Lute como uma garota

14/01/2024 às 14:11
Leia nesta página:

ARTIGO

LUTE COMO UMA GAROTA

Natasha Tozzi

INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais são ações feitas em grupos na sociedade que lutam por alguma causa social, normalmente eles são gritos de pessoas que não são ouvidas no processo da democracia, e com isso, eles vêm mudando com os passar dos anos, sendo bastante dinamica e nem sempre as teorias vem seguindo a dinamização.

As lutas coletivas sempre foram objeto para esudos em diferentes áreas, surgindo com o nascimento da própria sociologia e a noção ação coletiva, onde significava a completa interiorização das normas e convenções sociais.

1. CAPÍTULO 01 (Os Primeiros Movimentos Sociais)

Os primeiros movimentos sociais objetivavam resolver os problemas das classes sociais e da politica, como a ampliação do direito ao voto. Alguns sociólogos como Marx, enchergava os movimentos como uma revolução, a procura de um novo poder burocrático e até a maior coesão social.

Outros pensadores como Gabriel de Tarde, viam como um perigo iminente, sendo movimentos em massa, tendem a seguir caminhos irracionais que pertubariam a ordem vigente.

Um dos movimentos sociais mais antigos feitos em massa foi a Queda da Bastilha, marcando a Revolução Francesa, em 1789, responsável pela queda da monarquia absolutista francesa. Outro grande movimento que teve iniciativa até os dias atuais foi o movimento sufrágista, primeira onde feminista, onde foi organizado por mulheres que exigiam seu direito ao voto e a participacao cidada na politica.

A participacao feminia é dividida em tres momentos: direito ao voto em 1932, o movimento feminista feito para direitos amplos, ocorrido em 1970 e em 1988 a Constituiçã.

1.1. Tópico 01 (A Origem)

Na passagem do seculo XIX para o seculo XX, os sindicatos defendiam os trabalhadores da exploracao patronal, inspirados nas ideias marxistas, onde influenciou toda uma tradição na definição de movimento social, como as ideologias de boa parte dos movimentos sociais e partidos politicos pelo mundo. Na década de 1960, com as sequelas da Segunda Guerra Mundial, e em seguida Guerra Fria, surgiram novos coletivos, ações e movimentos.

As mulheres tambem fizeram movimentos sociais, para lutar por seus direitos, com isso buscando a liberdade sexual e o tratamento igualitario entre os gêneros, organizaram em volta dos problemas especificos, junto com o surgimento da pilula antinconcepcional, a vida sexual das mulheres começou a modificar, fornando conscientes que poderiam valorizar a sexualidade com o direito de prazer sem ter o risco de gravidezes nao desejadas. As escolaridades das mulhres cresceram, e o mercado de trabalho aumentou.

Simone de Beauvoir foi uma dos maiores icones dos movimentos feministas, onde escreveu varios livros sobre o papel da mulher na sociedade. Ela escreve a famosa frase: “ninguém nasce mulher: torna-se mulher” e “nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”. Ela defende que o sexo é um fator biológico, diferente do gênero onde constitui a sociedade, criticando a hierarquia entre homens e mulheres e a opressao moral e religiosa.

  1. Subtópico 01 (Movimentos Feministas)

Em 1827, meninas conquistaram o direito de estudar em turmas de colegial. Nos anos de 1879, conquistaram o direito de estudar em faculdades e universidades. O partido Republicano Feminino foi o primeiro partido voltado para os interesses femininos, em 1910. O voto foi conquistado em 1932. Em 1974, mulheres passaram a obter cartao de credito sem autorizacao de pai e marido. No ano de 1962, criou o Estatuto da Mulher Casada, logo apos em 1977, tornou opcional o divorcio a Lei Maria da Penha, criada em 2006, e a lei do Feminicidio em 2015.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando todas as conquistas feministas como a igualdade a todos, a licença-maternidade, aposentadoria para trabalhadoras rurais, infelizmente não são suficientes, mesmo que as mulheres sao a maioria da população e do eleitorado, elas nao sao representadas do jeito que deveriam ser, e a desigualdade ainda persiste, desde os tempos historicos. Levando os fatos mencionados, quais serão as próximas conquistas feministas brasileiras?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livros:

Beauvoir, Simone De. O Segundo Sexo. Pais: França. Editora Nova Fronteira, ano, 1949.

KARAM, Maria Lucia. Os paradoxais desejos punitivos de ativistas e movimentos feministas.

OLIVEIRA de, Kamila Pagel. A trajetória da mulher na política brasileira: as conquistas e a persistência de barreiras. Cidade: Minas Gerais, ano 2014.

TELES, Amelinha. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1999.

Artigos na internet:

PORFIRIO, Francisco. Movimentos Sociais. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos