Breves Considerações sobre a Nova Lei de Licitações

12/09/2023 às 20:05
Leia nesta página:

Licitações conforme a Lei nº 14.133/2021

1) O QUE É LICITAÇÃO? É o procedimento precedido de ato administrativo (geralmente edital de licitação) que aufere a seleção da proposta mais vantajosa para contratação com a Administração Pública (incluindo outorga de Permissões e Concessões) obedecendo a ISONOMIA (igualdade entre os licitantes), a FINALIDADE e o DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL.

Então, saiba que não pode a Administração Pública tão somente ir atrás da proposta mais vantajosa, mas também obedecer a Igualdade de Participação entre os Licitantes e cumprir a finalidade do procedimento e ademais, cumprir a concretização do Desenvolvimento Nacional Sustentável (neste último entra principalmente a questão de gestão da máquina pública, promovendo o equilíbrio social, abarcando em conferir prerrogativas às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em conformidade à Lei 123/2006).

Pra quê existe a licitação? Evitar contratos superfaturados e sobrepreços, coibir finalidades distintas do interesse coletivo, etc.

2) Quem é Competente para legislar sobre Licitação: O significa COMPETÊNCIA em primeiro lugar? Competência é quem é que deve e pode fazer algo; A competência privativa e exclusiva de instituir leis GERAIS sobre Licitação é da União. Mas, os Estados e Municípios e Distrito podem editar normas específicas sobre licitação desde que em conformidade com as leis gerais balizadas pela UNIÃO, OK?

3) SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESA PÚBLICA: Lei competente específica que é o Estatuto destas que regulamentará as licitações para elas; LEI 13.303/2016. Exemplo de Sociedade de Economia Mista: Banco do Brasil; Exemplo de Empresa Pública: Petrobrás. (Isso só será aprofundado em material específico, ok? Vamos por partes. Não são regidas pela Lei nº 14.133/2021 mas devem licitar:  empresas públicas, as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias (exceto no que diz respeito aos crimes em processo licitatório);

4) QUEM DEVE REALIZAR PROCEDIMENTO LICITATÓRIO EM REGRA GERAL? Administração Pública Direta (Estados-membros, Municípios, Distrito federal, União – abrangendo neste Órgãos do Legislativo e Judiciário no exercício da função ATÍPICA Administrativa e claro os órgãos do Executivo que exercem função TÍPICA ADMINISTRATIVA), além de fundações públicas e Autarquias e entidades e fundos especiais controlados diretamente ou indiretamente pela Administração Pública.

Ex: O DETRAN deve obedecer a Lei 14.133/2021? Sim, pois é um órgão do Poder Executivo – é uma estrutura decorrente da DESCONCENTRAÇÃO ADMINISTRATIVA; OBS: Existe a desconcentração (órgãos – hierarquia) e a Descentralização (autarquias, etc, a quem são delegadas poderes e é um novo instituto, que chamamos de ENTIDADE, através de lei por outorga); (mais informações em material específico, Direito Administrativo é o maior órgão de uma Nação em que seja corolário o Estado Social).

OBS: Convênios não precisam de licitação.

5) PRINCÍPIOS NORTEADORES DA LICITAÇÃO: EM PRIMEIRO LUGAR: Os supraprincípios do Direito Administrativo: 1) Supremacia do Interesse Público sobre o Particular e 1) Indisponibilidade do Interesse Público; e LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (os basilares do Direito Administrativo segundo o art. 37, caput da Constituição federal) + Vinculação ao Instrumento Convocatório, Igualdade, Probidade Administrativa e Julgamento Objetivo + interesse público, planejamento, transparência, eficácia, segregação de funções, motivação, segurança jurídica, razoabilidade, competitividade, proporcionalidade, celeridade, economicidade e desenvolvimento nacional sustentável. (art. 5º, da Lei 14.133) + LINDB (é uma Lei Super Importante de Normas do Direito Brasileiro)

Você está falando grego, Greice, calma:

  1. SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PARTICULAR: Significa que o Interesse público coletivo deve se sobressair ao interesse de um cidadão ou cidadãos particulares. Isto é absoluto? Nada no Direito é absoluto, então o próprio princípio da Indisponibilidade do Interesse Público serve como um freio.

Quer saber um freio do Estado Constitucional? O Próprio Estado Democrático de Direito (que significa o Estado cria regras para os cidadãos e também deve segui-las) confere que a Supremacia do Interesse Público respeite outros princípios e regras que devem ser obedecidas pelo Estado (em sentido amplo, ok?), senão, é um ato irregular e não merece prosperar no mundo jurídico.

  1. INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO: Os Administradores devem obedecer o que diz a lei e não podem agir de acordo com os seus interesses. E quando a lei deixa margem de escolha para o Administrador? Aí que entra o MÉRITO ADMINISTRATIVO (composto pela oportunidade e conveniência – Judiciário não entra no mérito administrativo – mas pode aplicar a proporcionalidade e a razoabilidade nas decisões oportunas e convenientes da Administração Pública)

  2. LEGALIDADE: Obedecer e agir em conformidade com a lei; mérito administrativo é a margem de escolha subjetiva ao Administrador Público dentro da Legalidade;

  3. IMPESSOALIDADE: Significa não favorecer um Licitante em relação ao outro e também proibi não cumprir finalidade diversa do interesse público;

  4. MORALIDADE: Agir de acordo com a Moralidade Pública, obedecendo também padrões éticos e morais;

  5. PUBLICIDADE: Atos devem ser públicos;

  6. EFICIÊNCIA: autoexplicativo; é cumprir a finalidade a que se propõe e sem morosidade.

  7. VINCULAÇÃO AO EDITAL LICITATÓRIO – O Edital, em conformidade às leis e à Constituição, é a REGRA PRIMORDIAL daquele procedimento licitatório específico, devendo ser seguido fielmente. O Edital deve ser claro, transparente e público. A formulação do Edital está à sombra da Discricionariedade. A partir do momento que o Edital é público, a Administração está VINCULADA às regras que esta propôs. O edital pode ser impugnado por qualquer um. O edital pode ser anulado, declarado nulo ou invalidado? Sim, sim e sim.

  8. SIGILO DAS PROPOSTAS: Propostas Sigilosas até a data da abertura dos Envelopes de Propostas, não viola a Publicidade, e no Pregão Eletrônico o que geralmente acontece? Anexa proposta ao Sistema conjuntamente com os documentos de regularidade e demais exigidos no Edital.

  9. COMPETITIVIDADE E ISONOMIA: Todos podem participar e em igualdade de condições e observando tratamento diferenciado (veja isso como se fosse uma ação afirmativa, uma cota) às MICROEMPRESAS e de Pequeno Porte;

  10. ECONOMICIDADE: Que não onere em demasia a Administração Pública (quando houver Termo de dispensa de licitação e Parecer atinente, pode usar este princípio como fundamentador);

  11. SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES: Cada etapa do procedimento deve ser realizada por agente diverso, obstando fraudes por exemplo;

  12. SEGURANÇA JURÍDICA: Normas jurídicas futuras não podem modificar situações passadas. Isso ocasionaria uma instabilidade jurídica.

  13. MOTIVAÇÃO: Os atos devem ser fundamentados fática e juridicamente, obedecendo o elemento do ato administrativo FORMA;

  14. CELERIDADE: O mais rápido possível.

  15. DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL: Gerir a máquina pública obedecendo o equilíbrio econômico-financeiro em sede nacional e regional; Ex: prerrogativas das ME e EPP;

  16. RAZOABILIDADE: Atos não podem fugir ao bom senso comum;

  17. PROPORCIONALIDADE: Atos devem ser adequados e necessários à finalidade específica daquele procedimento licitatório.

6) Licitações realizadas no exterior: vigoram os princípios desta Lei, mas com verificações das peculiaridades locais dos Estados estrangeiros, e a regulamentação a respeito deve ser editada por Ministro de Estado;

7) REGRA GERAL: Aplicação desta lei para alienação (venda) e concessão de direito real de uso de bens (hipoteca, penhor, etc), compra, inclusive por encomenda, locação (que é alugar bens etc); concessão e permissão de uso de bens públicos, prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados, obras e serviços de arquitetura e engenharia e contratações de tecnologia da informação e de comunicação.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

8) NÃO SE APLICAM A: CONTRATAÇÕES SUJEITAS À LEGISLAÇÃO PRÓPRIA, GESTÃO DE DÍVIDA PÚBLICA, OPERAÇÕES DE CRÉDITO E CONTRATAÇÃO DE AGENTE FINANCEIRO E DECORRENTES DESTA.

