Precisamos falar sobre a Zona Franca de Manaus

27/01/2023 às 15:20
Leia nesta página:

A divulgação da ZFM é fundamental para a sua preservação e aprimoramento.

Uma grande parte dos brasileiros já ouviu falar da Zona Franca de Manaus. Muitos desses, não sabem dizer se a ZFM continua ativa. Outros tantos, não fazem ideia da importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte e para a economia brasileira.

Sabe o que isso significa? Significa que precisamos falar mais sobre a Zona Franca de Manaus.

Precisamos divulgar a sua importância, seus objetivos e como as empresas que dela fazem parte são vitais para inúmeras pessoas e, até mesmo, para a preservação da grande riqueza deste planeta, a floresta amazônica.

A ZFM é um verdadeiro manancial de exemplos positivos que facilmente poderiam estampar a página principal dos cadernos de economia que circulam no país.

Em um país marcado pelo acentuado processo de desindustrialização, o Polo Industrial de Manaus, no auge dos seus 55 anos, exibe fôlego de atleta: seu faturamento cresceu duas vezes e meio nos últimos cinco anos, partindo de R$ 50.90 bilhões e atingindo, em 2022, R$ 129,28 bilhões.

As empresas da região são fundamentais para a economia local, para a integração sustentável da região amazônica, para o PIB brasileiro e contribuem com a preservação da floresta.

Trata-se de empresas sérias, que produzem itens utilizados por muitas pessoas em seu dia a dia, como motocicletas, aparelhos celulares, aparelhos de ar-condicionado etc.

Muitas pessoas têm a convicção equivocada de que a ZFM recebe muitos incentivos para pouco retorno, o que não é uma verdade.

É provável que a falta de informações sobre a região contribua para a formação desse enganado senso comum. Por isso, precisamos falar sobre a ZFM.


Artigo por Thiago Mancini Milanese - Advogado e sócio do escritório GRM Advogados, especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.


Saiba mais acessando:

SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE


Sobre o autor
GRM Advogados

Especialistas em tributos e empresas. Referência na Zona Franca de ManausA sociedade de advogados Gurgel, Rodrigues, e Milanese está consolidada na Capital de São Paulo, onde se destaca pela excelência técnica nos serviços tributários e eficientes estratégias jurídicas. O GRM constituiu, em 2014, uma filial na cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, para oferecer as empresas estabelecidas na região norte do país, toda a qualidade e comprometimento de seus serviços, ampliando seu estilo inovador de advogar. A atuação dos sócios e profissionais qualificados do GRM é pautada na transparência e pessoalidade de cada atendimento, visando sempre o aperfeiçoamento de sua equipe e modernidade contínua da sua estrutura tecnológica e sistemas de gestão.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos