Capa da publicação Revista Jus Navigandi conquista Selo Diamante e reforça compromisso com Ciência Aberta e Acesso Livre
Artigo Destaque dos editores

Revista Jus Navigandi conquista Selo Diamante e reforça compromisso com Ciência Aberta e Acesso Livre

20/03/2024 às 12:05
Leia nesta página:

O selo Diamante é um reconhecimento à promoção da Ciência Aberta e do Acesso Livre, e ressalta o processo de publicação facilitado para a comunidade jurídica.

A Revista Jus Navigandi foi agraciada com o selo Revista Diamante, um reconhecimento que evidencia a excelência dos periódicos em alinhamento com as políticas editoriais internacionais que fomentam a Ciência Aberta e o Acesso Livre à informação científica.

Esta distinção é promovida pelo Miguilim, o Diretório das Revistas Científicas Brasileiras, administrado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Miguilim foi criado com o objetivo de consolidar informações relativas às revistas científicas editadas no Brasil, oferecendo uma compilação detalhada das políticas editoriais de uma vasta gama de publicações científicas nacionais.

Além disso, o IBICT desempenha um papel crucial na catalogação internacional de periódicos brasileiros. A Revista Jus Navigandi, especificamente, está registrada como uma publicação periódica online, sob o código ISSN 1518-4862.

Este selo Diamante se soma a uma série de reconhecimentos obtidos ao longo de quase 28 anos de comprometimento com a divulgação jurídica de acesso aberto.

A Revista Jus Navigandi foi a pioneira entre os sites jurídicos de entidades privadas a ser indexada no Sistema Qualis e no Portal Periódicos, iniciativas geridas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação .

Por mais de uma década, a Revista é catalogada no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

De acordo com o editor executivo Rodrigo Chaves de Freitas, a Revista Jus Navigandi permanece dedicada à promoção da ciência aberta, assegurando padrões elevados de qualidade e promovendo o acesso irrestrito ao conhecimento.

O processo de publicação simplificada encoraja profissionais e estudantes a disseminar pesquisas em Direito e áreas afins. Após verificação inicial, os preprints são disponibilizados na página pessoal do autor no Jus, em até 72 horas. Na etapa seguinte, a obra é submetida ao conselho editorial. As colaborações selecionadas são disponibilizadas também na Revista Jus Navigandi, com maior visibilidade e prestígio acadêmico.

Contribua para o avanço do conhecimento jurídico e da ciência aberta: Publique no Jus

Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

JUS NAVIGANDI, Jus.com.br. Revista Jus Navigandi conquista Selo Diamante e reforça compromisso com Ciência Aberta e Acesso Livre. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7567, 20 mar. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/108774. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos