Inadimplência na revenda: O que fazer quando cliente não paga?

13/01/2023 às 15:54

Resumo:


  • A inadimplência é uma ameaça à saúde financeira de todas as empresas e tipos de negócios, e a revenda não fica de fora.

  • Envie lembretes para os devedores, mostrando disposição para ouvir e facilitar o pagamento.

  • Considere a cobrança judicial como última opção após esgotar formas amigáveis de cobrança.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A inadimplência é uma ameaça à saúde financeira de todas as empresas e tipos de negócios, e a revenda não fica de fora.

Para a situação se agravar mais ainda, muitos revendedores não possuem o suporte judicial existentes em organizações formais, que tornam o processo de reverter a inadimplência.

Envie lembretes Em muitos casos, a pessoa que te deve pode estar esperando receber algum dinheiro, ou esqueceu de pagar ou ainda está procurando por meios de quitar sua dívida.

Essas primeiras cobranças sempre devem ser feitas de forma amigável, mostrando que está com disposição para ouvir, mas que mesmo assim espera um pagamento.

Por isso, prefira e-mails, que servem, inclusive, como prova jurídica, caso a situação escale ao ponto em que são necessárias.

Mostre, também, todas as formas de pagamento, como contas para depósito, e meios de contato para que, se necessário, a pessoa te procure e converse sobre a situação.

Esteja aberta para renegociações Em muitos dos casos, a pessoa não deixa de te pagar por falta de caráter – pode ser que ela tenha se endividado e não tenha dinheiro para honrar o compromisso.

seu direito cobrar pessoas que te devem, mas isso não quer dizer que essa cobrança pode ser feita de qualquer forma.O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor ( CDC) proíbe a chamada cobrança vexatória.

Práticas como cobrar parentes e amigos da pessoa, ir até o trabalho dela, correspondências que informem o valor devido na parte externa do envelope e outras entram nessa categoria.

Considere cobrança judicial Caso você tenha esgotado todas as formas amigáveis e respeitosas de cobrança, pode considerar uma opção que é vista como mais radical, mas que está em seu direito: fazer uma cobrança judicial.

Porém, caso o valor não seja muito alto, é possível fazer a cobrança via juizados especiais, conhecidos como pequenas causas, que é consideravelmente mais rápido que a justiça comum.

Estimular compras à vista, sem direito de fiado, é uma ótima prática para quem quer reduzir as faltas de pagamento, visto que a pessoa não tem acesso ao produto ou serviço antes do pagamento.

Fonte :

https://blu365.com.br/blog/o-que-fazer-quandoocliente-nao-paga/

Sobre o autor
Igor Gois

Advogado trabalhista, Civil, Pos graduado direito Constitucional- 2012 LFG Duvidas e mais informações: [email protected] - www.advogadoaracaju.com#escritorioadvocacia #advogado #advogadoaracaju #advogadotrabalhista #advogadoprevidenciario #escritorioadvogados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos