Direito ao sucesso: os 10 erros mais cometidos na defesa do TCC e estratégias para superá-los

20/06/2023 às 17:15
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O momento da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos marcos mais significativos na vida acadêmica de um estudante de Direito. É a oportunidade perfeita para demonstrar o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo, a capacidade de realizar uma pesquisa aprofundada e a habilidade de argumentar de forma convincente e articulada. Entretanto, mesmo os estudantes mais dedicados e preparados podem cometer erros que comprometem a sua performance nesse evento crucial. Neste artigo, vamos explorar os dez erros mais comuns cometidos pelos alunos durante a defesa do TCC e oferecer conselhos práticos sobre como evitá-los. O objetivo é ajudar você a se preparar de maneira eficiente e confiante para esse momento decisivo na sua carreira acadêmica. Vamos começar?

Erro 1: Ler os slides

É importante evitar ler os slides durante a apresentação. Os avaliadores esperam que você tenha domínio do conteúdo e não que simplesmente leia informações dos slides. Prepare-se adequadamente, conheça o material e seja capaz de falar sobre ele sem depender dos slides.

Erro 2: Mostrar insegurança

Mostrar insegurança durante a apresentação pode prejudicar a percepção dos avaliadores. Gestos e falas inseguras transmitem a ideia de que você não domina o assunto. Evite colocar as mãos nos bolsos, falar baixo demais, gesticular excessivamente ou não fazer contato visual com os avaliadores. Transmita confiança ao apresentar seu TCC.

Erro 3: Problemas com a aparência

A aparência inadequada pode impactar negativamente a apresentação. Vista-se de forma adequada para a ocasião, considerando o ambiente acadêmico e o curso em questão. Evite trajes desleixados ou exageradamente formais. Busque um equilíbrio que transmita profissionalismo e respeito pela ocasião.

Erro 4: Falar sobre assuntos não relacionados ao trabalho

Evite falar sobre assuntos que não estejam diretamente relacionados ao seu trabalho. Fugir do tema ou acrescentar informações desnecessárias pode demonstrar falta de preparação e comprometimento. Concentre-se nas informações contidas no seu artigo científico ou monografia.

Erro 5: Falta de um roteiro claro

Uma apresentação desorganizada e sem uma sequência lógica pode prejudicar a compreensão do seu trabalho. Elabore um roteiro que inclua os principais aspectos do seu TCC, como o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia e os principais resultados. Mantenha uma estrutura coerente, com começo, meio e fim.

Erro 6: Má administração do tempo

É fundamental administrar bem o tempo disponível para a apresentação do TCC. Conheça as regras da instituição quanto ao tempo estipulado e planeje-se para finalizar dentro desse limite. Ultrapassar o tempo estabelecido pode prejudicar a banca e causar uma má impressão. Esteja consciente do tempo durante a apresentação e ajuste sua fala de acordo.

Erro 7: Falta de ensaio

Um dos erros mais graves é a falta de ensaio. A falta de preparação adequada pode ser atribuída à falta de comprometimento e zelo. Ensaie a apresentação com antecedência, começando com o roteiro escrito e progredindo para ensaios em voz alta, gravando-se e apresentando para familiares ou amigos. Pratique até se sentir seguro e confiante na apresentação.

Erro 8: Falta de Referência aos Autores e Fontes

Durante a apresentação do TCC, é essencial referenciar os autores e as fontes que suportam o seu argumento. O esquecimento de fazer isso pode dar a impressão de que as ideias apresentadas são suas, o que é uma prática antiética. Além disso, a menção a autores e fontes mostra que você realizou uma pesquisa rigorosa e que você respeita o trabalho dos outros acadêmicos.

Erro 9: Não Interagir com a Banca

A banca não é uma audiência passiva, e não deve ser tratada como tal. Você deve estar preparado para responder perguntas e participar de discussões. Ignorar ou não estar preparado para essa interação pode prejudicar a avaliação do seu trabalho e até ser pego(a) desprevenido(a), quando o estudante pensa que só ele(a) vai falar. Mostre que você está aberto ao diálogo e que tem segurança para defender sua pesquisa.

Erro 10: Falta de Contextualização

O último erro que deve ser evitado é a falta de contextualização do tema do TCC. Os avaliadores desejam entender como o seu trabalho se encaixa no campo do Direito como um todo e, mais especificamente, em sua área de especialização. Assim, é fundamental explicar por que o seu trabalho é relevante e como ele contribui para o avanço do Direito.

Conclusão

A defesa do TCC é uma etapa de extrema importância na formação do estudante de Direito, sendo um marco decisivo que requer preparação e atenção aos detalhes. Evitar os dez erros mais comuns pode ser o diferencial para uma defesa bem-sucedida, elevando o nível da sua apresentação e demonstrando sua dedicação e profissionalismo. Lembre-se: a defesa do TCC não é apenas um cumprimento de obrigação acadêmica, é a sua oportunidade de brilhar, demonstrar seu conhecimento e contribuir de forma significativa para o campo do Direito. Com planejamento, ensaios e uma postura confiante, você estará pronto para enfrentar esse desafio e ter sucesso na sua defesa de TCC. Boa sorte!

Sobre o autor
Marco Aurélio Thompson

Bacharel em Direito pela UFBA e adicionalmente, possui pós-graduações em Direito Constitucional Aplicado pela Legale, Direito Digital pela Faceminas e LGPD pela Legale. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unifacs, completou um MBA em Gestão de TI pela FMU e é pós-graduado em Análise de Sistemas e também em Inteligência Artificial pela Faculdade Iguaçu, Segurança da Informação pelo Cenes, Perícia Forense Aplicada à Informática pela Faceminas, Ethical Hacking e Perícia Forense, ambas pela UNICIV. Também é bacharelando em Administração de Empresas pela Unifacs e possui registro profissional como jornalista (0005536/BA). É professor licenciado em Pedagogia e Letras pela Unifacs, Matemática e História pela Estácio e Biologia pela Faveni. Possui pós-graduação em Jornalismo Investigativo pela Faceminas e concluiu ainda cursos de pós-graduação em Fitoterapia pela Faculdade Iguaçu, Neurociências na Educação e também Psicanálise pela Faveni, Psicopedagogia pela UNIFACS e Teologia pela Faculdade Iguaçu.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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