhamos que tal salário não chega nem perto comparando ao salário de muitos jogadores e, é um dos motivos para não avistar problemas - uma vez que ele começará do zero.

Por fim, digo que a minha indignação não é somente com o Goleiro Bruno - que busca uma oportunidade de emprego; mas também com todos os outros que buscam o mesmo.

Sobre a autora
Ramirhis Laura Xavier Alves

Advogada - OAB/MT. Atuante na seara do Direito Tributário e Direito Empresarial com foco em Reestruturação Empresarial, Recuperação judicial e Falência e Recuperação de ativos. Possui Curso de Capacitação em Administrador Judicial pelo Instituto Brasileiro da Insolvência - IBAJUD e Curso de Mediação na Recuperação Empresarial - IBAJUD. Atuou como assessora e, posteriormente, coordenadora administrativa na Secretaria de Fazenda do Município de Várzea Grande - MT, totalizando 4 (quatro) anos de serviço público. No campo social, foi Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS (2019 a 2020). Foi Membro da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio (2020-2021). Participou como examinadora de bancas de monografias da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica - PUC de Minas Gerais. Atualmente, é advogada, atuando de forma estratégica em casos de média a alta complexidade envolvendo Recuperação Judicial, unidades produtivas isoladas - UPI, fusão e incorporação de empresas, venda de ativos, incidentes de desconsideração da personalidade jurídica, dentre outros. É membro da Comissão de Recuperação Judicial e Falências; comissão de Direito Tributário; comissão de Direito Empresarial e comissão de Direito do Agronegócio da OAB-MT. Membro do grupo de pesquisa em Direito e Literatura da USP - Ribeirão Preto. Possui artigos jurídicos publicados em revistas jurídicas e periódicos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!