Gestão da saúde com probidade administrativa é um grande desafio para os municípios - Lucas Soares Fontes

01/11/2022 às 12:17
Leia nesta página:

Gerenciamento e distribuição de recursos da saúde pelos municípios tem-se tornado um grande desafio diante da quantidade de condutas que hoje são consideradas improbidade administrativa

Os municípios ficam com o trabalho mais pesado, que é gerenciar os serviços prestados e responder por eles quanto a probidade e eficiência dos recursos empregados.

Por Lucas Soares Fontes

A gestão da saúde pública é hoje um dos maiores desafios enfrentados pelas prefeituras. Consequentemente, os administradores municipais acabam sendo bastante cobrados quanto aos serviços oferecidos à população. Os municípios precisam se desdobrar conseguirem fazer mais com menos, e é por esse motivo que gerenciar bem os recursos torna-se fundamental.

Considerado como um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, SUS (Sistema Único de Saúde) atende mais de 190 milhões de brasileiros, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população.

De acordo com o Art. 23 da Constituição Federal, cuidar da saúde e assistência pública é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Para que haja um controle eficiente dos serviços e recursos da saúde em todos os 5.570 municípios do Brasil, determinadas tarefas e responsabilidades divididas pela Constituição brasileira. O mesmo está previsto pela lei nº 8.080, de 19 de setembro de1990, na qual o SUS propõe a distribuição de competências entre as diferentes esferas governamentais Federal, Estadual e Municipal.

Sendo assim, as três esferas de governo são responsáveis pelos cuidados com a saúde. Para os municípios, ficou a tarefa de gerenciar os serviços prestados, que inclui a atenção básica (atendimentos e ações preventivas, como consultas de rotina e vacinação), atenção secundária (atendimento a casos que demandam acompanhamento especializado, como cardiologia e oftalmologia), atenção terciária (internações) e atenção integral a pacientes que já receberam tratamento, mas precisam de um acompanhamento posterior, como fisioterapia.

Além de garantir os serviços de atenção básica para toda a população do município, cada Prefeitura é responsável pela coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria dos projetos. A implantação das unidades de atendimento reúne recursos financeiros das três esferas de governo, que têm competência comum no cuidado da saúde. No entanto, é o município que fica responsável por gerenciar os serviços prestados, que é a parte mais pesada do trabalho

Para a criação de políticas públicas e programas relativos à saúde, o município deve utilizar no mínimo 15% da receita da cidade, em conjunto aos valores repassados pela União e pelo estado. Para otimizar o gerenciamento dos serviços e das unidades, o poder público pode contratar serviços especializados de empresas privadas.

Uma das soluções que vem sendo frequentemente aplicada pelos municípios é a gestão compartilhada com Organizações Sociais de Saúde (OSS). Por meio dessas parcerias, as prefeituras se beneficiam com a agilidade na administração dos serviços, podendo definir ações e estratégias com foco na humanização, economia e inovação no atendimento à saúde pública municipal.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos