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Metodologias híbridas de ensino jurídico e universitário

ciência - tecnologia - inovação

Agenda 09/08/2022 às 09:37

Texto sobre metodologias híbridas no ensino jurídico e universitário

Estreia deste vídeo dia 09/08/2022, às 12h47, no canal do YouTube rochapopciencia (youtube.com/c/rochapopciencia). Pode ser visto também no link https://www.youtube.com/watch?v=uqj_ThQeF5k. Mas, lembre-se, estreia às 12h47 do dia 09/08/2022.

1. iNTRODUÇÃO

A melhor forma que temos para prever o futuro é criá-lo!

PALAVRAS CHAVES: Metodologias híbridas; tecnologias digitais educacionais; tecnologias de informação e comunicação; sociedade da aprendizagem; economia do conhecimento; educação superior.

Este vídeo tem como objeto as metodologias híbridas ou "blended learning", na tradução para o português "aprendizado híbrido". Esta metodologia que nasce da fusão ou integração das metodologias de ensino presencial com as metodologias de ensino online (Educação à a Distância ou EAD e ensino remoto) e visa aproveitar os melhores efeitos dessas duas modalidades de ensino.

É importante frisar que se durante o isolamento social provocado pela COVID 19 o uso das tecnologias educacionais digitais foi intensificado, é verdadeiro também que essas tecnologias já existiam e estavam à disposição da sociedade. Claro que elas foram aprimoradas com o uso durante a pandemia.

A produção deste vídeo justifica-se pela importância de debatermos este tema, visando capacitar docentes e estudantes para utilizar essa metodologia - da melhor forma possível - já que não há como retroceder. Vivemos numa sociedade da aprendizagem e economia do conhecimento, as instituições investiram muito nessas tecnologias e seu uso será cobrado pelas agências de controle, além do que a tecnologia não é boa ou má em si mesma, tudo depende do uso que fazemos dela. Claro que existem pontos negativos do uso dessas tecnologias, mas, no vídeo, enfatizamos o que há de mais importante sobre isso.

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O objetivo do vídeo é destacar os aspectos positivos do emprego destas metodologias no ensino universitário, assim como em outras modalidades, abrindo um ponto de discussão com docentes, estudantes, gestores e a sociedade como um todo. Vale dizer que rede de conhecimento não se faz só com as convergências, mas, com as divergências também. Objetivos específicos: Princípios da ONU para uma educação do futuro: desejamos aqui também trazer o debate sobre a formação de competências e habilidades para uma educação do futuro no século XXI como: aprender a conhecer: aprender a fazer; aprender a ser; aprender a conviver.

Por fim, trazemos como objetivo promover a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento sustentável, destacando, o objetivo 04 voltado para uma educação de qualidade. Resultados esperados: Como resultado esperado, desejamos que docentes, gestores e estudantes invistam mais no conhecimento dessas metodologias, defendemos que as metodologias de ensino devem ser tão estudadas quanto as metodologias de pesquisa e extensão, focando sempre na aprendizagem do cidadão (ã).

Nosso desenvolvimento sustentável, econômico, social e cultural depende de uma avanços na educação, do empreendedorismo de vanguarda e da expansão de uma cultura de inovação.

O rochapopciencia não é só um canal no YouTube, mas, uma experiência concreta de utilização das metodologias híbridas na tarefa de promoção, popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação, como prevê o a Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nº 5.109 de 2021, que trata das tecnologias prioritária no Brasil.

A promoção, popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação está entre essas tecnologias prioritárias. Assistam ao vídeo, podem deixar SEUS COMENTÁRIOS neste vídeo que responderei todos vocês com a maior alegria possível.

"A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo", frase de Nelson Mandela (Madiba) que adotamos no nosso trabalho. Na nova sociedade da aprendizagem isso se tornar ainda mais verdadeiro, pois, só através da educação poderemos introduzir os processos de inovação em todos os segmentos da sociedade.

Sobre o autor
José Cláudio Rocha

Advogado, economista, analista e desenvolvedor de sistemas e professor pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente na graduação presencial e EAD e pós-graduação (mestrado e doutorado) é pesquisador público com base na Lei Federal 13.243/2016 e Lei Estadual 14.315/2021. É coordenado do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH/UNEB) Portaria 231/2023. É expert em Direitos Da Natureza para a Organização das Nações Unidas (ONU), Programa Harmony With Nature.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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