9) NÃO SE APLICA o tratamento diferenciado previsto 123/2006 (Microempresa e pequeno porte) (MUITO IMPORTANTE) no processo licitatório quando modalidade CONCORRÊNCIA em: A) Aquisição de bens (compra de bens) e contratação de serviços em gerais ultrapassarem 4.800.000,00; B) OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA que ultrapassem ultrapassarem 4.800.000,00. OBS: A obtenção de benefícios de ME e EPP vale sim para àquelas que em 1 (um) ano ainda não tenham celebrado contratos com a Administração Pública cujos valores somados extrapolem a receita bruta máxima de 4.800.000,00, devendo o órgão ou entidade exigir da empresa ME ou EPP participante da licitação a declaração de observância desse limite na licitação. OBS2: Nas contratações com prazo de vigência superior a 1 (um) ano, será considerado o valor anual do contrato.

10) É obrigatório às Microempresas e Empresas de Pequeno porte (vide art. 42 a 49 da L 123/2006): a) COMPROVAÇÃO da Regularidade Fiscal e Trabalhista no momento da assinatura do contrato mesmo que haja restrição; b) prazo de 5 dias úteis podendo ser prorrogado por mais 5 dias úteis para apresentar documentação;

10) TIPOS DE LICITAÇÃO:

a) MENOR PREÇO (quando os produtos não possuem característica especial. Ex: caneta preta esferográfica);

b) MAIOR DESCONTO (referência ao preço global contido no Edital; termos seguintes e aditivos devem ser abrangidos e sofrer aplicação);

c) MELHOR TÉCNICA OU CONTEÚDO ARTÍSTICO (qualidade do produto ou serviço – aplicável para a modalidade Concurso também)

d) MELHOR TÉCNICA E MENOR PREÇO (qualidade do produto, melhor técnica do prestador de serviço ou do bem e menor preço);

e) MAIOR LANCE (muito muito geralmente em caso de Leilão)

f) MAIOR RETORNO ECONÔMICO (contrato de eficiência; maior e melhor economia para a Administração Pública);

11) MODALIDADES DE LICITAÇÃO

OBS: Não existe mais Tomada de Preço e Convite;

OBS2: Revogado a lei e o instituto do Regime Diferenciado de Contratações (RDC);

  1. Concorrência: Contratação de Bens e serviços especiais e de obras e manutenção e serviços inclusive os de engenharia; qualquer um pode participar; Tipos de licitação: todos; geralmente grande vulto, mas a nova lei não prevê distinção de valor por modalidade licitatória;

  2. Concurso: escolha do melhor trabalho técnico, científico ou artístico; incentivo ao desenvolvimento cultural; recebimento de prêmios e valores aos vencedores;

  3. Leilão: Sempre do tipo maior lance; para alienação (venda) de bens;

  4. Pregão: Aquisição de bens (leilão reverso) e contratação de serviços comuns; Tipos: maior preço ou maior desconto; O mais utilizado, pois a maioria dos serviços vem sendo considerado comuns pelos operadores do Direito;

  5. Diálogo Competitivo: A Administração Pública seleciona candidatos licitantes conforme critérios objetivos e realiza diálogo de propostas para com estes; Objeto de Complexidade; Contratação de obras, serviços e compras; Trazido do Direito Internacional pela lei de 2021; Negociação de propostas apenas na fase inicial de definição do objeto e não na contratação!

- Licitação para Registro de Preços: Serviço ou bens comuns padronizados sem complexidade e utilizados com frequência, portanto, a Administração licita para o registro de preços, em eventual ou posterior contratação. Ata de registro de preço tem validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogada por mais 1 (um) ano. Depois disto, acabou a validade.

12) DESEMPATE NA LICITAÇÃO

Caso haja empate observar sucessivamente:

1º) Disputa final com novas propostas;

2º) Avaliação de desemprenho contratual prévio dos licitantes (em casos anteriores);

3º) Equidade entre gêneros e condições de trabalho;

4º) Desenvolvimento de programa de integridade (compliance; de respeito às regras da Administração Pública);

Caso ainda haja desempate, adota-se o critério de preferência:

  1. Empresas regionais municipais ou estaduais;

  2. Empresas brasileiras;

  3. Empresas que investem na pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Brasil;

  4. Empresas que comprovem prática de mitigação (redução) de produção de gases poluentes;

SUPEROBS: Em critério de Desempate Geral, a preferência é da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Por que? Aplicação da Lei Complementar 123/2006! Se ME e EPP apresentar proposta igual ou superior em até 10% de empresa comum, considera-se empate em modalidades que não o pregão, pregão é igual ou superior a 5%.

13) INTERVALO MÍNIMO: É o intervalo entre a última publicação do edital e a data da abertura dos envelopes das propostas;

  1. Compra de bens: 8 dias úteis (menor preço ou desconto); 15 dias úteis nos demais casos;

  2. Serviços e Obras: 10 dias úteis (menor preço ou maior desconto); 25 dias úteis (menor preço ou maior desconto serviços especiais); 60 dias úteis (contratação integrada); 35 dias úteis (semi-integrada e outras);

  3. Venda de bens: 15 dias úteis;

  4. Contratos especiais: 35 dias úteis (melhor técnica ou conteúdo artístico ou técnica e preço);

14) AGENTES DE LICITAÇÃO: Ou é um servidor público designado ou uma Comissão de Licitação (mesmo não sendo necessário mais segundo a nova, ainda é viável e pertinente de acordo com cada peculiaridade de concretude fática);

- Preferência por servidor público efetivo (concursado);

- Com qualificação na área;

- Conhecimento técnico e especializado;

- Não pode ser companheiro, cônjuge ou parente colateral ou por afinidade até o terceiro grau de licitantes ou contratados habituais;

- Não pode ter relação civil, técnica, comercial, trabalhista, ou financeira com licitantes ou contratados habituais.

15) PROCEDIMENTO E FASES PROCEDIMENTAIS DA CONCORRÊNCIA E DO PREGÃO

1º) FASE PREPARATÓRIA: Exposição dos motivos da contratação e da definição do objeto a ser contratado;

2º) DECLARAÇÃO DE ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DESPESAS DE CARÁTER CONTINUADO – Segundo a Lei Plurianual e o Orçamento Público;

3º) EDITAL; PREFERÊNCIAS DO EDITAL; TIPO DE LICITAÇÃO, MODALIDADE, REGRAS; PUBLICAÇÃO DO EDITAL;

4º) INTERVALO MÍNIMO;

5º) APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E LANCES;

6º) JULGAMENTO;

7º) HABILITAÇÃO;

8º) RECURSO;

9º) ENCERRAMENTO E REALIZAÇÃO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO COM O LICITANTE VENCEDOR;

16) INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO: Quando a competição for impossível; ex: Contratação específica ou único produtor nacional (não há competição), etc.

17) DISPENSA DE LICITAÇÃO (PRINCIPAIS): OBS: Todas hipóteses de dispensas são taxativas.

  • contratação que envolva valores inferiores a R$ 114.416,65, no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores;

  • para contratação que envolva valores inferiores a R$ 57.208,33, no caso de outros serviços e compras.

18) OUTROS PONTOS RELEVANTES SOBRE MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

- DEVE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REALIZAR LICITAÇÃO EXCLUSIVA PRA ME E EPP: quando o valor for de até 80 mil;

- ACIMA DE 80 MIL: COTA DE 25% DO OBJETO PARA ME E EPP;

- PODE DISPOR SOBRE A SUBCONTRATAÇÃO DE ME E EPP EM AQUISIÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS;

Sobre a autora
Greice Paula Miranda Serra

Advogada, Assessora jurídica, Pós-graduada em Direito Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos