O SGI constitui-se numa forma de gestão universalizada, que se bem implantado, promove melhorias significativas no desempenho das organizações, no que tange a quesitos como Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade, entre outros..
Todos sabem que, hoje em dia o atendimento real (NÃO FICTÍCIO) de temas como esses vem se tornando uma questão curricular de fundamental importância para que as empresas se mantenham no mercado.
O SGI torna mais eficiente à implantação de políticas, alcance de objetivos com redução de custos, a qualificação e padronização de processos, além de atenuar os impactos ambientais, e os dos provocados pelos acidentes e doenças ocupacionais.
Concomitante a tudo isso, o sistema agrega valor à imagem das empresas e aumenta o nível de confiança de seus clientes em seus produtos e serviços !
Fica evidente com um SGI bem implantado, que as empresas possuem responsabilidade organizacional e socioambiental, o que a faz diferenciada nesse mercado contemporâneo, cuja dinâmica de competitividade é muito voraz...
São inúmeros os benefícios da implantação de um SGI, e aqui serão citados alguns como:
- Economia de tempo e custos;
- Melhoria na gestão de processos;
- Maior controle dos riscos de acidentes;
- Simplificação das normas e das exigências dos sistemas de gestão;
- Alinhamento dos objetivos, processos e recursos para diferentes áreas funcionais (segurança, qualidade e ambiental);
- Redução de burocracias;
- Redução do nível de complexidade dos sistemas;
- Eliminação de redundâncias;
- Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
- Aumento de competitividade;
- Controle preventivo dos processos.
- Entre dezenas de outros benefícios...
O sistema permite celeridade na identificação de problemas, prevê as ações necessárias a serem tomadas de forma coordenada e integrada para devida resolução, e impacta positivamente no aumento da produtividade e lucratividade das empresas.
A sua implantação deveria ser algo obrigatório para todas as empresas de todos os segmentos e porte no País, mas infelizmente não é !
Por falta de eficiência na gestão, é que vemos altos índices de infortúnios laborais e ambientais por aí..
Nesse novo cenário que se instaura, onde a fiscalização será mais abrangente e assertiva com o eSocial, as empresas se interessarão mais pelo SGI por uma questão de extrema necessidade !
Pois se quiserem garantir sua permanência no mercado, estas precisarão se ajustar como um todo e não somente, em algumas áreas..
O SGI com certeza será uma ferramenta estratégica de gestão muito importante para a consolidação dos negócios a partir de agora.