Casamento e Pacto Antenupcial

25/10/2022 às 15:40
Leia nesta página:

O casamento é visto como contrato especial na seara do Direito das Famílias.

O pacto antenupcial por sua vez, é um negócio jurídico solene,ou seja,deve ser celebrado formalmente e tem como objetivo estipular conforme a vontade dos nubentes e desde que não haja impedimentos legais,o regime matrimonial que irá vigorar durante a vigência do casamento,à luz do artigo 1653 da legislação civilista pátria.

É importante destacar que o pacto é condicionado ao casamento,ou seja,deve ser lavrado por escritura pública e haver também a celebração do casamento,sob pena de nulidade absoluta.

É possível estipular regimes híbridos como por exemplo a participação final nos aquestos,em que vigora durante o casamento o regime da separação convencional de bens e se sobrevier o divórcio,o regime da comunhão parcial de bens.

O referido documento visa a manifestaçâo e posteriormente o cumprimento do denominado Estatuto Patrimonial do Casamento.

Sobre a autora
Kelly Moura Oliveira Lisita

Advogada.Membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB GO.Docente Universitára nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.Tutora em EAD.Articulista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos