Capa da publicação Qual a validade de uma autorização de viagem para menor?

Qual a validade de uma autorização de viagem para menor?

13/01/2023 às 17:05
Leia nesta página:

Seu filho vai viajar com amigos ou parentes e não pode ir junto? Quer dar ao seu sobrinho uma viagem de aniversário, mas os pais dele não podem acompanhá-lo? O que fazer nessas situações?

A autorização de viagem para menor de idade é um documento que permite a uma criança ou adolescente viajar sem a presença dos pais ou responsáveis legais.

Ela é necessária para garantir que a criança tenha consentimento parental e permissão legal para sair do país ou do estado em que se encontra.

Ou seja, é um documento que garante a proteção de menores durante o período em que estão viajando.

Também pode ser exigida pelas autoridades de imigração e fronteiras, visando garantir que a criança esteja viajando com indivíduos que os pais ou responsáveis legais conheçam e consentiram com a viagem.


Quem pode fazer a autorização de viagem para menores de idade?

A autorização de viagem para crianças e adolescentes pode ser emitida por um juiz, por um delegado da infância e juventude, ou pelos pais ou tutor legal.

Ela geralmente precisa ser assinada e carimbada pelas autoridades competentes, e deve incluir informações como nome e data de nascimento da criança, nome dos pais ou responsáveis legais, número de passaporte, se a viagem for internacional, e destino da viagem.

É importante notar que as regras e requisitos para autorização de viagem podem variar de país para país ou de estado para estado, podendo às vezes mudar sem aviso prévio.

Recomenda-se verificar as regras atuais do país de destino antes de viajar, e levar cópias autenticadas da autorização, para mostrar às autoridades no porto de entrada.

Em caso de uma viagem internacional, alguns países requerem a apresentação de um passaporte válido para menores de idade, e outros exigem a apresentação de um documento de identidade válido.


A autorização de viagem é válida para qualquer destino?

Conforme já mencionado, a autorização de viagem geralmente se refere a uma das documentações requisitadas para um menor de idade viajar a um determinado local desacompanhado de ao menos um dos pais.

Esses documentos podem incluir passaportes válidos, vistos de entrada, certificados de vacinação e testes de saúde negativos, entre outros.

A validade e os requisitos para esses documentos podem variar dependendo do país de destino e das circunstâncias da viagem.

Por isso, é importante garantir que você tenha todos os documentos necessários antes de viajar.

Contudo, quando se trata do documento em discussão, ele precisa ter a informação da origem e do destino do trajeto que o jovem irá percorrer, sendo a mesma aprovada apenas para esses destinos.


Como é a autorização de viagem para menor desacompanhado?

A autorização de viagem para uma criança ou adolescente viajar sozinho pode ser um processo complexo, pois envolve questões de segurança e responsabilidade.

Alguns países e estados exigem que os menores desacompanhados tenham um modelo de autorização atualizado e escrito pelos pais ou responsáveis antes de embarcar em uma viagem.

Esta simples autorização pode incluir informações como os detalhes de contato dos pais ou responsáveis, o itinerário da viagem e o nome do adulto responsável pelo menor no destino, ou seja, precisam do acompanhamento de um adulto.

Além disso, alguns países podem exigir que os menores desacompanhados tenham uma certidão de nascimento ou outro documento comprobatório de idade.

É sempre importante verificar os requisitos específicos do país de destino antes de planejar uma viagem para um menor desacompanhado e obter todos os documentos necessários antes da viagem.

Além do mais, é importante escolher uma forma de transporte e um alojamento seguros para o menor, e garantir que ele esteja acompanhado por um adulto responsável durante toda a viagem.

Além das exigências legais, em alguns casos podem haver políticas específicas de linhas aéreas ou transportadores que possam limitar ou proibir que menores viajem sozinhos.

Pode ser importante verificar essas políticas antes de comprar passagens aéreas ou outros meios de transporte para um menor desacompanhado.


Que documentos preciso para viajar com um menor?

Conforme já mencionado, os documentos necessários para viajar com um menor podem variar dependendo do país de destino e das circunstâncias da viagem.

No entanto, alguns documentos comuns que podem ser exigidos incluem um passaporte válido, que geralmente é exigido para todos os viajantes, incluindo crianças.

Por isso, certifique-se de que o passaporte do menor está atualizado e tem validade suficiente para durar toda a viagem.

Alguns países podem exigir uma certidão de nascimento ou outro documento comprobatório de idade para provar que o menor é menor de idade.

A autorização de viagem, que já é objeto do nosso artigo, devendo incluir informações como os detalhes de contato dos pais ou responsáveis, o itinerário da viagem e o nome do adulto responsável pelo menor no destino.


Por quanto tempo a autorização de viagem será válida?

A validade da autorização de viagem pode variar dependendo do país de destino e das circunstâncias da viagem.

Alguns países podem exigir que a autorização de viagem seja emitida antes de cada viagem, enquanto outros podem permitir que a autorização seja válida por um período mais longo, como um ano.

Em alguns casos, a autorização pode ser válida apenas para uma viagem específica, com datas de entrada e saída determinadas, além de o menor poder viajar apenas com um dos pais.

É importante verificar os requisitos legais do destino e obter a autorização de viagem com antecedência para garantir que ela seja válida durante toda a duração da sua viagem.

Para isso, deve procurar um profissional que entenda do assunto, para que seu documento seja feito de acordo com a legislação mais atual.

Uma boa indicação é o site Cartório Local , que possui um sistema automatizado para criação de documentos, sempre mantendo seus modelos atualizados com a atual legislação.

Além disso, é importante verificar periodicamente se a autorização continua válida, especialmente se você planeja viajar com regularidade.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos