Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro

https://www.youtube.com/watch?v=ZuO2wYHtjvE

Agenda 04/03/2020 às 18:43

ANTAQ participa do VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro (http://portal.antaq.gov.br/index.php/2019/10/03/antaq-participa-do-viii-congresso-nacional-de-direito-maritimo-portuario-e-aduaneiro/)

Evento acontece no Superior Tribunal de Justiça (STJ)

 Povia: “A ANTAQ também está preocupada com o usuário”

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, participou, nesta quinta-feira (3), do VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, que acontece, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O evento segue até amanhã (4).

Povia ressaltou que “não está no radar o controle de preços que os terminais praticam, mas o usuário tem que saber antes qual serviço contrata e quanto é esse serviço. Isso é transparência”, afirmou o diretor-geral, durante o painel “Reflexões sobre o regime de liberdade de preços”.

Em abril, a ANTAQ publicou a Resolução Normativa Nº 31, que aprovou a norma que estabelece a obrigatoriedade de prestação de informações para a alimentação do sistema de acompanhamento de preços (módulo app) da Agência. “A ANTAQ está preocupada com o usuário, e isso mostra a maturidade da nossa regulação”, destacou Povia, reforçando que “os terminais não podem agir como uma caixa-preta, não passando essas informações para os usuários.

Povia afirmou, ainda, que a ANTAQ não toma decisão sem a Análise de Impacto Regulatório. Além disso, pontuou que a “Agência não pode arbitrariamente modificar contratos ou aplicar uma sobrerregulação”.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Durante a mesa de abertura, o diretor-geral da Agência destacou que “o Governo Federal está colocando na mesa de discussão temas importantes, como a desestatização das companhias docas e o projeto BR do Mar. Precisamos desburocratizar o setor e oferecer estruturas logísticas, aumentando nossa competitividade e reduzindo o custo Brasil”, afirmou.

Sobre o autor
Márcio Archanjo Ferreira Duarte

Advogado. Pós-graduando em Direito Público. Rio de Janeiro, RJ. Obra(s) física(s) publicada(s): "Dano Moral - Temas Atuais". Edição 2010. Editora Plenum. Caxias do Sul, RS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!