Comprou um produto ou assinou um serviço e quer saber se pode desistir da compra?

05/09/2022 às 12:01
Leia nesta página:

Em tempos de isolamento social (quarentena) para evitar a propagação do vírus da Covid-19, as compras online e por televendas (telefone) se tornaram essenciais, tanto pela segurança quanto pela comodidade de não ter que ir a uma loja física para efetuar a compra dos mais diversos produtos ou serviços.

No entanto, nem sempre a imagem ilustrativa do produto (foto divulgada pelo vendedor) corresponde às necessidades ou expectativas do consumidor no momento em que efetivamente recebe o produto. Ou mesmo pela reflexão do consumidor em reavaliar a necessidade de ter feito a compra do produto ou mesmo de ter contratado um determinado serviço.

Independentemente do motivo o consumidor tem o direito de desistir da compra, no prazo de 7 dias corridos (incluindo final de semana e feriados na contagem do prazo), a partir da efetiva entrega do produto ao consumidor ou da assinatura do contrato de prestação de serviços. Esse é o direito de arrependimento que estabelece o artigo 49 e parágrafo único do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Para o consumidor fazer valer esse direito de arrependimento, o produto deverá ser entregue ao vendedor presencialmente ou por meio de envio (correios ou outra forma disponibilizada pela empresa, como motoboy) na embalagem original com todos os acessórios. Lembrando que o consumidor pode ter usado/experimentado o produto. Fato esse que não impede a desistência da compra, na condição do produto não ter sido danificado. Recebendo o consumidor de forma imediata a quantia paga pelo produto monetariamente atualizada.

Contudo, esse direito de arrependimento não se aplica a produtos adquiridos em lojas físicas. Visto que em tese, o consumidor teve a oportunidade de testar/avaliar o produto.  Dessa afirmação pode gerar a seguinte questão: E quanto a produtos oferecidos na residência do consumidor? Para esse caso também se aplica o direito de arrependimento, com prazo igual de 7 dias corridos para a desistência da compra ou avaliação do produto ou serviço.

Neste último caso (venda a domicílio), o consumidor precisa expressamente concordar em receber o produto ou serviço. Sem o qual entende-se que se trata de amostra grátis. Ou seja, o consumidor não estará obrigado a devolver o produto ou efetuar qualquer pagamento ao vendedor. É o que estabelece o art. 39, inciso III e parágrafo único do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC)

Sobre o autor
Felipe Nonato da Silva

Advogado atuante nas áreas: Cível / Família / Consumidor. E-mail para contato: [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos