Como proteger o meu negócio em uma collab? Quais os cuidados?

25/04/2023 às 17:56

Resumo:


  • Colaborações entre marcas e figuras públicas devem ser autênticas e alinhadas aos valores de ambas as partes.

  • É essencial prever cláusulas de exclusividade e comportamento adequado nos contratos de collab.

  • A formalização da parceria e o auxílio de um advogado especialista são fundamentais para proteger o negócio de possíveis polêmicas e prejuízos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Quando nos deparamos com famosos ou ainda influenciadores divulgando uma determinada marca de produto, é natural pensarmos “essa pessoa nunca usaria isso” quando existe ali um ruído e é de fato , que nos leva a fazer esse questionamento com base nas informações que possuímos dessa pessoa.

Explico, para uma collab realmente fazer sentido, é importante que a pessoa escolhida se conecte realmente com o produto, ter em mente que deve ser algo que ela utilizaria independente da collab.

Nenhuma marca deseja se tornar motivo de piada por uma escolha ruim, ou ainda, sofrer prejuízos por conta da postura do profissional escolhido e o inverso também é verdadeiro, o influenciador que trabalha de forma séria deve zelar por sua reputação e quais marcas irá representar em prol de sua credibilidade.

Por isso, hoje irei te apresentar três situações que você precisa se atentar antes de firmar uma collab, quais os riscos de não adotar os meios de cuidado ao seu negócio e consequências.

O que é uma collab?

Uma collab, é uma colaboração para que um produto possa ser vendido, é na verdade a parceria nos negócios.

A parceria é um importante meio para que a reputação de ambos os lados, possa gerar boas vendas, como por exemplo entre lanches do MacDonalds, a influenciadoras e marcas de roupas.


Michael Jackson e a collab de maior sucesso

Quem não se recorda da icônica divulgação do cantor Michael Jackson junto a Pepsi, a qual foi um grande marco durante a conhecida “guerra das Colas - disputa entre Coca Cola e Pepsi Cola” pelo mercado.

Michael, foi quem deu início as colaborações entre uma figura pública influente e uma marca, o que permitiu o sucesso foi de fato o cantor ter se envolvido em todo o processo de criação da campanha, tornando-se não só um porta voz, mas o símbolo da época.

Collab, são colaborações realizadas entre marca e uma figura pública, que ganhou grande força na internet por meio de influenciadoras, que podem deter uma audiência desde sua cidade local até mesmo países.

O grande ponto, é que já é possível medir que esse tipo parceria funciona para ambos os lados e que pode ser altamente lucrativo, porém alguns cuidados devem ser tomados.

No caso de Michael, imagine o cantor ser contratado pela Coca-Cola para mudar seu posicionamento? ou ainda outros concorrentes. É importante que essa relação possa ser protegida, ainda que o contrato tenha um fim.

É necessário assegurar que:

  • se preveja a exclusividade, a depender do negócio é fundamental;

  • assegurar o comportamento de acordo com o previsto por ambos os lados, como: não se associar a atos criminosos ou posicionamentos que não estejam alinhados ao interesse de quem contrata.

Tais cuidados permitem maior proteção, devem ser previstos de acordo com cada tipo de negócio.


Como impedir que as estratégias do meu negócio sejam usadas por outras pessoas?

Se você está na posição em que informações de sua empresa precisam ser divididas, para que a parceria funcione e não deseja que outras pessoas façam uso é necessário se resguardar.

As informações como número de clientes, taxas de conversão, estratégias de marketing e vendas, informações financeiras e todas aquelas que não devem ser propagadas para qualquer pessoa, são chaves para você e precisam de proteção.

A proteção se dá por meio da formalização dessa parceria, em que será previsto as condições para uso dos dados do seu empreendimento e ali prever as proibições, por meio da chamada confidencialidade.

É necessário se atentar, que a confidencialidade possui regras para sua utilização, para não ser considerada abusiva e se tornar inválida, logo é importante contar com auxílio de um profissional de Contratos, para que faça essa negociação e posterior contrato de modo arquitetado, ou seja, sob medida e bem planejado.

Além desse ponto importante, a formalização também traz os benefícios de: previsão de multas, aprovação dos projetos, garantias em caso de não pagamento ou descumprimento do que foi negociado, dano à imagem e reputação do negócio de ambos os lados.


Preciso proteger o meu negócio de polêmicas de um parceiro

Como foi dito acima, é importante adotar cuidados para que um ato de um influenciador ou de quem esteja representando sua marca , não ocasione prejuízos ao negócio.

O cancelamento nas redes sociais, é um prática que preocupa quem empreende e utiliza os meios digitais para divulgação.

É necessário prever as condutas esperadas, o que será ou não aceito durante essa collab, sob pena de o contrato ter o seu fim e eventuais indenizações, a depender do caso.

Logo, ter claro o que será ou não aceito se faz necessário, bem como fiscalizar o cumprimento, é preciso estar atento.

Porém, precisamos ter em mente que antes mesmo de um contrato ser fechado,o cuidado deve vir antes, por meio de uma análise.

Esse cuidado vale para ambos os lados, imagine uma figura pública que representa uma marca de cosméticos e sempre se posicionou pelos direitos dos animais, se deparar com notícias de que a empresa que a contratou utiliza mão de obra escrava ou ainda realiza testes em animais.

Nesses casos, é extremamente importante que ambos os lados estejam representados, para que seus interesses possam ser preservados e uma negociação assertiva possa ser realizada.

Dito isso, você pode buscar pela formalização e apoio já na negociação para que seus interesses possam ser assegurados e em especial ter garantias para resolução de problemas fora de uma via judicial, em caso de eventuais problemas, pois o contrato é uma ferramenta que o auxilia na proteção da empresa.

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Resumo

A depender de como você negociou uma collab, alguns cuidados podem ir além do que foi abordado aqui. Uma parceria (collab), pode ser altamente lucrativa, logo é importante estabelecer os percentuais corretos para cada parte, direitos e as responsabilidades para que possa ser executado com excelência.

Um advogado especialista, o auxiliará nas medidas que devem ser tomadas para a proteção do negócio, da marca que será utilizada em conjunto, do uso da imagem, os leads do influenciador e até mesmo acesso às métricas desse profissional.

Com esse cuidado, você poderá ter a certeza de que não terá surpresas no futuro, estando devidamente protegido.

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Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Fonte: https://albertacci.com.br/blog/como-proteger-o-meu-negocio-em-uma-collab-quais-os-cuidados

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