Como montar um currículo lattes

Currículo lattes

08/11/2022 às 08:11
Leia nesta página:

É um instrumento fundamental no mundo acadêmico. Nele, os estudantes e pesquisadores podem narrar sua trajetória, com destaque para as experiências científicas e de pesquisa. Pré-requisito para quem quer ingressar em um curso de mestrado ou de doutorado.

O Currículo Lattes é o padrão brasileiro para o registro da vida acadêmica e profissional de estudantes e pesquisadores. Ele é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Surgiu em 1999 e seu nome é uma homenagem ao físico brasileiro Césare Mansueto Giulio Lattes.

Funciona como o cartão de visitas do profissional para o mercado acadêmico. Ele sempre é requerido em processos seletivos das áreas da pesquisa e da docência. É o principal documento que se busca e exigido para que se possa ser convocado para a vaga. Foi concebida para facilitar as ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento à pesquisa, tanto do CNPq quanto de outras agências de fomento à pesquisa, federais e estaduais, e de instituições de ensino e pesquisa. Contém mais de 1 (um) milhão de currículos cadastrados.

As informações de um currículo lattes são divididas em cinco etapas: a apresentação, formação acadêmica, experiência profissional, linha de pesquisa e premiações. O que deve constar em um currículo: Cabeçalho; Formatação do currículo; Experiências de trabalho; Educação; Habilidades; Introdução do currículo e Português correto.

Para cadastrar seu Currículo Lattes na plataforma é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos: 

1. Se cadastrar no gov.br para acessar a plataforma lattes.

2. Clicar em cadastrar novo currículo.

3. Preencher os dados básicos de cadastro e criar uma senha.

4. Preencher os dados relativos às informações pessoais. Os dados devem ser iguais aos registrados na Receita Federal.

5. Informar um endereço, que pode ser residencial ou profissional.

6. Informar a formação acadêmica já concluída e a formação acadêmica em andamento.

7. Inserir os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha.

8. Preencher os dados referentes à área de atuação (Jornalismo, Engenharia, Medicina, etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão).

9. Submeter o seu currículo Lattes. Dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes.

Cursos até 40 horas devem ser inseridos como evento. Já cursos com carga horária maior podem ser inseridos como formação complementar. Os minicursos de eventos podem ser lançados como evento, porque não têm carga horária para ser curso de formação complementar.

Não se deve colocar no lattes símbolos desnecessários, por exemplo, colocar aspas nos títulos dos trabalhos, nem travessão. As aspas, dependendo do local que foram inseridas, podem aparecer como interrogação no lattes. Escrever palavras desnecessárias, como Participou da I Jornada de apenas o nome do evento.

Há duas formas de salvar o currículo Lattes em PDF: direto na plataforma ou pelo Word. Na primeira opção, você só precisa abrir o seu currículo online, clicar no ícone da impressora e alterar o comando de impressão. Ao invés de clicar em imprimir, mude a configuração para Salvar em PDF.

 

Notas e Referências

ABNT. REGRAS GERAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA NORMAS TÉCNICAS ABNT. Disponível em: <https://domainpublic.files.wordpress.com/2022/02/normas-da-abnt-2022.pdf>. Acesso em 08 de nov de 2022.

BRASIL. Currículo Lattes. Disponível em: <https://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 08 de nov de 2022.

BRASIL. Serviços e Informações do Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/>. Acesse em 08 de nov de 2022.

Sobre o autor
Benigno Núñez Novo

Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação à distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO, especialista em controle da administração pública pelo EDUCAMUNDO, especialista em gestão e auditoria em saúde pelo Instituto de Pesquisa e Determinação Social da Saúde e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos