Quer ser um bom Prefeito?

Siga esta sugestão

16/01/2024 às 06:15
Leia nesta página:

Não há muitas diferenças entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos, como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros, abrigam temas como a busca por melhores condições de trabalho para os colaboradores, os cuidados com o meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos, o respeito à gestão dos recursos humanos que com eles colaboram. Este quadro, resumidamente, se completa para os gestores municipais, diante da necessidade de convivência diária com o jogo político local, além das relações junto à sua comunidade e, ainda, junto aos governos estadual e federal. Portanto, amplia-se mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal.

Eles precisam de assessoria, orientação, estudo… precisam ficar antenados e ser conhecedores de políticas públicas que deram certos em outras cidades.


Os mandamentos para administrar uma pequena cidade.

1- Colocar gente honesta e competente nos cargos de responsabilidade, se possível sem vínculo político.

Parar de nomear apaniguados para comporem os Conselhos Municipais.

Dar prioridades para a Educação e a Saúde - Valorizar a figura do professor e Profissionais da Saúde, sobretudo valorizando seu salário. O professor precisa se sentir reconhecido pela administração pública, não se pode cobrar de uma classe trabalhadora sendo que seu salário mal dar para as necessidades básicas do dia-a-dia.

Excluir qualquer ato ou atitude que lembre alguma coisa como perseguição política.

O prefeito que persegue, maltrata e até mesmo demite, aquele servidor humilde, honesto, simplesmente porque este tem opinião, pensamento diferente da sua.

A liberdade de expressão há de ser respeitada dentro de respeito mútuo.

2- Um bom prefeito é aquele que é administrador, empreendedor e buscar soluções para o desemprego é uma meta não há ser buscada, mais, sim, alcançada. Busca permanente por parcerias empresariais e todos os que podem e tem capacidade financeira de investir no município.

3- O prefeito deve acompanhar o trabalho realizado pelas secretarias para garantir que as metas e propostas estipuladas sejam cumpridas. As nomeações para as secretarias deveriam ser baseadas em critérios técnicos, mas nem sempre é assim.


Ações que devem ser feitas pela prefeitura

O trabalho do prefeito, como já vimos, inclui a gestão de toda a cidade, e é papel dele garantir a gestão dos recursos para o cumprimento dos seus deveres. A prefeitura deve coordenar:

  • Construção e manutenção de escolas, bem como o pagamento dos profissionais;

  • Pavimentação das ruas;

  • Limpeza das ruas;

  • Construção de parques e praças;

  • Garantir a segurança pública com a guarda municipal;

  • Organizar e gerir o trânsito;

  • Apresentar projetos para serem apreciados na Câmara Municipal, etc.

  • Dar prioridade na saúde e na educação.

  • Dar assistência as pessoas com deficiência e aos idosos.

  • Respeitar o meio ambiente e fazer a fiscalização para não haver desmatamentos.

  • Incentivar o comércio da cidade e incentivar os grandes empresários para instalar indústrias em nosso município.

  • Dar assistência técnica ao produtor rural e ao trabalhador rural avulso.

  • Monitorar periodicamente as estradas rurais fazendo manutenção de tapa buracos e limpeza para com os matos que tomam conta da via pavimentada e via de chão batido.

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos