Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O INSS pode suspender ou bloquear benefícios nos próximos meses.

Agenda 15/09/2020 às 03:29

O órgão vai enviar carta aos beneficiários pedindo documentos novos ou já apresentados em época antiga e marcar consulta médica para os que tiveram o benefício por doença, incapacidade parcial ou total em sede administrativa.

Se você receber uma carta do órgão avisando que vai reanalisar a concessão do seu benefício, pedindo que dentro de 60 (sessenta) dias você faça a entrega de documentos por convocação, deverá entrar no aplicativo Meu INSS e fazer a entrega dos documentos. Caso não faça, o benefício será suspenso. E se dentro de 30 (trinta) dias depois disso você não entrar com um recurso, o INSS poderá bloquear ou cancelar seu benefício.

A notícia foi dada no próprio site do INSS, que anunciou a realização de dois programas. O Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade e o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. O primeiro vai tentar verificar se algum benefício foi concedido por alguma falha do funcionário, por isso, em alguns casos, o INSS vai pedir a apresentação de todos os documentos novamente. O segundo programa vai verificar se em todos os benefícios por incapacidade as pessoas continuaram realmente sem condições de trabalhar ou doentes a este ponto ou se fizeram exame médico para comprovar sua condição depois de determinado período.

A lei prevê que o benefício poderá ser cancelado ou bloqueado se o beneficiário não apresentar defesa no prazo estipulado ou se a defesa for considerada insuficiente ou julgada improcedente pelo INSS.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Fontes: Lei 8.212/91 e Lei 13.846/2019

Sobre o autor
Sérgio França

Advogado há 20 anos, com foco atual na área previdenciária (aposentadorias, pensões, auxílios, contagem de tempo e revisões), mas atuando também nas áreas Trabalhista, Indenizatória (danos materiais e morais), Sucessões (inventário, testamento), Imobiliária (compra e venda, compromisso, condomínio), Empresarial (assessoria) e orientações para situações jurídicas diversas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!