Utilizar a internet, como uma ferramenta de trabalho e por meio dela desenvolver um negócio se tornou algo comum, que hoje abraça até mesmo pessoas normais que utilizam para vender seus serviços e produtos digitais, como os chamados experts.
Por meio dessa divulgação online, cria-se uma tribo que é um público que acompanha o profissional, pois se identificam por inúmeros fatores, ao ponto de confiarem no que o mesmo anuncia, como o porta voz de uma marca.
As empresas, não utilizam apenas pessoas da grande mídia para divulgar seus produtos e serviços, os influenciadores digitais se tornaram aliados de grande valor, pois o seu nível de influência é muito maior e o que leva a boas conversões em vendas.
Um influenciador, pode ser contratado por empresas de diferentes ramos de atividade e irá se deparar com as mais variadas exigências, devendo ter a cautela de analisar antes de se comprometer, pois excessos existem.
No artigo de hoje, iremos analisar algumas práticas do mercado, exigências em contratos de publicidade e riscos para o influenciador.
Podem exigir exclusividade do influenciador?
Quando falamos de uma prestação de serviços por um influenciador ou até mesmo uma parceria, algumas exigências surgem com maior frequência.
Dentre elas, a exclusividade que deve ser elaborada de forma correta, veja um exemplo de como ela pode funcionar:
Imagine que Angela é uma influenciadora com milhares de seguidores e foi contratada para divulgar relógios da marca “Pan”.
Pan faz sucesso com o público jovem e converte em boas vendas, mas após o fim do contrato ele não é renovado.
Com o fim da parceria, Angela na semana seguinte ao fim da parceria, passa a divulgar a linha de relógios da marca “Ver lux”.
Essa ação, irá ocasionar grandes prejuízos a Pan, que investiu em Angela, confunde o consumidor. Por isso, a exigência de exclusividade faz sentido, para que durante o contrato ela não divulgue outras marcas que seriam concorrentes e após o fim do contrato se exige um prazo para que ela volte a fazer divulgações para novos contratos.
A exclusividade protege quem está contratando, mas o influenciador se beneficia, pois ele deve buscar a preservação de sua reputação e relação com o consumidor.
Veja, já possuímos casos em que famosos estiveram nessa situação e foram levados à justiça por descumprir a exigência do contrato.
É importante que antes de firmar novas parcerias os contratos sejam revisados, para não correr o risco de estar violando uma regra de um contrato em andamento, por isso contar com um advogado de sua confiança e especialista no assunto é importante, para que o mesmo analise e evite prejuízos financeiros ou danos a sua reputação.
O que é a cláusula de moralidade?
Quando falamos de proteção a reputação, em como a percepção do público é importante, as marcas e não só os influenciadores devem ter essas preocupações.
Um cancelamento, uma interpretação equivocada, pode ocasionar grandes prejuízos e uma mancha na reputação, sendo necessário um importante gerenciamento de crise.
Para se evitar essa situação, marcas alinham determinadas condutas que esperam de seus parceiros, funcionários, representantes e também influenciadores.
Por isso, um alinhamento de valores é importante.
As marcas devem verificar se o influenciador possui valores e comportamentos dentro do esperado, para não entrar em conflito ou alegarem que tal conduta “x” viola o contrato.
O influenciador, também precisa ter esse cuidados, muitas vezes a alegria e emoção com certos contratos, que podem significar muito para a carreira do influencer, os cega sobre os riscos envolvidos e não revisam esse tópico, ou ainda, não analisam se algum dos comportamentos vedados foi ou é praticado pelo influencer.
Esse cuidado deve ser tomado por ambos os lados, o sucesso de uma boa parceria envolve contribuição, sinergia e para isso ocorrer a transparência é muito importante.
Como impedir que usem minha imagem para além do que eu quero?
Um grande dilema dos influenciadores, é na negociação do uso de sua imagem e voz.
O direito à imagem e voz não pode ser renunciado, mas infelizmente existe o risco de exigirem o uso dessa imagem indefinidamente, ou sem um prazo definido. Influencer, saiba que esse excesso pode se tornar uma grande dor de cabeça.
O tempo que uma imagem sua é utilizada para uma publi, converte em lucros para quem lhe contrata, ainda que a parceria tenha terminado.
Estipular em contrato o uso da imagem, quais condições, proibir certos usos, deve ser previsto no documento, pois é a forma de se resguardar e fazer valer o que foi negociado.
Em contratos, o dito deve ser escrito de forma técnica, para impedir excessos e estabelecer limites, bem como condições para o sucesso da parceria com a marca.
No artigo, foi abordado as três principais cláusulas que mais causam dúvidas em influenciadores, que podem ocasionar em prejuízos à imagem, reputação e finanças, mas o cuidado não se limita a essas cláusulas.
É importante mencionar, que existem cuidados voltados ao relacionamento amoroso, como por exemplo pacto antenupcial, contrato de namoro, que podem interferir na empresa e recursos do influenciador se não houver cuidado na área de família, para isso possuímos advogado colaborador.
Aspectos jurídicos
O influenciador digital convive com grande exposição, devendo se atentar para que sua vida privada não interfira nos contratos com parceiros e vice e versa.
Além disso, é importante que as negociações para uma parceria sejam realizadas observando a preservação do influencer, bem como evitando excessos nas obrigações impostas pelas marcas.
Por isso, se você trabalha com as mídias sociais e vai fechar parcerias, consulte um advogado especialista para orientar quanto aos cuidados, elaboração de contratos e como diminuir os riscos para sua empresa.
Fonte: https://albertacci.com.br/blog/o-que-todo-influenciador-precisa-saber-para-proteger-seu-negocio