Controle Social e a Criminologia – Principais Aspectos

02/12/2022 às 09:46

Resumo:

```html


  • A criminologia é uma ciência que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, utilizando métodos empíricos e interdisciplinares.

  • O controle social pode ser informal, exercido pela sociedade civil através de instituições como família e escolas, ou formal, realizado por órgãos estatais como polícia e judiciário.

  • O policiamento comunitário é visto por alguns doutrinadores como uma combinação de controle social informal e formal, promovendo a harmonia social.


```

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A criminologia é uma ciência autônoma, empírica observação da realidade e interdisciplinar que envolve outros ramos do saber, e tem como objeto de estudo o crime, o criminoso, a vítima e, por fim, o controle social.

O controle social é um dos objetos de estudo da criminologia, e pode ser conceituado como o conjunto de mecanismos disciplinares que garantem a convivência harmônica entre os indivíduos numa dada sociedade.

Há dois sistemas de controle existentes: o controle social informal e o controle social formal. O controle social informal é aquele operado pela sociedade civil, atuando de maneira branda e sutil ao longo de toda a vida do indivíduo como exemplo, pode ser destacado a atuação das escolas, da família, o trabalho, igrejas, ONGs, dentre outros; Já o controle social formal é aquele exercido pelos órgãos estatais, confundindo-se com os mecanismos punitivos estatais, atuando de forma episódica e abrupta como exemplo, pode ser citado a atuação da Polícia, Ministério Público e Poder Judiciário.

Ainda sobre o controle social formal, parte da doutrina a classifica em instâncias/graus de atuação. A primeira instância representa as ações promovidas pelas policiais, já a segunda instância se refere a atuação do Ministério Público e, por fim, a terceira instância diz respeito aos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Judiciário.

Importante destacar o posicionamento do ilustre doutrinador Nestor Sampaio Penteado Filho[1] quanto ao policiamento comunitário[2], entendendo que seria uma mistura das duas espécies de controle social.

Desta forma, conclui-se que o controle social é o conjunto de mecanismos que garantem a convivência harmônica na sociedade, apresentando-se nas modalidades de controle social informal (representado pela atuação da sociedade civil, notadamente pela família, escola, trabalho etc.) e informal (representando pela atuação dos órgãos estatais, notadamente a policial, Ministério Público e Poder Judiciário).

Bibliografia

SHECARIA, Sérgio Salomão. Criminologia. 8 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020;

GÁRCIA PABLOS DE MOLINA, Antônio; GOMEZ, Luiz Flávio. Criminologia. 8 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012;

PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual esquemático de criminologia/Nestor Sampaio Penteado Filho. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos