Mercado nervoso.
Quem está preocupado com o mercado financeiro bolsa de valores e dólar são os empresários os banqueiros os investidores. Estes sim estão preocupado com o mercado financeiro porque visam o lucro sem dar qualquer contribuição para a classe dos trabalhadores que lutam diariamente para levar o pão de cada dia a sua família. A classe trabalhadora é que sustenta este mercado financeiro onde os empresários banqueiros e investidores obtém um ganho incalculável.
A classe trabalhadora não tem tempo para se preocupar com o mercado financeiro. A classe trabalhadora se preocupa em ir ao mercado da esquina ao mercado municipal para fazer compra de mantimentos para suprir as necessidades dos filhos e família. Os empresários banqueiros e investidores deveriam se preocupar em baixar os juros e aumentar os salários de seus subordinados para que estes venha ter uma vida digna e um padrão de vida adequado.
A sociedade brasileira é injusta e disforme. Cidadania é privilégio reservado a bem poucos. A imensa maioria continua excluída dos mais elementares direitos e jamais ouviu falar em deveres. É preciso mobilizar a sociedade, de suas elites dirigentes até a base da pirâmide social, na luta por melhor qualidade de vida. E essa luta chama Cidadania.
Investimentos em educação são fundamentais e insubstituíveis, mas terão reflexo prático apenas nas gerações seguintes. E é preciso fazer algo que atenue de imediato a situação dos nossos contemporâneos, cuja a expressiva maioria é irremediavelmente dependente das classes mais favorecidas.
O mercado financeiro deveria pensar um pouco mais nos mais necessitados e parar de ficar nervoso e subir juros para obter lucros exorbitantes enquanto os trabalhadores sequer tem seus salários atualizado de acordo com a inflação.