Sofrer uma multa no trânsito nem sempre é algo justo. Muitas vezes é uma multa equivocada e que você pode recorrer. Para isso, contar com um advogado faz você ter mais chances de obter sucesso no recurso.
Mas você sabe qual o papel do advogado de trânsito no recurso de multa?
Veja, neste artigo, qual é o papel do advogado no recurso de sua multa de trânsito e entenda um pouco mais da importância desse profissional nos recursos de multa!
Veja o papel do advogado no recurso de multa
O recurso de multa, em um primeiro momento, é administrativo. Depois que você recebe uma multa, se desejar recorrer, o direcionamento do recurso é ao próprio Detran.
Apesar de não ser um processo judicial, o advogado tem um papel fundamental, assim como em outros atos extrajudiciais e administrativos. Isso porque, com o auxílio de um profissional qualificado, você vai conseguir obter orientações para embasar melhor o recurso.
O papel do advogado vai ser orientar você sobre quais provas utilizar para provar o que você entende estar errado na multa, vai criar toda a parte argumentativa do recurso e elaborar um recurso bem estruturado e organizado.
Além disso, também é papel do advogado de trânsito informa você sobre as possíveis consequências da multa e sobre todo o trâmite do recurso. Assim, você poderá ficar mais tranquilo, pois saberá que seu recurso estará sendo tratado por uma pessoa capacitada.
Entenda como o advogado pode ser um diferencial nesse tipo de processo
Além do que você já viu no tópico anterior, o advogado é muito importante no recurso de multa para você não corra risco de perder o prazo de interposição. Depois de perder o prazo, não há o que fazer e você vai ter que arcar com as consequências da multa. Por isso, o papel do advogado, também nessa questão, é de um grande diferencial.
Ademais, o advogado tem o conhecimento dos diferentes tipos e momentos de interposição de recursos administrativos da sua multa. Não existe apenas um recurso, e isso o advogado vai poder orientar você de forma detalhada e seguir a maneira correta de seguir adiante com seu recurso.
Caso na primeira interposição do recurso, seu pedido não seja aceito, ainda há outra possibilidade administrativa para recorrer, e isso tudo quem tem prática e conhecimento detalhado é o advogado de trânsito, que é quem pode fazer a diferença no seu recurso.
Portanto, contar com um profissional nesse momento é de grande importância. O papel que ele exerce tem impacto em diversas questões em seu recurso, desde a questão do cumprimento de prazos, até na questão de obter provas e fazer as perguntas certas que poderão ajudar você na construção do recurso.