O empreendedorismo, é um desafio em nosso país, exigindo cuidados diferentes do que vemos em um negócio online.
Atualmente, observamos o crescimento que o mercado digital vem proporcionando a inúmeros negócios, dentre eles a possibilidade de oferta de produtos digitais classificados como infoprodutos, que englobam de mentoria, cursos livres, treinamentos, workshops, entre outros.
Esse mercado, possui como característica o crescimento acelerado, devido a não estar localizado em um espaço físico e encarar o desafio de demarcação geográfica, visto que sua atuação não possui fronteiras, o que permite um alcance maior de potenciais clientes.
Contudo, os riscos nos negócios digitais existem, não podem ser negligenciados, o preço de um erro pode se tornar ainda maior, pois a visibilidade do negócio é ampliada , com tantos clientes e não clientes acompanhando muitas vezes a vida do especialista a frente do negócio ou ainda o temido “cancelamento” comum nesse mercado.
É por esse e outros motivos, que é importante enxergarmos os riscos, quais cuidados tomar e agir, de maneira correta para que possa ter uma atuação profissional. Afinal, amadorismo não é o desejado.
No artigo de hoje, falaremos dos cuidados que devem ser observados e os maiores riscos.
É possível estar em uma relação trabalhista, com a minha equipe de infoprodutos?
Um grande cuidado que o empresário que atua no mercado digital deve possuir, é uma clareza quanto ao formato de contratação de sua equipe.
É comum a prática de contratação de mão de obra sem qualquer formalização, tal prática pode implicar em consequências jurídicas, pois é possível que uma relação de emprego tenha sido desenvolvida e o profissional não percebe.
Um vínculo de emprego, demanda contratação via CLT, direitos e obrigações a serem cumpridas, o não pagamento do que é devido lesa o contratado que poderá buscar a reparação e também prejudica a saúde e existência do negócio.
É importante entender qual o formato correto de contratação, os direitos e deveres, para atender não só demandas obrigatórias, mas não tratar uma relação de trabalho como parceria, ou ainda,a prestação de serviço ocasional.
Com o entendimento correto, você amadurece o seu negócio, o preservando e valendo-se da boa gestão de negócios para um crescimento saudável, com menor risco da operação.
Você saberia hoje qual o cenário dos membros de sua equipe? Existe formalização? Ou ainda uma sociedade de fato (na prática) sem formalização?
Sociedade no mercado digital, quais os cuidados?
Trabalhar com a internet, leva muitos profissionais em especial na relação entre especialista e coprodutor a uma sociedade.
Contudo, em muitos casos a sociedade ocorre de forma verbal, ou ainda mediante aos elementos que podemos identificar sociedade sem formalização. outro formato, é de sociedade que é negociada, mas a etapa de colocar no papel os interesses das partes não é realizado.
Veja, provavelmente você deve ter ouvido a frase “sociedade é como um casamento”, mas é sim um relacionamento que pode ter expectativas diferentes e que pode ser interrompido quando menos se espera.
Dito isso, ter respaldado o que ambos desejam no negócio, as condições de saída da sociedade, divisão dos ativos que podemos elencar aqui:
Propriedade intelectual do infoproduto;
Marca do negócio;
Lista de leads;
Investimento em equipamento.
São alguns pontos que devem estar claros ainda no começo, até mesmo o percentual de que cada um será dono do negócio. Sem essa clareza, sem regras estabelecidas para essa união nos negócios, quando os problemas surgirem, como resolver?
Apesar de termos a lei, que irá garantir alguns direitos, ela nos possibilita a faculdade de decidir e estabelecer obrigações que vão de acordo com o interesse dos envolvidos, como por exemplo:
O companheiro de um sócio ou familiar pode trabalhar no negócio?
Qual o procedimento em relação a sociedade, em caso de divórcio ou morte de um dos sócios? Visto que, herança e regime de bens podem interferir se não houver um planejamento
Se alguém sai do negócio, pode se tornar um concorrente?
Como impedir o uso da minha marca pelos concorrentes?
Infelizmente, nos deparamos com as mais variadas posturas na internet, ao ponto de agirem como se lei não houvesse.
O que observamos são pessoas que agem pensando em seus próprios interesses e não valorizam o trabalho de muitos profissionais, ao ponto de copiarem a marca que desenvolveram ou até mesmo o branding.
Quando falamos em marca, falamos de um ativo de valor do negócio, mas que deve ser protegido.
Como funciona essa proteção, para o nome do seu negócio, do seu produto digital?
Por meio de um registro, que vai conferir a você a titularidade da marca, como se fosse a escritura de uma casa. Porém, sem esse registro em mãos, o que poderá ocorrer são os seguintes cenários:
Você ter a sua marca não só copiada por outra pessoa, mas ela registrar e o proibir de usar. Essa situação acarretaria a você prejuízos.
Você utiliza uma marca que já possui dono, sem nem mesmo estar sabendo. Podendo também ser impedido de utilizar.
Essas situações são possíveis, pois o dono da marca possui o direito de utilizar com exclusividade, aqui falamos do nome do negócio, do infoproduto, do seu evento, incluindo-se também a logomarca.
Combater a violação de marca, é uma proteção ao negócio, para que ninguém se aproveite do seu empenho para tornar o seu nome forte no mercado, tampouco deixar escoar pelos dedos o investimento realizado em construção de audiência, fortalecimento da marca no mercado, anúncios, produtos, banners, entre outros.
Com essa proteção, você pode vender a marca ou ainda licenciar a um terceiro, podendo cobrar por isso, uma outra possibilidade é o uso para parcerias em novos negócios.
Violação de Propriedade Intelectual no Mercado Digital
Ainda ao falarmos de comportamentos no online, uma prática lamentável é o plágio e pirataria, que são atos criminosos.
A violação de propriedade intelectual, é algo sério e que acarreta não só dissabores mas prejuízos financeiros, por isso é tão importante proteger todos os ativos para que em eventual problema, você tenha o respaldo necessário e possa fazer valer seus direitos.
É importante mencionar, que esses cuidados devem ter em mente o seu público, concorrentes, equipe e até mesmo clientes.
Aspectos jurídicos
Como você pode ver, existem riscos inerentes ao lançamento de infoprodutos, que decorrem do mercado em si, conduta das pessoas e necessidade de cautela.
Devido a exposição, um risco que poderia ser pequeno pode tomar grandes proporções e eles devem ser previstos antes de surgirem.
Por isso, se você está trabalhando em redes sociais deve redobrar os esforços pelo seu negócio, não só pelos pontos que analisamos, mas pensando na saúde do empreendimento e sua estruturação, para se consolidar com profissionalismo, consulte antes um(a) advogado(a) para que ele possa analisar sua situação e verificar o que pode ser desde já protegido e contribuir para o posicionamento da empresa.
Fonte: https://albertacci.com.br/blog/quais-os-problemas-mais-comuns-enfrentados-pelos-empreendedores-do-me...