Métodos quantitativos e qualitativos para tomada de decisão

20/06/2023 às 16:44

Resumo:


  • O trabalho aborda o papel da liderança e estratégias educacionais na era digital, refletindo sobre como as organizações estão se adaptando à tecnologia.

  • A transformação digital exige mudanças na cultura e operações das organizações, além do desenvolvimento de competências específicas pelos líderes para ter sucesso na era digital.

  • Os líderes devem adotar habilidades como aprendizado contínuo, gestão de talentos, liderança em disrupção digital e inovação para melhorar sua gestão na era digital.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Resumo

O presente trabalho busca trazer a análise do papel da liderança e as estratégias educacionais na era digital. O objetivo geral deste paper é trazer uma reflexão de como as organizações estão se adequando à tecnologia. Já, os objetivos específicos buscam entender o papel da liderança na era digital e demonstrar novas estratégias pedagógicas. Verificamos que o mundo sofreu diversar transformações , consequentemente, a educação também se transformou. Buscamos analisar qual deve ser a educação a ser aplicada aos dias de hoje. Ante essa situação, temos o papel do líder que com todas essas transformações deverá estar preparado para liderar e criar estratégias. Se faz primordial que o líder desenvolva habilidades específicas para ter sucesso na era digital. Esta liderança deve ser compartilhada. Como metodologia foi utilizada pesquisa bibliográfica, com artigos, sites e conteúdos estudados na disciplina Métodos Quantitativos & Qualitativos para Tomada de decisão. Para a proposta da atividade discutiremos os seguintes questionamentos: Quais desafios e as ações que a organização / instituição pode adotar para maximizar a educação digital na escola? Qual o papel do líder nesse processo? Quais competências esses líderes devem adotar para melhorar sua gestão na era digital?

Palavras-chave: Estratégias educacionais. Era digital. Liderança. Educação na era digital. Métodos quantitativos e Métodos qualitativos para Tomada de Decisões.

Abstract

The present work seeks to bring the analysis of the role of leadership and educational strategies in the digital age. The general objective of this paper is to reflect on how organizations are adapting to technology. Already, the specific objectives seek to understand the role of leadership in the digital age and demonstrate new pedagogical strategies. We verified that the world has undergone several transformations, consequently, education has also been transformed. We seek to analyze what education should be applied today. Faced with this situation, we have the role of the leader who, with all these changes, must be prepared to lead and create strategies. It is essential that the leader develops specific skills to succeed in the digital age. This leadership must be shared. As a methodology, bibliographic research was used, with articles, websites and contents studied in the discipline Quantitative & Qualitative Methods for Decision Making. For the purpose of the activity, we will discuss the following questions: What challenges and actions can the organization / institution adopt to maximize digital education at school? What is the leader's role in this process? What competencies should these leaders adopt to improve their management in the digital age?

Keywords: Educational strategies. Digital age. Leadership. Education in the digital age. Quantitative Methods and Qualitative Methods for Decision Making.

Introdução

A sociedade atual apresenta uma grande diversidade de possibilidades de compartilhamento do conhecimento, principalmente no que tange à educação. As tecnologias digitais possibilitaram a realização de diversas práticas educativas, assim como também, a construção de conhecimento de forma colaborativa e compartilhada.

As tecnologias digitais devem ser desvendadas e utilizadas pelos educadores e gestores para as práticas pedagógicas.

Este paper tem como objetivo geral trazer a compreenção de como as organizações estão se adequando à tecnologia. Como objetivos específicos buscamos compreender o papel da liderança na digital e apresentar melhores estratégias pedagógicas.

Devido às transformações do mundo, a educação também precisou se transformar, se atualizar. Precfisamos refletir sobre qual será a educação mais adequada para os dias atuais. Ante essa situação, o líder precisa estar preparado não somente para liderar mas também, criar estratégias.

Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre liderança na era digital, estratégias, práticas pedagógicas, importância da gestão neste processo. O material de revisão partiu de artigos, sites, livros e conteúdos estudados na disciplina Métodos Quantitativos & Qualitativos para Tomada de decisão. A proposta deste trabalho foi a verificação dos desafios e ações que a organização deve adotar para implementar a educação digital na escola. Qual o papel do líder nesse processo? Quais competências esses líderes devem adotar para melhorar sua gestão na era digital?

A revolução tecnológica transformou a nossa forma de conviver com as tecnologias e, para a educação, essas mudanças geraram novos modos, tanto para ensinar quanto para aprender.

Castells (2012) nos chama atenção para a emergência da autocomunicação, que se apoia em redes horizontais de comunicação multilateral e interativa.

A escola é uma importante parte do aprendizado do aluno que apresenta diversas experiências e conhecimentos. Amplia-se a dimensão da aprendizagem, que vai além dos bancos escolares.

A tecnologia constrói novas perspectivas no âmbito escolar, ressalta-se o desenvolvimento de novas habilidades para adequação deste ambiente. Essas habilidades e competências deverão fazer parte da liderança do professor.

Desenvolvimento

A transformação digital requer mudar o foco das instituições e empresas, o que não significa apenas se livrar de tecnologias legadas, cuja manutenção é cara para a organização, mas, também, mudar sua cultura para suportar a aceleração trazida pela transformação digital. É correto dizer que a transformação digital é o processo de conectar a tecnologia com todos os aspectos do negócio. Mas é necessária uma mudança fundamental na cultura e nas operações das organizações seja ela empresarial ou escolar.

Para Andrade (2021) o conceito de transformação digital é um caminho para o aperfeiçoamento de atividades por meio das ferramentas digitais, uma mudança de suma importância na estrutura das organizações.

Conforme Andrade (2021), as vantagens são inúmeras dentro do ambiente escolar, pois trabalha o engajamento, ensino personalizado, melhora o desempenho dos estudantes e prepara- os para as próximas tecnologias e ajuda a desenvolver a cidadania. Para tanto, o ambiente escolar deverá estar preparado com ferramentas digitais.

Conforme prescrevem Padilha, Bencke e Roman (2019) a transformação digital significa processo que influencia a cultura organizacional, estratégia de negócio e modelo de negócio.

Para possibilitar a transformação digital, os processos digitais precisam considerar a implantação de novas tecnologias e a transformação de seus líderes.

Conforme Padilha, Bencke e Roman (2019) as organizações precisam reestruturar seu funcionamento devido a essas mudanças digitais, seja em relação a sua cultura, estratégia, modelo de negócio, assim como sua liderança precisa ser observada.

Também, para esses autores, os líderes precisam ter conhecimentos técnicos que os conduzirão à transformação digital. A liderança deve engajar o grupo, influenciar e adotar estratégias que impactem o processo de transformação digital.

O líder é fundamental para alcançar objetivos educacionais, comunitários ou políticos. Para exercer tal posição, há uma série de aspectos ligados ao fenômeno da liderança, como influência, relacionamento e confiança.

Conforme Lourenzo (2021, p.104) as competências-chave para os líderes do futuro

são:

[...] aprendizado contínuo; gestão de talentos; relacionamento interpessoal; liderança em uma era de disrupção digital; estratégia de negócio; negociação e mediação de conflitos; inovação digital; iniciativa e inovação; inteligência emocional; articulações internacionais e interculturais; formação e desenvolvimento de equipes; capacidade de decisão; pensamento crítico; globalização; colaboração entre redes; sentimento de dono; liderança por influência; adaptabilidade (LOURENZO, 2021, p. 104).

De acordo com Rosini et al (2021) o ato de liderar atualmente é uma tarefa desafiadora, em todos os sentidos, os modelos de liderança antigos, já não se encaixam com precisão nos modelos das organizações atuais uma vez que antigamente, o ato de trabalhar era mecânico.

Padilha, Bencke e Roman (2019, p.12) apresentam que diante do estudo realizado em suas pesquisas várias são as abordagens de liderança, contudo a liderança transformacional destaca pontos relevantes em relação à transformação digital. São eles:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
  1. foco da liderança está relacionado à transformação em questões estratégicas, culturais, níveis de supervisão e de rede; (2) implicação gerencial; (3) argumentamos que o desenvolvimento de capacidades para liderança empresarial digital requer uma visão holística do organização e seu ambiente; (4) As estruturas organizacionais e práticas, cultura, desenvolvimento de competências e a aprendizagem podem ser vistas como um sistema dinâmico, no qual a liderança em vários níveis organizacionais contribui para alcançar os objetivos organizacionais; (5) A tomada de decisão participativa deve ser encorajada pelo líder transformacional, e deve criar uma atmosfera aberta para que todos se envolvam em discussões, e uma atmosfera saudável; (6) devem ter as ferramentas disponíveis para implementar essa mudança em grande escala, incluindo o conhecimento técnico para garantir que seus resultados sejam bem-sucedidos; (7) os líderes transformacionais devem demonstrar um entendimento crítico desse processo e estar dispostos a aceitar mudanças.

Este modelo de liderança prioriza as ações e conhecimentos individuais e o que eles podem melhoar na liderança em determinada equipe.

Já os autores Fernandes, Tonial e Orth (2020) destacam que hoje, as empresas precisam elaborar um plano de tomada de decisões, e seus líderes podem contar com o auxílio de métodos quantitativos. Os métodos quantitativos podem ser uma estratégia, onde se apresentam os problemas, produtividade e solução dentro do planejamento esperado.

Maba e Marinho (2012) realizaram uma pesquisa para demonstrar a relação entre a autoavaliação e o processo de tomada de decisão de um Instituto de Ensino Superior. Os resultados apontaram para que a autoavaliação institucional é facilitadora do processo decisório, provendo conteúdos e infformaões que avaliem o contexto situaciona

O líder deve estar pronto para a tomada de decisões e por isso deve conscientizar e motivar as pessoas em relação a novas oportunidades, ultrapassar os desafios, considerando-os como oportunidades (visão); um líder deve utilizar habilidades de comunicação. Isso inclui todas as quatro formas de comunicação (escuta, leitura, escrita e fala); A comunicação deve ser frequente e clara (comunicação); um líder efetivo tem foco nas pessoas, e não em si mesmo (motivação e liderar pelo exemplo); deve envolver as pessoas e permitir que também participem da tomada de decisão. Não tem medo de tomar decisões difíceis (tomar decisões e agir após decidir); tem capacidade de perceber o que os outros ainda não viram. As habilidades de liderança podem ser desenvolvidas. Elas são importantes para além das habilidades técnicas, principalmente para envolver e motivar as pessoas (inovação).

Considerações Finais

Diante deste trabalho, observamos que a capacidade de liderar é fundamental para as organizações, onde o líder é o responsável por definir e fazer com que as estratégias sejam executadas pela equipe. Deve ser um profissional com capacidade de fazer com que as pessoas se automotivem, mantenham-se com foco para os objetivos e trabalhem em grupo, colocando suas potencialidades a serviço da equipe e da organização.

As habilidades de um líder na era digital devem englobar a transmissão da visão, comunicação, motivação, tomada de decisões e inovação.

Para a transformação digital nas organizações, deve-se reestruturar, primeiramente, a cultura organizacional e realizar uma otimização das operações internas (métodos quantitativos), ter engajamento com os clientes, desenvolver a essência de liderança.

A transformação digital na educação inclui novas tecnologias, tanto no processo de ensinar como de aprender. Se faz necessária a utilização de ferramentas educativas como estratégia de valorização e acompanhamento da escola.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, S. (2021). O que é transformação digital na educação e como utilizar a tecnologia

para ensinar. Imagine Educação. Disponível em:

https://educacao.imaginie.com.br/transformacao-digital-na-educacao/ Acesso em 09/06/2022.

CASTELLS, M. (2012. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro, Zahar.

FERNANDES, L.E. TONIAL, R.C. ORTH, A.C. Métodos quantitativos aplicados nas tomadas de decisões dentro das empresas. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/gedecon/article/view/188/173 Acesso em

09/06/2022.

MABA, E.G. MARINHO, S.V. (2012). A autoavaliação institucional no processo de tomada de decisão em IES: estudo de caso das faculdades Senac/SC. Avaliação, Campinas, Sorocaba, São Paulo. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TFs3yGD9bmqbFnk8wDpZjgp/?la

ng=pt&format=pdf Acesso em 09/06/202

ROSINI, A. M. et al. (2021). Liderança: princípios, concepções e práticas organizacionais.

Embu das Artes (SP), Editora Alexa.

PADILHA, L.S. BENCKE, F. ROMAN, D. (2019). Transformação digital e liderança: o estudo da liderança na era digital. XXII SEMEAD Seminários em Administração. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337631504_Transformacao_digital_e_lideranca_o_estudo_da_lideranca_na_era_digital Acesso em 09/06/2022

Sobre a autora
Cristiane Tavares de Castro

Graduação Direito. Especialização Direito Civil e Processo Civil. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos