5 Cuidados antes de comprar um imóvel de herança

29/08/2023 às 11:45
Leia nesta página:

Adquirir um imóvel objeto de inventário pode ser bem atrativo considerando que muitas vezes os herdeiros precisam levantar valores para custear o procedimento ou simplesmente tem urgência. Assim, é possível celebrar um bom negócio, no entanto é preciso estar atento para alguns cuidados muito importantes para que a transação seja segura.

Tal como qualquer negócio envolvendo imóveis, a cessão de direitos hereditários também necessita de diligências prévias (due diligence) a fim de se avaliar os riscos envolvidos no negócio como a existência de ônus ou gravames sobre o bem, a fase processual em que o inventário se encontra, eventuais processos judiciais em curso cujo espólio é parte, entre outras.

Hoje vamos falar sobre 5 cuidados que você precisa ter antes de comprar um imóvel objeto de um inventário:

Cuidado nº 1NOMENCLATURA ADEQUADA: Não se trata de uma compra e venda comum, mas sim de uma cessão de direitos, isto porque o (s) herdeiro (s) não detém a propriedade plena do imóvel, podendo somente ceder seus direitos sobre este.

Cuidado nº 2LEGITIMIDADE: é necessário verificar se a (s) pessoa (s) com quem você está negociando a aquisição do imóvel de fato tem diretos sobre ele. É preciso analisar a matrícula atualizada do imóvel e verificar quem é o proprietário dele. Constatando que o proprietário de fato é falecido, a pessoa que está lhe cedendo os direitos sobre o imóvel é de fato herdeiro?

Cuidado nº 3RESTRIÇÕES: Assim como em uma compra e venda comum, é necessário averiguar a existência de penhoras, hipotecas ou ônus reais que possam comprometer o imóvel.

Cuidado nº 4FORMA PRESCRITA EM LEI: o artigo 1793 do CC determina que a Cessão de Direitos precisa ser por instrumento público, caso seja feita por instrumento particular não terá validade. Lembrando que antes da escritura pública de cessão pode (e é muito recomendado) que seja feito um instrumento particular de promessa, a fim de vincular as partes e prever outros detalhes contratuais.

Cuidado nº 5A CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS NÃO GARANTE O RECEBIMENTO DO IMÓVEL OBJETO DA HERANÇA: A cessão de direito hereditários é um negócio jurídico aleatório que envolve altos riscos e, por isso, a importância de se adotar cautelas para realizar um negócio seguro. A cessão de direitos hereditários não conclui a transferência dos bens objeto da herança, ela depende do inventário para ser concluída.

Por isso é sempre recomendável o acompanhamento e a análise do negócio por profissional especializado, só assim será possível reduzir riscos e trazer solidez aos negócios envolvendo imóveis.

Sobre a autora
Janine Bertuol Schmitt

Bacharel em Direito pela UNISC (2009), pós-graduada em Direito Imobiliário pela Universidade Estácio de Sá (2017). Atuação em assessoria jurídica e contencioso nas áreas de direito de sucessões (inventários e partilha), societário e direito imobiliário (assessoria jurídica para urbanizadoras, imobiliárias, construtoras, corretores). Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Subseção de Santa Cruz do Sul/RS (2020/22). Escritora em portais jurídicos (Jusbrasil, Jus.com.br, Direito Net), em revistas jurídicas (Diário das Leis - Boletim do Direito Imobiliário e Revista Síntese do Direito Imobiliário) e jornais locais (coluna quinzenal no Riovale Jornal 2017/19).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos