Interação com agentes e delegados

22/03/2023 às 16:23
Leia nesta página:

CIÊNCIAS FORENSES E PERICIA CRIMINAL

AVALIAÇÃO DE CENA DE LOCAL DE CRIME

FABIANO LOBATO FERREIRA

Interação com agentes e delegados Sociedade, interações sociais e interações organizacionais A análise sistêmica distingue os seguintes tipos de sistemas sociais: sociedade, interação e organizações, que se reproduzem por meio de diferentes tipos de comunicação. Nesta análise, a sociedade, cujas fronteiras são comunicativas, engloba organizações, interações e suas respectivas comunicações. Cada sistema comunica a partir de códigos próprios, constituindo-se como entorno para o demais, embora todos estejam acoplados estruturalmente uns aos outros.

As interações constituem sistemas que se reproduzem por meio da comunicação e pela presença física dos participantes. Em outras palavras, presença e ausência correspondem a códigos, que por sua vez dependem das estruturas de comunicação. De fato, no modelo sistêmico, dedicou-se pouca atenção às relações entre os sistemas, especialmente aquelas entre organizações e interações.

A comunicação é, assim, estabelecida por meio do código presença/ ausência (entorno). No sistema interação a pessoa assume papel fundamental. As interações podem produzir decisões para as organizações, pois assumem papel relevante na reprodução organizacional. Aceita-se, assim, a seguinte distinção: se é possível falar em comunicação decisória e em comunicação interativa, não é descabida a possibilidade de comunicações interativas decisórias.

Nesse sentido, torna-se útil e esclarecedora a seguinte tipologia: interações decisórias; interações preparatórias; interações informais com alguma relevância para a tomada de decisões; interações sem qualquer relação com o processo decisório. As três primeiras formas de interação são organizacionais, pois orientadas por estruturas não apenas interativas mas também organizacionais (entorno das interações).

A interação observa sua comunicação de acordo com o significado para a interação e para a organização (reentrada). As interações surgem como respostas para a dupla contingência e podem contribuir para a reprodução organizacional. O logro organizacional depende, contudo, de processos de interpenetração, quando os sistemas sociais disponibilizam mutuamente sua complexidade para a construção de outros sistemas. Assim, quando a interação apresenta sua comunicação como processo decisório, ela é reproduzida de forma distinta.

Entre os achados das pesquisas realizadas nas referidas capitais brasileiras, destacam-se: o descompasso entre as rotinas de policiamento preventivo das Polícias Militares e a investigação realizada pelas Polícias Civis; o conflito constante entre o “saber dos tiras” ou “saber policial, o jogo de quem sabe mais pelo alto entendimento de suas cadeias hierárquicas, alguns delegados desmerecem muitos de seus agentes.

O inquérito policial e a divisão do trabalho jurídico-penal no Brasil: Investigador” e o “saber dos delegados de polícia”. Em alguns estados, foram reiteradas as críticas à rotatividade de policiais e delegados e às interferências políticas.

Além disso, há baixa capacidade de elucidação de crimes graves, o que contrasta com o excessivo zelo em relação às exigências contraditórias à formalização dos procedimentos de investigação para suprir ego de algumas autoridades que estão no topo da pirâmide (delegados), onde há o super ego em alguns departamentos

Sobre o autor
Fabiano L. Ferreira

FABIANO LOBATO AGENTE DE INVESTIGAÇÃO PERITO JUDICIAL CRIMINÓLOGO TECNÓLOGO EM INVESTIGAÇÃO PROFISSIONAL PÓS GRADUADO CIÊNCIAS FORENSES E PERICÍA CRIMINAL _______________________________________________________________ SERVIÇOS ASSESSORIA DE INFORMAÇÕES PARA ADVOGADOS PESQUISA SÓCIO ECONÔMICA LOCALIZAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS DESAPARECIDAS PERÍCIA GRAFOTÉCNICA DOCUMENTOSCOPIA AVANÇADA COMPROVAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO INSS CURSO DE PERÍCIA JUDICIAL CURSO DE INTELIGÊNCIA PRIVADA LEVANTAMENTO DE FUNCIONÁRIO ( DOSSIÊ). COMPRA DE IMÓVEIS - DÚVIDA ASSINATURA DE CONTRATO

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos