Qual o sentido de EDUCAÇÃO?

22/08/2023 às 15:21
Leia nesta página:

A Educação voltada para a formação do cidadão ativo e responsável jamais poderá ser distanciada da reflexão crítica sobre o mundo vivido por ele.

Disciplinas como Sociologia, Psicologia e Filosofia jamais podem ser ignoradas, na medida que envolvem a reflexão mais aprofundada sobre o mundo em que se vive .

A Sociologia, por exemplo, analisa os grupos humanos e as características dinâmicas da integração das pessoas que fazem parte deles.

Quanto a Psicologia, analisar o comportamento humano é fundamental para a compreensão e o desenvolvimento das aptidões das pessoas , por si mesmas e junto agrupamento humano vivido interiormente.

O reconhecimento filosófico, por sua vez, leva a meditações e percepções intelectuais cada vez mais profundas, chegando a causas e efeitos do mundo cultural, na chamada metafísica e suas concepções mais fundamentais e ampliadas também!!!!!

Na medida em que uma grade escolar elimina esses temas, substituindo-os por apenas conteúdos técnicos elementares, sem qualquer aprofundamento, a fragilidade disso tudo é evidente, quando não se prepara satisfatoriamente nem para estudos mais avançados, nem se profissionaliza esse aluno, cuja formação híbrida e precária não estabelece conexões realmente significativas para uma carreira, nem acadêmica e nem profissional.

A defesa disso certamente não é por motivos de melhor aprendizado dos alunos, e seu direcionamento realmente expressivo para o mercado de trabalho, cabendo aos pais e alunos interessados uma correção de rumos, se possível, para não perderem tempo com esse tipo de fraude cultural, que pode gerar lucros pessoais para os que se beneficiam economicamente com eles, jamais se importando com a história de sucessos ou de fracassos daqueles que recebem o mau improvisado.

As instituições sociais tenderão a excluir esses alunos e a condenar esse tipo de graduação cultural fraca.

Sem visão crítica, formação acadêmica adequada e base técnica expressiva para o mercado de trabalho, realmente muito dinheiro gasto oficialmente representará perdas ao erário público e a formação da Cidadania plena, de quem poderia fazer acontecer e dificilmente o fará!

Sobre o autor
Sergio Eduardo Rudge Bortoli

Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Administrativo, Graduado e Licenciado em Direito e Letras.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos