O despertar de uma nova advocacia.

28/10/2022 às 11:20

Resumo:


  • A área jurídica está passando por avanços tecnológicos e tornando o mercado de trabalho mais competitivo.

  • A tecnologia tem aproximado advogados e clientes, facilitando a prestação de serviços jurídicos de forma mais ágil e segura.

  • O advogado atual precisa desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, se adaptar às mudanças do mercado e buscar inovações tecnológicas para se destacar.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O advogado que pretende colocar o direito como "causa ganha" em sua vida precisa despertar para uma nova forma de se praticar o direito.

 

A área jurídica está passando por diversos avanços tecnológicos e tornando o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, vivemos o despertar de uma nova advocacia. O profissional do direito necessita se destacar e apresentar um diferencial de mercado, nesse contexto o aperfeiçoamento das qualificações técnicas e comportamentais de um profissional da área tem extrema importância, pois quem se aprimora sempre está frente dos demais, contanto que esteja focando no diferencial e em sua vantagem competitiva.

Na era atual, vivemos constantemente conectados, vivemos na era da informação e a mesma na qual nos aproximou das pessoas. Devemos utilizar os benefícios da tecnologia para maximizar a captação e aperfeiçoar o "marketing jurídico", expor ao público seus conhecimentos e diferencial, por outro lado é necessário se certificar que esteja respeitando as limitações legais estabelecidas pelo Código de Ética da OAB.

A relação entre advogado e cliente com o passar do tempo mudou, a tecnologia aproximou ambas as partes de uma forma positiva e pessoal. Os serviços são prestados e os contratos são fechados sem a necessidade da presença física, o que, de certa forma contribuir para agilidade, custo e segurança do processo, assim, o cliente consegui ter sua dúvida respondida e seu problema resolvido sem precisar sair de casa.

Charles Darwin deixou a seguinte frase: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".

O advogado que pretende colocar o direito como "causa ganha" em sua vida precisa despertar para uma nova forma de se praticar o direito.

A tecnologia venho para quebrar o sistema arcaico, renovando o modo de trabalhar dos advogados e facilitando a vida dos clientes, abrindo portas para novas formas de se praticar o direito, assim, o especialista jurídico atual necessita transcender o conhecimento jurídico, buscando diversos mecanismos e fontes de aprendizagem, tais como o marketing jurídico, gestão de escritório e vendas.

A competitividade fez aumentar o nível de exigência do mercado, sem habilidades básicas não há como sobreviver no meio jurídico, as qualificações técnicas, que são comprovadas por meio de diplomas não são somente essenciais e sim obrigatórias, em compensação as competências comportamentais exigem maior cuidado e não são fáceis de identificar, visto que, estão presentes no dia a dia, nas atitudes, nas condutas e estão diretamente ligadas ao convívio social, a proatividade, a liderança, e a capacidade de adaptação as mudanças.

Segundo o Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destaca que o país detém a maior proporção de advogados por habitantes, e para cada 164 habitantes existe um advogado, totalizando cerca de 1,3 milhões de advogados no país, portanto, a importância da inovação tecnológica se torna um diferencial para os clientes.

O advogado tradicional encontra-se em constante ameaça, o especialista jurídico que deseja se destacar no mercado necessita desenvolver suas habilidades e qualificações técnicas e comportamentais, se aliar as tecnologias, se atentar as mudanças e inovações do mercado e está em constantes atualizações, para enxergar as inúmeras oportunidades trazida através da união da tecnologia e do direito. Portanto, o advogado que pretende colocar o direito como "causa ganha" em sua vida, precisa ultrapassar muitos obstáculos, seguir caminhos cheio de curvas, ter domínio de diversos assuntos não restando outra alternativa, que não seja, romper com a advocacia tradicional e alinhar-se à tecnologia, assim, ocasionando em uma verdadeira mudança de paradigma.

 

Sobre a autora
Jessica Annibali

Advogada com relevante atuação no Direito de Família e Sucessões e no Direito Imobiliário, sendo sócia-fundadora do escritório Jessica Annibali Advocacia. Especialista em resoluções de conflitos familiares e patrimoniais, com atuação de forma personalizada e humanizada, com o propósito de reduzir os impactos emocionais às famílias. Experiência e excelência nas principais áreas do direito, criadora de conteúdo digital e autora de artigos jurídicos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos