CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA DO CHILE
Nós, o povo do Chile, formado por várias nações, outorgamos livremente esta Constituição, pactuada em um processo participativo, igualitário e democrático.
CAPÍTULO I
PRINCÍPIOS E DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 1
O Chile é um estado social e democrático de direito. É multinacional, intercultural, regional e ecológico.
Constitui-se como uma república solidária. Sua democracia é inclusiva e igualitária. Reconhece a dignidade, a liberdade, a igualdade substantiva dos seres humanos e sua relação indissolúvel com a natureza como valores intrínsecos e inalienáveis.
A proteção e garantia dos direitos humanos individuais e coletivos são a base do Estado e orientam toda a sua atividade. É dever do Estado gerar as condições necessárias e fornecer os bens e serviços para assegurar o gozo igual dos direitos e a integração das pessoas na vida política, econômica, social e cultural para seu pleno desenvolvimento.
Artigo 2
A soberania reside no povo do Chile, composto por várias nações. É exercido democraticamente, de forma direta e representativa, reconhecendo os direitos humanos como limite como atributo que deriva da dignidade humana.
A nenhum indivíduo ou setor do povo pode ser atribuído o seu exercício.
Artigo 3
O Chile, em sua diversidade geográfica, natural, histórica e cultural, forma um território único e indivisível.
Artigo 4
As pessoas nascem e permanecem livres, interdependentes e iguais em dignidade e direitos.
Artigo 5
O Chile reconhece a coexistência de diversos povos e nações no marco da unidade do Estado.
Povos e nações indígenas pré-existentes são os Mapuche, Aymara, Rapanui, Lickanantay, Quechua, Colla, Diaguita, Chango, Kawésqar, Yagán, Selk'nam e outros que possam ser reconhecidos na forma estabelecida por lei.
É dever do Estado respeitar, promover, proteger e garantir o exercício da autodeterminação, cujos direitos coletivos e individuais
são titulares e sua participação efetiva no exercício e distribuição do poder, incorporando sua representação política nos órgãos eleitos pelo povo nos níveis comunal, regional e nacional, bem como na estrutura do Estado, seus órgãos e instituições.
Artigo 6
O Estado promove uma sociedade onde mulheres, homens, diversidades e dissidentes sexuais e de gênero participem em condições de igualdade substantiva, reconhecendo que sua representação efetiva é princípio e condição mínima para o exercício pleno e substantivo da democracia e da cidadania.
Todos os órgãos colegiados do Estado, os trabalhadores independentes constitucionais, os superiores e dirigentes da Administração, bem como os directórios de empresas públicas e semi-públicas, devem ter uma composição conjunta que assegure que, pelo menos, cinquenta por cento dos seus membros são mulheres.
O Estado promoverá a integração igualitária em suas demais instituições e em todos os espaços públicos e privados e adotará medidas para a representação de pessoas de diversos gêneros por meio dos mecanismos estabelecidos por lei.
Os poderes e órgãos do Estado devem adoptar as medidas necessárias para adaptar e promover a legislação, as instituições, os quadros regulamentares e a prestação de serviços, de forma a alcançar a igualdade e a paridade de género. Devem incorporar a abordagem de gênero de forma transversal em seu desenho institucional, política fiscal e orçamentária e no exercício de suas funções.
Artigo 7
O Chile é constituído por entidades territoriais autônomas e territórios especiais, dentro de um quadro de equidade e solidariedade, preservando a unidade e a integridade do Estado. O Estado promoverá a cooperação, a integração harmoniosa e o desenvolvimento adequado e justo entre os diversos entes territoriais.
Artigo 8
Indivíduos e povos são interdependentes com a natureza e formam com ela um todo inseparável. O Estado reconhece e promove o bem viver como uma relação de equilíbrio harmonioso entre as pessoas, a natureza e a organização da sociedade.
Artigo 9
O Estado é laico. No Chile, a liberdade religiosa e as crenças espirituais são respeitadas e garantidas. Nenhuma religião ou crença é oficial, sem prejuízo do seu reconhecimento e livre exercício, que não tem outra limitação além das disposições desta Constituição e da lei.
Artigo 10
O Estado reconhece e protege as famílias em suas diversas formas, expressões e modos de vida, sem restringi-las aos vínculos exclusivamente filiativos ou consanguíneos, e lhes garante uma vida digna.
Artigo 11
O Estado reconhece e promove o diálogo intercultural, horizontal e transversal entre as diversas visões de mundo dos povos e nações que convivem no país, com dignidade e respeito recíproco. O exercício das funções públicas deve garantir mecanismos institucionais e a promoção de políticas públicas que favoreçam o reconhecimento e a compreensão da diversidade étnica e cultural, superando as assimetrias existentes no acesso, distribuição e exercício do poder, bem como em todas as áreas da vida em sociedade. .
Artigo 12
O Estado é multilingue. Sua língua oficial é o espanhol. As línguas indígenas são oficiais em seus territórios e em áreas de alta densidade populacional de cada povo e nação indígena. O Estado promove seu conhecimento, revitalização, valorização e respeito.
A língua de sinais chilena é reconhecida como língua natural e oficial dos surdos, assim como seus direitos linguísticos em todas as áreas da vida social.
Artigo 13
Os emblemas nacionais do Chile são a bandeira, o brasão e o hino nacional.
O Estado reconhece os símbolos e emblemas dos povos e nações indígenas.
Artigo 14
As relações internacionais do Chile, como expressão de sua soberania, baseiam-se no respeito ao direito internacional e aos princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção em assuntos de competência interna dos Estados, multilateralismo, solidariedade, cooperação, autonomia política e igualdade jurídica entre os Estados.
Da mesma forma, compromete-se a promover e respeitar a democracia, o reconhecimento e a proteção dos direitos humanos, a inclusão, a igualdade de gênero, a justiça social, o respeito à natureza, a paz, a convivência e a resolução pacífica de conflitos e com o reconhecimento, respeito e promoção dos direitos de povos e nações indígenas e tribais de acordo com o direito internacional dos direitos humanos.
O Chile declara a América Latina e o Caribe como zona prioritária em suas relações internacionais. Está empenhado em manter a região como uma zona de paz e livre de violência; promove a integração regional, política, social, cultural, econômica e produtiva entre os Estados e facilita o contato e a cooperação transfronteiriça entre os povos indígenas.
Artigo 15
Os direitos e obrigações estabelecidos nos tratados internacionais de direitos humanos ratificados e vigentes no Chile, os princípios gerais do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional consuetudinário sobre a mesma matéria fazem parte integrante desta Constituição e gozam de status constitucional.
O Estado deve prevenir, investigar, punir e reparar de forma abrangente as violações dos direitos humanos.
Artigo 16
O Estado é fundado no princípio da supremacia constitucional e no respeito aos direitos humanos. Os preceitos desta Constituição vinculam toda pessoa, grupo, autoridade ou instituição.
Os órgãos do Estado e seus titulares e membros agem após investidura regular e submetem suas ações à Constituição e aos regulamentos por ela emitidos, dentro dos limites e poderes por eles estabelecidos.
Nenhuma magistratura, pessoa ou grupo de pessoas, civis ou militares, pode atribuir-se outra autoridade, competência ou direitos que não os expressamente conferidos por força da Constituição e das leis, nem mesmo a pretexto de circunstâncias extraordinárias.
Qualquer ato em violação deste artigo é nulo e originará as responsabilidades e sanções que a lei indica. A ação de nulidade será exercida nos termos e condições estabelecidos por esta Constituição e pela lei.
CAPÍTULO II
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Artigo 17
Os direitos fundamentais são inerentes à pessoa humana, universais, inalienáveis, indivisíveis e interdependentes.
O pleno exercício desses direitos é essencial para a vida digna dos indivíduos e dos povos, a democracia, a paz e o equilíbrio da natureza.
Artigo 18
As pessoas singulares são titulares de direitos fundamentais. Os direitos podem ser exercidos e exigidos individual ou coletivamente.
Os povos e nações indígenas são titulares de direitos fundamentais coletivos.
A natureza é titular dos direitos reconhecidos nesta Constituição que lhe são aplicáveis.
Artigo 19
O Estado deve respeitar, promover, proteger e garantir o pleno exercício e satisfação dos direitos fundamentais, sem discriminação, bem como adotar as medidas necessárias para eliminar todos os obstáculos que impeçam sua realização.
Para sua proteção, as pessoas gozam de garantias efetivas, oportunas, pertinentes e universais.
Toda pessoa, instituição, associação ou grupo deve respeitar os direitos fundamentais, de acordo com a Constituição e a lei.
Artigo 20
O Estado deve adotar todas as medidas necessárias para alcançar progressivamente a plena satisfação dos direitos fundamentais. Nenhum deles pode ter um caráter regressivo que injustificadamente diminua, prejudique ou impeça seu exercício.
O financiamento dos benefícios estatais vinculados ao exercício dos direitos fundamentais tenderá para a progressividade.
Artigo 21
Toda pessoa tem direito à vida e à integridade pessoal. Isso inclui a integridade física, psicossocial, sexual e afetiva.
Nenhuma pessoa pode ser condenada à morte ou executada, submetida a tortura, tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Artigo 22
Nenhuma pessoa será submetida a desaparecimento forçado. Toda vítima tem o direito de ser revistada e o Estado terá todos os meios necessários para fazê-lo.
Artigo 23
Nenhuma pessoa que resida no Chile e cumpra os requisitos estabelecidos nesta Constituição e nas leis poderá ser banida, exilada, rebaixada ou submetida a deslocamento forçado.
Artigo 24
As vítimas e a comunidade têm o direito de esclarecer e conhecer a verdade sobre graves violações de direitos humanos, especialmente quando constituem crimes contra a humanidade, crimes de guerra, genocídio ou desapropriação territorial.
Desaparecimento forçado, tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão são imprescritíveis e inelegíveis para anistia.
O Estado é obrigado a prevenir, investigar, punir e prevenir a impunidade. Tais crimes devem ser investigados de ofício, com a devida diligência, seriedade, celeridade, independência e imparcialidade. A apuração desses fatos não estará sujeita a nenhum impedimento.
As vítimas de violações de direitos humanos têm direito à reparação integral.
O Estado garante o direito à memória e sua relação com as garantias de não repetição e os direitos à verdade, justiça e reparação integral. É dever do Estado preservar a memória e garantir o acesso aos arquivos e documentos, em seus diversos suportes e conteúdos. Os sítios de memória e memoriais estão sujeitos a proteção especial e sua preservação e sustentabilidade são asseguradas.
Artigo 25
Todos têm direito à igualdade, que inclui igualdade substantiva, igualdade perante a lei e não discriminação. É dever do Estado garantir a igualdade de tratamento e oportunidades. No Chile não existe pessoa ou grupo privilegiado. Todas as formas de escravidão são proibidas.
O Estado garante a todas as pessoas a igualdade substantiva, como garantia do reconhecimento, gozo e exercício dos direitos fundamentais, com pleno respeito à diversidade, inclusão e integração social.
O Estado garante a igualdade de gênero para mulheres, meninas, diversidades e dissidências sexuais e de gênero, tanto na esfera pública quanto na privada.
Todas as formas de discriminação são proibidas, especialmente quando baseadas em um ou mais motivos, como nacionalidade ou apatridia, idade, sexo, características sexuais, orientação sexual ou afetiva, identidade e expressão de gênero, diversidade corporal, religião ou crença, raça, pertencimento a um povo e nação indígena ou tribal, opiniões políticas ou outras, classe social, ruralidade, situação migratória ou refugiada, deficiência, condição de saúde mental ou física, estado civil, filiação ou condição social, e qualquer outra que tenha por objeto ou resultado anular ou prejudicar a dignidade humana, o gozo e o exercício dos direitos.
O Estado adotará todas as medidas necessárias, inclusive ajustes razoáveis, para corrigir e superar a desvantagem ou a subjugação de uma pessoa ou grupo. A lei determinará as medidas de prevenção, proibição, sanção e reparação de todas as formas de discriminação, nas esferas pública e privada, bem como os mecanismos de garantia da igualdade substantiva. O Estado deve considerar especialmente os casos em que convergem mais de uma categoria, condição ou razão, em relação a uma pessoa.
Artigo 26
As crianças e adolescentes são titulares dos direitos estabelecidos nesta Constituição e nos tratados internacionais de direitos humanos ratificados e vigentes no Chile.
O Estado tem o dever prioritário de promover, respeitar e garantir os direitos da criança e do adolescente, resguardando seu interesse superior, sua autonomia progressiva, seu desenvolvimento integral e seu direito de ser ouvido e de participar e influenciar em todos os assuntos que os afetem. no grau que corresponda ao seu nível de desenvolvimento na vida familiar, comunitária e social.
As crianças e adolescentes têm o direito de viver em condições familiares e ambientais que permitam o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade. O Estado deve assegurar que eles não sejam separados de suas famílias, exceto como medida temporária e último recurso para salvaguardar seus melhores interesses, caso em que o acolhimento familiar terá prioridade sobre o acolhimento residencial, devendo adotar as medidas necessárias para garantir seu bem-estar e salvaguardar o exercício dos seus direitos.
Da mesma forma, eles têm direito à proteção contra todas as formas de violência, maus-tratos, abusos, exploração, assédio e negligência. A erradicação de
A violência contra a criança é da maior prioridade para o Estado e para isso desenhará estratégias e ações para enfrentar situações que impliquem um comprometimento de sua integridade pessoal, seja a violência proveniente das famílias, do Estado ou de terceiros.
