Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Amicus curiae Art. 138 NCPC

Agenda 07/10/2016 às 09:53

Amicus curiae Art. 138 NCPC

                            Amicus curiae, popularmente conhecida como “amigo da corte”, esta expressamente prevista no artigo 138 do NCPC-2015, pelo qual admite a requerimento do juiz, do relator, da parte, o de quem pretenda manifestar-se, a possibilidade de ingressar em processos, do qual a sua representatividade tenha interesse na causa.

                         Por exemplo: a legitima a intervenção do amicus curiae, em processos de determinados órgãos de classe, que defendem certos interesses, é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil,  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em processos que tratam de direito da concorrência, (Lei 8.884/94),  da União que pode intervir, nas causas que figurem  como autoras ou rés, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas federais ( Lei nº 9.469/1997).

                          Com  a previsão do Amicus curiae, no novo cpc, é possível ampliar e admitir qualquer órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, para intervir no processo.(Art. 138 NCPC), gerando  e garantindo a participação efetiva como terceiros, que não integram os polos ativo e passivo das demandas, em questões de interesse coletivo e de grande repercussão social.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BRASIL,Glossário Jurídico,

Disponível em:   http://www.stf.jus.br/portal/glossario/verVerbete.asp?letra=A&id=533. Acesso em 07/10/2016

BRASIL, A intervenção do amicus curiae no Novo CPC. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2015/10/23/a-intervencao-do-amicus-curiae-no-novo-cpc/ Acesso em 07/10/2016

BRASIL, O Amicus Curiae no Novo CPC – nº 04. Disponível em: http://www.prolegis.com.br/o-amicus-curiae-no-novo-cpc-no-04/ Acesso em 07/10/2016

Sobre a autora
Vanessa Gomes Oliveira

Pós Graduanda em MBA DIREITO IMOBILIÁRIO, pela FACULDADE LEGALE – FALEG, e Bacharel em Direito pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO – UNIFIEO.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!