Execução fiscal responsavel pela elevação de processos

20/06/2023 às 14:49
Leia nesta página:

EXECUÇÃO FISCAL RESPONSAVEL PELA ELEVAÇÃO DE NUMEROS DE PROCESSOS JUDICIAIS NAS COMARCAS.

A fazenda pública municipal e o principal responsável pela elevação de números de processos judiciais nas comarcas por consequências dos processos de execução fiscais.

Notamos que a fazenda publica de alguns municípios vem onerando os contribuintes fazendo as cobranças via judicial e também via extrajudicial- Processo de execução e protesto tudo ao mesmo tempo, isto onera o contribuinte em 02 despesas.

A execução fiscal representa um terço dos processos judiciais que tramitam nas comarcas, o que evidentemente gera grande impacto sobre o congestionamento judicial.  que propicia sobremaneira o estrangulamento do Poder Judiciário, o protelamento e o não pagamento da dívida pública e a certeza de impunidade aos maus pagadores. Assim, defende-se a adoção de algumas medidas necessárias à eficácia e à eficiência da execução fiscal.

Instituir melhorias na instância administrativa, exigindo a obrigatoriedade de as questões tributárias e administrativas serem submetidas à apreciação dos organismos julgadores administrativos antes de serem levadas à jurisdição judicial;

Sugiro que através da comissão do consumidor OAB possa intervir junto ao Executivo de cada município que abstenta de executar e protestar o contribuinte ao mesmo tempo. Tem que optar por uma tentativa de conciliação junto ao devedor. isto vai trazer um grande beneficio para os contribuintes e também vai diminuir a carga de processos junto ao judiciário.

Nas pequenas comarcas os andamentos processuais – civil – previdenciário, criminal – família acabam demorando muito para finalizar por conta da demanda dos processos execuções fiscais.

Tem caso em que a fazenda pública municipal faz cobrança via judicial de valor abaixo de 500,00 (quinhentos reais) isto poderia ser resolvida via administrativa e não via judicial.

Peço que a comissão do direito ao consumidor da OAB que venha intervir junto ao poder executivo de cada comarca tentar uma solução em favor do contribuinte e também para diminuir os processos no judiciário.

Sérgio Francisco Furquim

OAB MG 453.586

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos