O que a greve dos artistas e roteiristas norte-americanos tem a nos ensinar?

26/07/2023 às 18:08
Leia nesta página:

No dia 13 de julho deste ano foi anunciada pelo Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG -AFTRA) a greve da classe. Esse foi um movimento que veio reforçar a paralisação dos roteiristas que já dura mais de dois meses. Do outro lado da mesa estão os estúdios e as plataformas de streaming representados pela associação patronal Alliance of Motion Picture and Television Producers.

Dentre as principais reivindicações estão reajuste salarial, melhorias na distribuição dos pagamentos residuais e royalties pelas reexibições das produções e estipulação de regras para o uso de conteúdo gerado por Inteligência Artificial.

Com a classe artística parada, a perspectiva de continuidade das produções tão aguardadas pelo público fica essencialmente prejudicada. E, para além do receio geral, permeiam os debates a seguinte reflexão: afinal qual é o “peso” dos artistas e produtores de conteúdo na milionária indústria do entretenimento?

Como em toda relação contratual que envolve financiamento, é usual que a parte que detém o poder econômico dite as regras. E no setor audiovisual não é diferente.

Responsável por boa parte do financiamento privado das produções audiovisuais, as plataformas de streaming, aqui chamadas de “grandes players”, vêm, nos últimos anos, dando o “tom” do funcionamento do mercado. E como isso chega até nós e impacta a produção de conteúdo brasileiro?

O primeiro grande impasse que podemos observar é a flagrante disparidade legislativa enfrentada. A lei autoral brasileira tem como fonte principal o direito do autor francês (“Droit D’ Auteur”) que tem na figura do criador o seu foco central de proteção; ao passo que esses “grandes players” têm a sua atuação pautada na escola de pensamento do “Copyright” de origem britânica, que visa priorizar a livre circulação de conteúdo com foco na preservação do proveito econômico.

O resultado dessa disparidade aliado ao poderio econômico dessas plataformas investidoras é a formalização de contratos muitas vezes desiguais e com poucas ou quase nulas chances de negociação para o artista.

Além da urgente necessidade de regulamentação através de políticas públicas sólidas para esse setor, um aspecto importante que merece atenção, suscitado com a greve em Hollywood, é o quanto a indústria entende e processa a imprescindibilidade dos criadores e artistas? Até quando serão encarados como o “elo mais fraco” quando, na realidade, são o sangue que corre nas veias da produção audiovisual?

Sem artista não há conteúdo. Que os bons ventos de ressignificação que se formam na América do Norte soprem e tragam mudanças significativas para as bandas de cá. É o que se espera e é preciso para subsistir de forma sustentável.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Carol Bassin

Advogada especializada em propriedade intelectual, legislação de incentivo e proteção autoral, com experiência de atuação no suporte jurídico e estratégico ao mercado de produção cultural, mídias digitais e negociações envolvendo licenciamento de direitos, consultora jurídica e business affair da agência Condé+ e membro efetivo da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB-RJ

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos