Brasileiros com vistos expirados para os Estados Unidos nos últimos 48 meses podem renová-los de forma muito mais rápida

15/06/2023 às 13:51
Leia nesta página:

Os Brasileiros têm a oportunidade de renovar seus vistos expirados para os Estados Unidos em um processo mais ágil e eficiente, proporcionando maior agilidade e praticidade.

Na IPW 2023, realizado em San Antonio, o Departamento de Estado dos Estados Unidos destacou uma nova oportunidade para os brasileiros que já possuíram um visto aprovado no passado. Agora, é possível obter permissão de entrada no país em menos de uma semana.

Essa facilidade é possível graças ao Programa de Dispensa de Entrevista para Visitantes (Interview Waiver Visitors).

Com essa iniciativa, o processo de visto pode ser realizado exclusivamente no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), dispensando a necessidade de uma entrevista no consulado americano, o que agiliza e simplifica o processo para os brasileiros que já possuem histórico de aprovação de vistos, proporcionando uma experiência mais conveniente e eficiente.


Entenda o funcionamento do Programa de Dispensa de Entrevista para Visitantes

O programa de renovação de vistos dos Estados Unidos passou por uma expansão significativa. No período da pandemia, era válido somente para vistos expirados há mais de um ano.

Essa restrição foi alterada e agora inclui vistos expirados nos últimos quatro anos.

Essa nova abrangência é uma ótima notícia para os brasileiros que possuem vistos expirados nos últimos 48 meses. Agora, eles têm a oportunidade de renovar seus vistos de forma muito mais rápida. Em alguns casos, é possível até mesmo obter a renovação em apenas um dia.

Essa ampliação do programa proporciona uma alternativa ágil e conveniente para os brasileiros que desejam renovar seus vistos expirados, eliminando a necessidade de esperar por um período prolongado.


Pressão para Reduzir Tempo de Espera na Obtenção do Visto nos EUA

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está enfrentando pressão do Brand USA, equivalente à Embratur no Brasil, e da US Travel Association, principal organização de representação do turismo americano, para diminuir o tempo de espera nas filas para a obtenção do visto pela primeira vez.

Essas entidades estabeleceram a meta de reduzir o tempo de espera para 30 dias em mercados estratégicos, como Brasil, México e Índia, onde atualmente o tempo de espera no Brasil ultrapassa 500 dias.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos reconhece a seriedade da situação e concorda com a descrição "inaceitável"  utilizada pelo Brand USA e pela US Travel Association.

Apesar de considerarem a meta de menos de um mês como inatingível, o Departamento de Estado dos Estados Unidos tenta reduzir pela metade o tempo de espera, investindo em tecnologia.


Conscientização sobre o Programa de Dispensa de Entrevista para Visitantes: Uma Alternativa Valiosa

É fundamental ressaltar a importância de todos estarem informados sobre o Programa de Dispensa de Entrevista para Visitantes (Interview Waiver Visitors). Muitas pessoas acabam desistindo de solicitar o visto completo devido às notícias sobre o tempo de espera.

Esse programa oferece uma alternativa valiosa, permitindo que certos solicitantes sejam dispensados da entrevista, agilizando o processo de obtenção do visto. É essencial que todos estejam cientes dessa opção, a fim de tomar decisões informadas e aproveitar os benefícios proporcionados pelo programa.


Dica do Executivo Dan Mickelson: Solicitar Vistos em Consulados de Outros Países

Uma sugestão compartilhada pelo executivo do Departamento de Estado Dan Mickelson é que os brasileiros considerem solicitar vistos em consulados localizados em outros países.

Enquanto a espera no Brasil é longa, em torno de muitos dias, em países como a Argentina, por exemplo, a fila é significativamente menor, com espera inferior a 80 dias.

O executivo ressalta que "o visto pode ser solicitado em qualquer lugar do mundo, independentemente da nacionalidade ".

Essa opção pode proporcionar uma alternativa mais rápida e eficiente para os brasileiros que desejam obter seus vistos de entrada nos Estados Unidos.

Fonte: https://www.ipw.com/

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Sofia Jacob

Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Formação em Life Coach. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS. Autora de artigos jurídicos premiados. 2 E-books publicados. É inerente a profissão buscar a superação de limites. Advogar é essencialmente nunca esmorecer e obter a satisfação dos legítimos direitos daqueles que lhes confiaram o trabalho e a arte da defesa jurídica. Contatos: [email protected] Whatsapp +55 41992069378 Nas nossas redes sociais temos diversos artigos e dicas sobre direito de família internacional (divórcio internacional, casamento no exterior, pensão alimentícia em euro/dólar, partilha de bens, guarda de menores, herança internacional, inventário, imigração, cidadania, etc.) Escrito por Sofia Jacob, Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. As informações fornecidas nos artigos são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor. Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstâncias peculiares de cada podem implicar em alterações das legislações aplicáveis. Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora. Colegas advogado (a): Não respondemos questionamentos encaminhados por e-mail ou WhatsApp sobre dúvidas legais, não emitimos dicas sobre casos específicos de seus clientes ou familiares. Trabalhamos com pareceres ou consultas agendadas. Alunos: Aguardem as lives ou nossas aulas na plataforma. Obrigada.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos