Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Revogada a Portaria nº 59/2007 do Denatran

A famosa Portaria n. 59. de 2007 do DENATRAN foi revogada. A legislação uniformizava a formatação do auto de infração, determinando os campos de informações mínimos que deveriam constar na peça, além de fixar os campos de preenchimento facultativos ou obrigatórios.

A antiga Portaria foi atualizada ao longo dos anos e era complementada por Resoluções do CONTRAN, como o Anexo I da Resolução n. 390/2011 que definia os blocos e campos mínimos que deveriam compor o Auto de Infração. As regulações do CONTRAN quanto ao preenchimento do auto de infração foram revogadas pela Resolução n. 926/2022, que transferiu a competência ao SENATRAN, de acordo com a delegação antiga feita em 2006 pela Resolução n. 217.

Em substituição, surge a Portaria n. 354/2022 do SENATRAN, atual denominação do DENATRAN, que passa a regular os campos mínimos e o modo de preenchimento do auto de infração, sendo complementados pelos novos Manuais Brasileiros de Fiscalização de Trânsito (MBFT), este último aprovado pela Resolução CONTRAN n. 925/2022. Tanto a Portaria, quanto os novos manuais passaram a valer a partir de 1° de abril de 2022.

Com a inovação, as novas normas reduzem as exigências a serem observadas na lavratura de auto de infração de trânsito de condutas cometidas a partir de 1° de abril de 2022, facilitando em parte o trabalho dos agentes públicos.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

LINKS ÚTEIS

Sobre os autores
LeT Multas

Consultoria especializada em direito de trânsito.

Heitor Gregório dos Santos

Advogado. Pós-graduando. Consultor Jurídico na L&T Consultoria.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!