É comum que uma startup surja do interesse em comum, por vezes fruto de amizade e relacionamentos que as pessoas já possuem.
Contudo, isso não sustenta um negócio, o Acordo de fundadores, também conhecido como Acordo de Sócios, é a ferramenta que vai possibilitar segurança à empresa, protege os sócios dos próprios sócios. Ele irá tratar de temas como:
- A quem pertence a marca e como será em caso de fim da sociedade;
- Se um sócio sair do negócio, como será aquisição da quota;
- Em caso de falecimento de um dos sócios ou divórcio, como se dará em relação aos herdeiros ou cônjuge;
- Como será o ingresso de novos sócios;
- Administração da sociedade, de forma que não deve ser público, por se tratar de um documento particular.
Esses são alguns dos temas que podem ser tratados no acordo de sócios, que não substitui o contrato social, mas ele é particular, proporciona maior tratativa da operação interna da empresa, o que é diferente das informações do contrato social (documento público). Dessa forma, é uma proteção ao negócio e a futuros investidores.
O acordo de sócios, também irá tratar do desenvolvimento de produtos intelectuais, como será uso e se pertence ao negócio, até mesmo possibilidade de empregados se tornarem sócios da startup.
Veja, não é algo que pode ser levado para debaixo do tapete, é justamente proporcionar maturidade ao negócio, para um crescimento saudável e um investimento.
Leia também: Acordo de sócios: Cláusulas essenciais no contrato e estratégia de negócios
Resumo:
Como você pode ver, listamos os principais erros que ocorrem entre as startups, que levam a perda de receita, comprometendo a existência da própria startup.
Startup é uma empresa, deve estar atenta aos cuidados que tal modelo de negócios exige, para que possa sim atender ao que se propõe e cruzar a linha de um negócio lucrativo.
Esses erros, podem levar a um impacto indesejado para sua startup, cuide do seu investimento.
Se você deseja ler mais a respeito, confira o blog .
Você me encontra em:
Fonte: https://albertacci.com.br/blog/acordo-entre-fundadores-o-que-voce-precisa-saber