A lei estabelecerá um sistema de proteção integral de garantias dos direitos de meninas, meninos e adolescentes, por meio do qual estabelecerá responsabilidades específicas dos poderes e órgãos do Estado, seu dever de trabalho intersetorial e coordenado para garantir a prevenção da violência contra eles e a efetiva promoção e proteção de seus direitos. O Estado assegurará por meio deste sistema que, em caso de ameaça ou violação de direitos, existam mecanismos para sua restituição, punição e reparação.
Artigo 27
Todas as mulheres, meninas, adolescentes e pessoas de diversidade e dissidência sexual e de gênero têm direito a uma vida livre da violência de gênero em todas as suas manifestações, tanto na esfera pública quanto na privada, seja de indivíduos, instituições ou agentes de o Estado.
O Estado deve adotar as medidas necessárias para erradicar todos os tipos de violência de gênero e os padrões socioculturais que a tornam possível, atuando com a devida diligência para preveni-la, investigá-la e puni-la, bem como prestar atenção, proteção e reparação integral às vítimas , principalmente considerando as situações de vulnerabilidade em que podem se encontrar.
Artigo 28
As pessoas com deficiência são titulares dos direitos estabelecidos nesta Constituição e nos tratados internacionais de direitos humanos ratificados e vigentes no Chile.
Todas as pessoas com deficiência têm o direito de gozar e exercer sua capacidade jurídica, com apoio e garantias, conforme o caso; à acessibilidade universal; à inclusão social; à inserção laboral e à participação política, econômica, social e cultural.
A lei estabelecerá um sistema nacional por meio do qual políticas e programas serão desenvolvidos, coordenados e executados para atender às suas necessidades de trabalho, educação, habitação, saúde e assistência. A lei garantirá que a elaboração, execução e supervisão das referidas políticas e programas tenham a participação ativa e vinculante das pessoas com deficiência e das organizações que as representam.
A lei determinará os meios necessários para identificar e remover barreiras físicas, sociais, culturais, atitudinais, de comunicação e outras para facilitar o exercício de seus direitos pelas pessoas com deficiência.
O Estado garante os direitos linguísticos e as identidades culturais das pessoas com deficiência, que incluem o direito de se expressar e se comunicar por meio de seus idiomas e o acesso a mecanismos, meios e formas alternativas de comunicação. Da mesma forma, garante a autonomia linguística dos surdos em todas as áreas da vida.
Artigo 29
El Estado reconoce la neurodiversidad y garantiza a las personas neurodivergentes su derecho a una vida autónoma, a desarrollar libremente su personalidad e identidad, a ejercer su capacidad jurídica y los derechos reconocidos en esta Constitución y los tratados e instrumentos internacionales de derechos humanos ratificados y vigentes no Chile.
Artigo 30
Qualquer pessoa sujeita a qualquer forma de privação de liberdade não pode sofrer limitações de outros direitos que não os estritamente necessários à execução da pena.
O Estado deve assegurar um tratamento digno com pleno respeito aos seus direitos humanos e aos de seus visitantes.
As mulheres grávidas e as pessoas têm direito, antes, durante e após o parto, ao acesso aos serviços de saúde de que necessitem, à amamentação e ao vínculo direto e permanente com a filha ou filho, tendo em conta os melhores interesses das raparigas, crianças e adolescentes.
Nenhuma pessoa privada de liberdade pode ser submetida a tortura ou outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, ou trabalho forçado. Da mesma forma, eles não podem ser submetidos a isolamento ou detenção incomunicável como sanção disciplinar.
Artigo 31
As pessoas privadas de liberdade têm o direito de apresentar petições à autoridade penitenciária e ao tribunal de execução de penas para a proteção de seus direitos e receber uma resposta oportuna.
Da mesma forma, eles têm o direito de manter comunicação e contato pessoal, direto e periódico com suas redes de apoio e sempre com os responsáveis por sua assessoria jurídica.
Artigo 32
Toda pessoa privada de liberdade tem direito à inserção e integração social. É dever do Estado garantir um sistema penitenciário orientado para esse fim.
O Estado criará organizações que, com pessoal civil e técnico, garantam a inserção e integração das pessoas privadas de liberdade prisionais e pós-penitenciárias. A segurança e administração desses locais serão regulamentadas por lei.
Artigo 33
Os idosos são titulares dos direitos estabelecidos nesta Constituição e nos tratados internacionais de direitos humanos ratificados e vigentes no Chile.
Da mesma forma, têm direito a envelhecer com dignidade; obter benefícios previdenciários suficientes para uma vida digna; acessibilidade ao meio físico, social, econômico, cultural e digital; à participação política e social; a uma vida livre de maus-tratos por motivos de idade; à autonomia e independência e ao pleno exercício da sua capacidade jurídica com os correspondentes apoios e garantias.
Artigo 34
Os povos e nações indígenas e seus membros, em virtude de sua autodeterminação, têm direito ao pleno exercício de seus direitos coletivos e individuais. Em particular, têm direito à autonomia; ao autogoverno; à sua própria cultura; à identidade e visão de mundo; ao patrimônio; para a língua; ao reconhecimento e proteção de suas terras, territórios e recursos, em sua dimensão material e imaterial e ao vínculo especial que mantêm com eles; à cooperação e integração; ao reconhecimento de instituições, jurisdições e autoridades próprias ou tradicionais; e participar plenamente, se assim o desejarem, da vida política, econômica, social e cultural do Estado.
Artigo 35
Todos têm o direito à educação. A educação é um dever primordial e inadiável do Estado.
A educação é um processo de formação e aprendizagem permanente ao longo da vida, essencial para o exercício de outros direitos e para a atividade científica, tecnológica, económica e cultural do país.
Seus objetivos são a construção do bem comum, a justiça social, o respeito aos direitos humanos e à natureza, a consciência ecológica, a convivência democrática entre os povos, a prevenção da violência e
discriminação, bem como a aquisição de conhecimento, pensamento crítico, capacidade criativa e o desenvolvimento integral das pessoas, considerando suas dimensões cognitiva, física, social e emocional.
A educação é regida pelos princípios de cooperação, não discriminação, inclusão, justiça, participação, solidariedade, interculturalidade, abordagem de gênero, pluralismo e demais princípios consagrados nesta Constituição. Tem caráter não sexista e é desenvolvido de forma contextualizada, considerando a relevância territorial, cultural e linguística.
A educação é orientada para a qualidade, entendida como o cumprimento de seus objetivos e princípios.
A lei estabelecerá a forma como esses propósitos e princípios devem ser materializados, em condições de equidade, nas instituições de ensino e nos processos de ensino.
A educação é universalmente acessível em todos os níveis e obrigatória desde o nível básico até o ensino médio, inclusive.
Artigo 36
O Sistema Nacional de Educação é constituído por estabelecimentos e instituições de ensino infantil, básico, secundário e superior, criados ou reconhecidos pelo Estado. Articula-se sob o princípio da colaboração e tem como centro a experiência de aprendizagem dos alunos.
O Estado desempenha tarefas de coordenação, regulação, aperfeiçoamento e supervisão do Sistema. A lei determinará os requisitos para o reconhecimento oficial desses estabelecimentos e instituições.
Os estabelecimentos e instituições que o integram estão sujeitos ao regime comum estabelecido por lei, são de natureza democrática, não podem discriminar no seu acesso, regem-se pelos fins e princípios deste direito e são proibidas todas as formas de lucro.
O Sistema Nacional de Educação promove a diversidade de saberes artísticos, ecológicos, culturais e filosóficos que convivem no país.
A Constituição reconhece a autonomia dos povos e nações indígenas para desenvolver seus próprios estabelecimentos e instituições de acordo com seus costumes e cultura, respeitando os propósitos e princípios da educação, e no âmbito do Sistema Nacional de Educação estabelecido por lei.
O Estado proporcionará oportunidades e apoio adicionais às pessoas com deficiência e em risco de exclusão.
A educação pública constitui o eixo estratégico do Sistema Nacional de Educação; sua expansão e fortalecimento é um dever primordial do
Estado, para o qual articulará, administrará e financiará um Sistema Público de Educação de caráter laico e gratuito, composto por estabelecimentos e instituições estatais de todos os níveis e modalidades de ensino.
O Estado deve financiar este Sistema de forma permanente, direta, pertinente e suficiente por meio de contribuições de base, a fim de cumprir plena e equitativamente os propósitos e princípios da educação.
Artigo 37
O Sistema de Ensino Superior será constituído por universidades, institutos profissionais, centros de formação técnica, academias criadas ou reconhecidas pelo Estado e escolas de formação de polícias e das Forças Armadas. Essas instituições considerarão as necessidades comunitárias, regionais e nacionais. Todas as formas de lucro são proibidas.
As instituições de ensino superior têm a missão de ensinar, produzir e socializar conhecimento. A Constituição protege a liberdade acadêmica, a pesquisa e a livre discussão das ideias dos acadêmicos das universidades criadas ou reconhecidas pelo Estado.
As instituições estaduais de ensino superior fazem parte do Sistema Público de Educação e seu financiamento estará sujeito ao disposto nesta Constituição, devendo garantir o pleno cumprimento de suas funções de ensino, pesquisa e colaboração com a sociedade.
Em cada região haverá pelo menos uma universidade estadual e uma instituição estadual de formação técnica profissional de nível superior. Estas irão relacionar-se de forma coordenada e preferencial com entidades territoriais e serviços públicos com presença regional, de acordo com as necessidades locais.
O Estado assegurará o acesso ao ensino superior a todas as pessoas que preencham os requisitos estabelecidos na lei. O ingresso, permanência e promoção dos que estudam no ensino superior reger-se-ão pelos princípios da equidade e da inclusão, com particular atenção aos grupos historicamente excluídos e de proteção especial, vedando qualquer tipo de discriminação.
Os estudos superiores conducentes a graus e graus académicos iniciais serão gratuitos nas instituições públicas e nas privadas determinadas por lei.
Artigo 38
É dever do Estado promover o direito à educação permanente por meio de múltiplas oportunidades de formação, dentro e fora do Sistema Nacional.
de Educação, promovendo diversos espaços de desenvolvimento e aprendizagem integral para todas as pessoas.
Artigo 39
O Estado garante uma educação ambiental que fortaleça a preservação, conservação e cuidados necessários com o meio ambiente e a natureza, e que permita a formação da consciência ecológica.
Artigo 40
Toda pessoa tem o direito de receber uma educação sexual integral que promova o gozo pleno e gratuito da sexualidade; responsabilidade sexual-afetiva; autonomia, autocuidado e consentimento; reconhecimento de diversas identidades e expressões de gênero e sexualidade; erradicar os estereótipos de gênero e prevenir a violência de gênero e sexual.
Artigo 41
A liberdade de educação é garantida e é dever do Estado respeitá-la.
Isso inclui a liberdade de mães, pais, procuradores, procuradores e responsáveis legais escolherem o tipo de educação para seus dependentes, respeitando o melhor interesse e a progressiva autonomia da criança e do adolescente.
Os professores e educadores são titulares de liberdade académica no exercício das suas funções, no quadro das finalidades e princípios da educação.
Artigo 42
Aqueles que compõem as comunidades educativas têm o direito de participar nas definições do projeto educativo e nas decisões de cada estabelecimento, bem como na concepção, implementação e avaliação da política educativa local e nacional. A lei especificará as condições, órgãos e procedimentos que asseguram a sua participação vinculativa.
Artigo 43
A Constituição reconhece o papel fundamental dos professores, valoriza e incentiva a contribuição de educadores, educadores, auxiliares de ensino e educadores tradicionais. No seu conjunto, são agentes fundamentais para a garantia do direito à educação.
O Estado garante o desenvolvimento do trabalho pedagógico e educativo de quem trabalha em estabelecimentos e instituições que recebem fundos públicos. A referida garantia inclui a formação inicial e contínua, o seu exercício
pesquisa reflexiva e colaborativa e pedagógica, em coerência com os princípios e propósitos da educação. Da mesma forma, protege a estabilidade no exercício de suas funções, garantindo ótimas condições de trabalho e salvaguardando sua autonomia profissional.
Os trabalhadores do ensino pré-escolar, básico e secundário que trabalhem em estabelecimentos que recebam recursos do Estado gozarão dos mesmos direitos previstos na lei.
Artigo 44
Toda pessoa tem direito à saúde e ao bem-estar abrangentes, incluindo suas dimensões física e mental.
Os povos e nações indígenas têm direito a seus próprios medicamentos tradicionais, a manter suas práticas de saúde e conservar os componentes naturais que as sustentam.
O Estado deve fornecer as condições necessárias para alcançar o mais alto nível de saúde possível, considerando em todas as suas decisões o impacto dos determinantes sociais e ambientais na saúde da população.
O Estado é responsável exclusivamente pela função de administração do sistema de saúde, incluindo a regulação, fiscalização e controle das instituições públicas e privadas.
O Sistema Nacional de Saúde é universal, público e integrado. Rege-se pelos princípios de equidade, solidariedade, interculturalidade, relevância territorial, desconcentração, eficiência, qualidade, oportunidade, abordagem de género, progressividade e não discriminação.
Da mesma forma, reconhece, protege e integra as práticas e conhecimentos dos povos e nações indígenas, bem como daqueles que os transmitem, de acordo com esta Constituição e a lei.
O Sistema Nacional de Saúde pode ser constituído por prestadores públicos e privados. A lei determinará os requisitos e procedimentos para a adesão de prestadores privados a este Sistema.
É dever do Estado assegurar o fortalecimento e desenvolvimento das instituições públicas de saúde.
O Sistema Nacional de Saúde é financiado pela renda geral do país. Adicionalmente, a lei pode estabelecer contribuições obrigatórias para empregadores, trabalhadores e trabalhadoras com o único propósito de contribuir solidariamente para o financiamento deste sistema. A lei determinará o órgão público responsável pela administração de todos os recursos desse sistema.
O Sistema Nacional de Saúde incorpora ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, empoderamento, reabilitação e inclusão. A atenção primária constitui a base desse sistema e promove-se a participação das comunidades nas políticas de saúde e as condições para seu efetivo exercício.
O Estado gerará políticas e programas de saúde mental voltados à atenção e prevenção com enfoque comunitário e aumentará progressivamente seu financiamento.
Artigo 45
Toda pessoa tem direito à seguridade social, fundamentada nos princípios de universalidade, solidariedade, integralidade, unidade, igualdade, suficiência, participação, sustentabilidade e oportunidade.
A lei estabelecerá um sistema público de segurança social que concede proteção em caso de doença, velhice, invalidez, sobrevivência, maternidade e paternidade, desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais, e em outras contingências sociais de falta ou redução de meios de subsistência. meios de subsistência ou capacidade de trabalho. Em particular, garantirá a cobertura de benefícios para aqueles que realizam trabalhos domésticos e de cuidado.
O Estado define a política de segurança social. Esta será financiada pelos trabalhadores, empregadores masculinos e femininos, através de contribuições obrigatórias e rendimentos gerais da nação. Os recursos com os quais a previdência social é financiada não podem ser utilizados para outros fins que não o pagamento dos benefícios estabelecidos pelo sistema.
Os sindicatos e as organizações patronais têm o direito de participar na gestão do sistema de segurança social, nas formas estabelecidas por lei.
Artigo 46
Toda pessoa tem o direito de trabalhar e sua livre escolha. O Estado garante o trabalho decente e sua proteção. Isso inclui o direito a condições justas de trabalho, à saúde e segurança no trabalho, ao descanso, ao gozo do tempo livre, à desconexão digital, à garantia de indenização e ao pleno respeito aos direitos fundamentais no contexto do trabalho.
Os trabalhadores têm direito a uma remuneração equitativa, justa e suficiente que garanta a sua subsistência e a das suas famílias. Além disso, têm direito a igual remuneração por trabalho de igual valor.
Qualquer discriminação de emprego, demissão arbitrária e qualquer distinção que não seja baseada em habilidades de trabalho ou adequação pessoal é proibida.
O Estado irá gerar políticas públicas que permitam conciliar trabalho, vida familiar e comunitária e trabalho de cuidado.
O Estado garante o respeito aos direitos reprodutivos dos trabalhadores, eliminando os riscos que afetam a saúde reprodutiva e salvaguardando os direitos de maternidade e paternidade.
Na esfera rural e agrícola, o Estado garante condições justas e dignas no trabalho sazonal, resguardando o exercício dos direitos trabalhistas e previdenciários.
A função social do trabalho é reconhecida. Um órgão autônomo deve supervisionar e garantir a proteção efetiva dos trabalhadores e das organizações sindicais.
Todas as formas de insegurança no trabalho são proibidas, assim como o trabalho forçado, humilhante ou denegridor.
Artigo 47
Os trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, têm direito à liberdade de associação. Isso inclui o direito à sindicalização, à negociação coletiva e à greve.
As organizações sindicais são as titulares exclusivas do direito à negociação coletiva, sendo os únicos representantes dos trabalhadores perante o empregador ou empregadores.
O direito de sindicalização inclui o poder de estabelecer organizações sindicais que julguem convenientes, em qualquer nível, nacional e internacionalmente, para se associar e desfiliar delas, estabelecer seus próprios regulamentos, traçar seus próprios objetivos e exercer sua atividade sem intervenção de terceiros.
As organizações sindicais gozam de personalidade jurídica pelo simples fato de registrarem seus estatutos na forma prevista em lei.
O direito à negociação coletiva é garantido. Cabe aos trabalhadores escolher o nível em que se dará a referida negociação, incluindo negociação setorial, setorial e territorial. As únicas limitações às matérias passíveis de negociação serão as relativas aos mínimos inalienáveis estabelecidos por lei a favor dos trabalhadores e trabalhadoras.
A Constituição garante o direito à greve para trabalhadores e organizações sindicais. As organizações sindicais decidirão o alcance
de interesses que serão defendidos por meio dele, que não pode ser limitado por lei.
A lei não pode proibir a greve. Só excepcionalmente pode limitá-lo para atender a serviços essenciais cuja paralisação possa afetar a vida, a saúde ou a segurança da população.
Os membros da polícia e das Forças Armadas não podem sindicalizar-se nem exercer o direito de greve.
Artigo 48
Os trabalhadores e os trabalhadores, por meio de suas organizações sindicais, têm o direito de participar das decisões da empresa. A lei regulará os mecanismos pelos quais esse direito será exercido.
Artigo 49
O Estado reconhece que o trabalho doméstico e de cuidado são empregos socialmente necessários e indispensáveis para a sustentabilidade da vida e o desenvolvimento da sociedade. Constituem uma atividade econômica que contribui para as contas nacionais e deve ser considerada na formulação e execução de políticas públicas.
O Estado promove a corresponsabilidade social e de gênero e implementará mecanismos de redistribuição do trabalho doméstico e de cuidado, garantindo que não representem desvantagem para quem o exerce.
Artigo 50
Todos têm o direito de cuidar. Isso inclui o direito de cuidar, ser cuidado e cuidar de si mesmo desde o nascimento até a morte. O Estado compromete-se a fornecer os meios para garantir que os cuidados sejam dignos e realizados em condições de igualdade e corresponsabilidade.
O Estado garante esse direito por meio de um Sistema de Atenção Integral, normas e políticas públicas que promovam a autonomia pessoal e incorporem direitos humanos, gênero e abordagens interseccionais. O Sistema tem caráter estatal, paritário, solidário e universal, com relevância cultural. Seu financiamento será progressivo, suficiente e permanente.
Este Sistema dará especial atenção a bebés, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de dependência e pessoas com doenças graves ou terminais. Da mesma forma, garantirá a proteção dos direitos de quem realiza o trabalho de cuidado.
Artigo 51
Toda pessoa tem direito a uma moradia digna e adequada, que permita o livre desenvolvimento da vida pessoal, familiar e comunitária.
O Estado tomará as medidas necessárias para assegurar seu usufruto universal e oportuno, contemplando, no mínimo, a habitabilidade, o espaço e os equipamentos suficientes, domésticos e comunitários, para a produção e reprodução da vida, a disponibilidade de serviços, a acessibilidade, a acessibilidade, localização, segurança da posse e adequação cultural da habitação, de acordo com a lei.
O Estado pode participar na concepção, construção, reabilitação, conservação e inovação da habitação. No desenho das políticas habitacionais, considerará particularmente as pessoas de baixa renda econômica ou pertencentes a grupos de proteção especial.
O Estado garante a criação de abrigos em casos de violência de gênero e outras formas de violação de direitos, conforme determina a lei.
O Estado garante a disponibilidade da terra necessária para a provisão de habitação digna e adequada. Administra um Sistema Integrado de Terras Públicas com poderes de priorização de uso, gestão e alienação de terras públicas para fins de interesse social e aquisição de terras privadas, nos termos da lei. Da mesma forma, estabelecerá mecanismos para impedir a especulação imobiliária e de habitação que prejudique o interesse público, de acordo com a lei.
Artigo 52
O direito à cidade e ao território é um direito coletivo que visa o bem comum e se baseia no pleno exercício dos direitos humanos no território, na sua gestão democrática e na função social e ecológica da propriedade.
Em virtude disso, toda pessoa tem o direito de habitar, produzir, desfrutar e participar de cidades e assentamentos humanos livres de violência e em condições adequadas para uma vida digna.
É dever do Estado ordenar, planejar e administrar os territórios, cidades e assentamentos humanos; bem como estabelecer regras de uso e transformação do solo, de acordo com o interesse geral, a equidade territorial, a sustentabilidade e a acessibilidade universal.
O Estado garante proteção e acesso equitativo a serviços básicos, bens e espaços públicos; mobilidade segura e sustentável; conectividade e segurança rodoviária. Da mesma forma, promove a integração socioespacial e participa da mais-valia gerada por sua ação urbanística ou regulatória.
O Estado garante a participação da comunidade nos processos de planejamento territorial e políticas habitacionais. Também promove e apoia a gestão do habitat comunitário.
Artigo 53
Direito de viver em ambientes seguros e livres de violência. É dever do Estado proteger equitativamente o exercício desse direito para todas as pessoas, por meio de uma política de prevenção da violência e do crime que considere especialmente as condições materiais, ambientais e sociais e o fortalecimento comunitário dos territórios.
As ações de prevenção, repressão e punição dos crimes, bem como a reinserção social dos condenados, serão realizadas pelos órgãos públicos indicados por esta Constituição e pela lei, de forma coordenada e com irrestrito respeito aos direitos humanos.
Artigo 54
É dever do Estado garantir a soberania e a segurança alimentar. Para isso, promoverá a produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação saudável e adequada, comércio justo e sistemas alimentares ecologicamente responsáveis.
O Estado promove a produção agrícola ecologicamente sustentável.
Reconhece, promove e apoia a agricultura camponesa e indígena, a colheita e a pesca artesanal, como atividades fundamentais para a produção de alimentos.
Da mesma forma, promove o patrimônio culinário e gastronômico do país.
Artigo 55
O Estado garante o direito dos camponeses, camponeses e povos e nações indígenas ao livre uso e troca de sementes tradicionais.
Artigo 56
Todos têm direito a uma alimentação adequada, saudável, suficiente, nutricionalmente completa e culturalmente relevante. Este direito inclui a garantia de alimentação especial para quem dela necessitar por motivos de saúde.
O Estado garante de forma contínua e permanente a disponibilidade e o acesso a alimentos que satisfaçam esse direito, especialmente em áreas geograficamente isoladas.
Artigo 57
Todos têm o direito humano a água e saneamento suficientes, saudáveis, aceitáveis, acessíveis e acessíveis. É dever do Estado garanti-lo para as gerações atuais e futuras.
O Estado zela pela satisfação desse direito atendendo às necessidades das pessoas em seus diferentes contextos.
Artigo 58
A Constituição reconhece o uso tradicional das águas localizadas em territórios indígenas ou autonomias territoriais indígenas por povos e nações indígenas. É dever do Estado garantir sua proteção, integridade e abastecimento.
Artigo 59
Todos têm direito a um mínimo vital de energia segura e acessível.
O Estado garante o acesso equitativo e não discriminatório à energia que permite às pessoas satisfazer as suas necessidades, garantindo a continuidade dos serviços energéticos.
Da mesma forma, regula e promove uma matriz energética distribuída, descentralizada e diversificada, baseada em energias renováveis com baixo impacto ambiental.
A infraestrutura energética é de interesse público.
O Estado promove e protege as empresas cooperativas de energia e autoconsumo.
Artigo 60
Toda pessoa tem direito ao esporte, à atividade física e às práticas corporais. O Estado garante o seu exercício nas suas diferentes dimensões e disciplinas, sejam recreativas, educativas, competitivas ou de alto rendimento. Para atingir esses objetivos, políticas diferenciadas podem ser consideradas.
O Estado reconhece a função social do esporte, pois permite a participação coletiva, associatividade, integração e inclusão social, bem como a manutenção e melhoria da saúde. A lei vai garantir o envolvimento das pessoas e comunidades com a prática do esporte. Crianças e adolescentes terão a mesma garantia nos estabelecimentos de ensino. Da mesma forma, garantirá a participação dos primeiros na direção das diferentes instituições esportivas.
A lei regulará e estabelecerá os princípios aplicáveis às instituições públicas ou privadas que tenham por objecto a gestão do desporto profissional como actividade social, cultural e económica, devendo garantir a democracia e a participação vinculativa das suas organizações.
Artigo 61
Toda pessoa tem direito aos direitos sexuais e reprodutivos. Estes incluem, entre outros, o direito de decidir livremente, de forma autônoma e informada sobre o próprio corpo, sobre o exercício da sexualidade, reprodução, prazer e contracepção.
O Estado garante seu exercício sem discriminação, com foco em gênero, inclusão e relevância cultural; bem como o acesso à informação, educação, saúde e aos serviços e benefícios necessários para isso, garantindo a todas as mulheres e pessoas com capacidade de gestar as condições para uma gravidez, interrupção voluntária da gravidez, parto e maternidade voluntária e protegida. Da mesma forma, garante seu exercício livre de violência e interferência de terceiros, sejam indivíduos ou instituições.
A lei regulará o exercício desses direitos.
O Estado reconhece e garante o direito das pessoas de se beneficiarem do progresso científico para exercer esses direitos de forma livre, autônoma e não discriminatória.
Artigo 62
Toda pessoa tem direito à autonomia pessoal, ao livre desenvolvimento de sua personalidade, identidade e seus projetos de vida.
Artigo 63
Escravidão, trabalho forçado, servidão e tráfico de pessoas em qualquer de suas formas são proibidos. O Estado adotará uma política de prevenção, punição e erradicação de tais práticas. Da mesma forma, garantirá a proteção, o pleno restabelecimento dos direitos, a remediação e a reintegração social das vítimas.
Artigo 64
Toda pessoa tem direito ao livre desenvolvimento e ao pleno reconhecimento de sua identidade, em todas as suas dimensões e manifestações, incluindo características sexuais, identidades e expressões de gênero, nome e orientações afetivas de sexo.
O Estado garante seu exercício por meio de leis, ações afirmativas e procedimentos.
Artigo 65
Os povos e nações indígenas e seus membros têm direito à identidade e integridade cultural e ao reconhecimento e respeito por suas próprias visões de mundo, modos de vida e instituições.
A assimilação forçada e a destruição de suas culturas são proibidas.
Artigo 66
Os povos e nações indígenas têm o direito de serem consultados antes da adoção de medidas administrativas e legislativas que os afetem. O Estado garante os meios para sua efetiva participação, por meio de suas instituições representativas, de forma antecipada e gratuita, mediante procedimentos adequados, informados e de boa fé.
Artigo 67
Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião e visão de mundo. Este direito inclui a liberdade de professar e mudar de religião ou crença e o seu livre exercício em espaços públicos ou privados, através do culto, da celebração de ritos, práticas espirituais e ensino.
Inclui também o poder de erigir templos, dependências e locais de culto; manter, proteger e acessar lugares sagrados e espiritualmente relevantes; e resgatar e preservar objetos de culto ou que tenham significado sagrado.
O Estado reconhece a espiritualidade como elemento essencial do ser humano.
Os grupos religiosos e espíritas podem ser organizados como pessoas jurídicas, sendo vedadas todas as formas de lucro e seus bens devem ser administrados de forma transparente e de acordo com a lei, respeitando os direitos, deveres e princípios estabelecidos por esta Constituição.
Artigo 68
Toda pessoa tem direito a uma morte digna.
A Constituição garante o direito das pessoas de tomar decisões livres e informadas sobre seus cuidados e tratamento no final de sua vida.
O Estado garante o acesso aos cuidados paliativos a todas as pessoas com doenças crónicas avançadas, progressivas e limitantes da vida, especialmente os grupos vulneráveis e em risco social.
A lei regulará as condições para garantir o exercício deste direito, incluindo o acesso à informação e acompanhamento adequado.
Artigo 69
Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e livre circulação, de residir, permanecer e circular em qualquer lugar do território nacional, bem como de nele entrar e sair. A lei regulará o exercício deste direito.
Artigo 70
Todos têm direito à privacidade pessoal, familiar e comunitária. Nenhuma pessoa ou autoridade pode afetar, restringir ou impedir seu exercício, exceto nos casos e formas determinados por lei.
As instalações privadas são invioláveis. A entrada, a busca ou a busca só podem ser efectuadas com ordem judicial prévia, salvo nos casos de flagrante delito previstos na lei.
Toda a documentação e comunicação privada é inviolável, incluindo os seus metadados. A interceção, captura, abertura, busca ou revisão só pode ser efetuada com ordem judicial prévia.
Artigo 71
Todos têm o direito de buscar e receber asilo e refúgio. Uma lei regulará o procedimento de solicitação e reconhecimento da condição de refugiado, bem como as garantias e proteções específicas estabelecidas em favor dos requerentes de asilo ou refugiados.
Nenhum solicitante de refúgio ou refugiado deve ser repatriado à força para um Estado onde corre o risco de perseguição, graves violações de direitos humanos ou ameaça sua vida ou liberdade.
Artigo 72
Todos têm o direito de se associar sem autorização prévia.
Isto inclui a proteção da autonomia das associações para o cumprimento dos seus fins específicos e o estabelecimento do seu regulamento interno, organização e outros elementos definidores.
Para gozar de personalidade jurídica, as associações devem ser constituídas nos termos da lei.
A lei pode impor restrições específicas ao exercício desse direito em relação à polícia e às Forças Armadas.
Artigo 73
O Estado reconhece o papel social, econômico e produtivo das cooperativas e incentiva seu desenvolvimento, de acordo com o princípio da ajuda mútua.
As cooperativas podem ser agrupadas em federações, confederações ou outras formas de organização. A lei regulará sua criação e funcionamento, garantindo sua autonomia, e preservará, por meio dos instrumentos correspondentes, sua natureza e finalidades.
Artigo 74
As associações profissionais são empresas públicas, nacionais e autónomas que colaboram com os fins e responsabilidades do Estado. Suas atribuições consistem em assegurar o exercício ético de seus membros, promover a credibilidade e representar oficialmente a profissão perante o Estado e outros estabelecidos por lei.
Artigo 75
Todos têm o direito de se reunir e se manifestar pacificamente em locais privados e públicos sem permissão prévia.
Os ajuntamentos em locais de acesso público só podem ser restringidos nos termos da lei.
Artigo 76
Toda pessoa tem o direito de apresentar petições, declarações ou reclamações perante qualquer autoridade do Estado.
A lei regulará os prazos e a forma como a autoridade deve responder ao pedido, bem como a forma como será garantido o princípio do multilinguismo no exercício deste direito.
Artigo 77
Toda pessoa tem o direito de acessar, pesquisar, solicitar, receber e divulgar informações públicas de qualquer órgão ou entidades do Estado que prestem serviços de utilidade pública, na forma e nas condições estabelecidas por lei.
Artigo 78
Toda pessoa, natural ou jurídica, tem direito à propriedade em todas as suas espécies e sobre todos os tipos de bens, exceto aqueles que a natureza tornou comuns a todos e aqueles que a Constituição ou a lei declaram impróprios.
Corresponderá à lei determinar a forma de aquisição da propriedade, seu conteúdo, limites e deveres, de acordo com sua função social e ecológica.
Ninguém pode ser privado dos seus bens, salvo em virtude de lei que autorize a expropriação por motivos de utilidade pública ou interesse geral declarados pelo legislador.
O proprietário ou proprietário sempre tem o direito de ser indenizado pelo preço justo do imóvel desapropriado.
O pagamento deve ser feito antes da posse física do bem expropriado e o expropriado pode sempre reclamar a legalidade do acto expropriatório, bem como o valor e a forma de pagamento perante os tribunais determinados por lei.
Qualquer que seja a causa invocada para realizar a desapropriação, ela deve sempre ser devidamente fundamentada.
Artigo 79
O Estado reconhece e garante, de acordo com a Constituição, o direito dos povos e nações indígenas às suas terras, territórios e recursos.
A propriedade indígena da terra goza de proteção especial. O Estado estabelecerá instrumentos jurídicos eficazes para seu cadastro, regularização, demarcação, titulação, reparação e restituição.
A restituição constitui um mecanismo preferencial de reparação, de utilidade pública e interesse geral.
De acordo com a Constituição e a lei, os povos e nações indígenas têm o direito de usar os recursos que tradicionalmente usaram ou ocuparam, que se encontram em seus territórios e são essenciais para sua existência coletiva.
Artigo 80
Todas as pessoas, singulares ou colectivas, têm a liberdade de empreender e desenvolver actividades económicas. O seu exercício deve ser compatível com os direitos consagrados nesta Constituição e com a proteção da natureza.
O conteúdo e os limites desse direito serão determinados pelas leis que regulam o seu exercício, que devem promover o desenvolvimento das empresas de menor porte e garantir a proteção dos consumidores.
Artigo 81
Toda pessoa tem direito, como consumidor ou usuário, à livre escolha, à informação verdadeira, à não discriminação, à segurança, à proteção de sua saúde e do meio ambiente, à reparação e indenização adequadas e à educação para consumo.
O Estado protegerá o exercício desses direitos, por meio de procedimentos efetivos e de um órgão com poderes interpretativos, fiscalizadores, sancionadores e outros conferidos por lei.
Artigo 82
Toda pessoa, natural ou jurídica, tem direito à liberdade de expressão e opinião, sob qualquer forma e por qualquer meio, o que inclui a liberdade de buscar, receber e divulgar informações e ideias de todos os tipos.
Não haverá censura prévia, mas apenas as responsabilidades subsequentes determinadas por lei.
Artigo 83
Toda pessoa tem o direito de produzir informação e participar igualmente da comunicação social. É reconhecido o direito de fundar e manter meios de comunicação e informação.
O Estado respeitará a liberdade de imprensa e promoverá o pluralismo dos meios de comunicação e a diversidade da informação.
Qualquer pessoa ofendida ou aludida injustamente por um meio de comunicação e informação tem o direito de ter seu esclarecimento ou retificação divulgado gratuitamente pelo mesmo meio em que foi emitido. A lei regulará o exercício desse direito, no que diz respeito à liberdade de expressão.
Artigo 84
O Estado incentiva a criação de meios de comunicação e informação e seu desenvolvimento nos níveis regional, local e comunitário e impede a concentração de sua propriedade. Em nenhum caso pode ser estabelecido um monopólio estatal sobre eles. A proteção deste preceito corresponderá à lei.
Artigo 85
Haverá meios públicos de comunicação e informação, em diferentes suportes tecnológicos, que respondam às necessidades informativas, educativas, culturais e de entretenimento dos vários grupos da população.
Esses meios serão pluralistas, descentralizados e coordenados entre si. Do mesmo modo, gozarão de independência do Governo e terão financiamento público para o seu funcionamento. A lei regulará sua organização e composição de seus diretórios, que serão pautados por critérios técnicos e de idoneidade.
Artigo 86
Toda pessoa tem direito ao acesso universal à conectividade digital e às tecnologias de informação e comunicação.
O Estado garante o acesso gratuito, equitativo e descentralizado, com condições adequadas e eficazes de qualidade e rapidez, aos serviços básicos de comunicação.
É dever do Estado promover e participar do desenvolvimento das telecomunicações, serviços de conectividade e tecnologias de informação e comunicação. A lei regulará a forma como o Estado cumprirá esse dever.
O Estado tem a obrigação de superar as lacunas de acesso, uso e participação no espaço digital e em seus dispositivos e infraestruturas.
O Estado garante o cumprimento do princípio da neutralidade da rede. As obrigações, condições e limites nesta matéria serão determinados por lei.
A infraestrutura de telecomunicações é de interesse público, independentemente do seu regime patrimonial.
Corresponderá à lei para determinar o uso e exploração do espectro radioelétrico.
Artigo 87
Toda pessoa tem direito à autodeterminação informativa e à proteção de dados pessoais. Este direito inclui o poder de conhecer, decidir e controlar a utilização dos dados que lhe dizem respeito, aceder, ser informado e opor-se ao tratamento dos mesmos, e obter a sua retificação, cancelamento e portabilidade, sem prejuízo de outros direitos estabelecidos por lei.
O tratamento de dados pessoais só poderá ser efetuado nos casos previstos na lei, observados os princípios da legalidade, lealdade, qualidade, transparência, segurança, limitação da finalidade e minimização dos dados.
Artigo 88
Todos têm direito à proteção e promoção da segurança informática. O Estado e os particulares devem adotar as medidas adequadas e necessárias para garantir a integridade, confidencialidade, disponibilidade e resiliência da informação contida nos sistemas informáticos que gerem, salvo nos casos expressamente previstos na lei.
Artigo 89
Todos têm o direito de participar de um espaço digital livre de violência. O Estado desenvolverá ações de prevenção, promoção, reparação e garantia desse direito, concedendo proteção especial a
mulheres, meninas, meninos, adolescentes e diversidades e dissidências sexuais e de gênero.
As obrigações, condições e limites nesta matéria serão determinados por lei.
Artigo 90
Toda pessoa tem direito à educação digital, ao desenvolvimento do conhecimento, do pensamento e da linguagem tecnológica, bem como a usufruir de seus benefícios. O Estado garante que todos possam exercer seus direitos nos espaços digitais, para os quais criará políticas públicas e financiará planos e programas gratuitos para esse fim.
Artigo 91
Toda pessoa tem direito ao lazer, ao descanso e ao gozo do tempo livre.
Artigo 92
Toda pessoa e comunidade tem o direito de participar livremente da vida cultural e artística e de desfrutar de suas diversas expressões, bens, serviços e instituições. Você tem o direito à liberdade de criar e difundir culturas e artes, bem como de usufruir de seus benefícios.
Da mesma forma, eles têm direito à identidade cultural e a aprender e educar-se em diferentes culturas.
Da mesma forma, eles têm o direito de usar os espaços públicos para desenvolver expressões e manifestações culturais e artísticas, sem outras limitações além das estabelecidas em lei.
O Estado promove, incentiva e garante a inter-relação harmoniosa e o respeito a todas as expressões simbólicas, culturais e patrimoniais, materiais ou imateriais, e o acesso, desenvolvimento e difusão de culturas, artes e conhecimentos, tendo em conta a diversidade cultural. em todas as suas manifestações e contribuições, sob os princípios de colaboração e interculturalidade.
Além disso, deve gerar instâncias para que a sociedade contribua para o desenvolvimento da criatividade cultural e artística, em suas mais diversas expressões.
O Estado promove as condições para o livre desenvolvimento da identidade cultural das comunidades e indivíduos, bem como dos seus processos culturais.
Artigo 93
A Constituição reconhece os direitos culturais dos povos tribais afrodescendentes chilenos e garante seu exercício, desenvolvimento, promoção, conservação e proteção.
Artigo 94