Nos últimos tempos, muito se houve a respeito de rotinas de trabalho, por vezes, infinitas, prazos, prazos e mais prazos (acredito que ultimamente todos trabalhamos com prazos) somados à luta incessante contra a perda destes, bem como cansaço e desgaste do dia-a-dia, finalizando com elaborações de projetos monstruosos visando um único fim: a entrega ao cliente de forma satisfatória, pontual e sem prejuízos.
Pois bem, ao enfrentar o referido desafio, o que mais tem peso, nos dias de hoje, é falta de administração do tempo.
Nos deparamos com a era da indústria 4.0 (ou 4ª revolução industrial), marcada por uma maior interação entre processos humanos e tecnológicos. Seria como utilizar um temporizador para realização de cada etapa de projeto desde seu surgimento até sua finalização e entrega.
Com a evolução tecnológica, surgiram necessidades pontuais para diversos ramos mercadológicos. Somados a isso, nos deparamos ainda com rotinas incessantes de trabalho e esgotamento mental relacionados à mão de obra em si.
Sendo assim, as metodologias ágeis se instalam de forma objetiva e direta e assumem o papel de resolução de processos por meio de etapas.
Verifica-se que, ao colocar um projeto em prática rotineiramente nos deparamos com meios de produção muito longos, dificuldades com administração do tempo e definição de entregas, comunicações escassas ou reuniões intermináveis e nada produtivas entre as equipes atuantes e informações desconexas entre a empresa e o cliente.
Utilizar tais ferramentas a seu favor é confiar em um aliado para resolução e finalização precisa de seus projetos, garantindo uma entrega dinâmica e abrangente.
Práticas ágeis atuam diretamente no aumento da produtividade. É contar que os meios determinam o fim, de forma a garantir praticidade atrelada a uma cultura de agilidade bem como, atualizar-se perante o mercado, tão disputado nos dias de hoje.
Baseada em realizar tarefas/projetos, visando agilidade na entrega por meio da construção de ciclos, as metodologias ágeis, segundo estudo realizado pela CTA Technologies, concluiu-se que 81% das empresas adotam metodologias ágeis com a finalidade de transformação de desempenho e satisfação do negócio, além de mitigar o tempo utilizado para conclusão dos serviços prestados.
Dentre alguns exemplos de metodologias, os mais utilizados atualmente, encontra-se o Kanban técnica em que as atividades são divididas em quadros dispostos em “a fazer”, “fazendo” e “feito”; o Lean que tem como principal objetivo poupar recursos e eliminar desperdícios (dentre eles o Manufacturing, office, Construction, Healthcare, Startap and Logistic, etc.); o Scrum um framework que possibilita a otimização no processo de criação de construção e produtos, que, atualmente, não se limita apenas ao nicho das indústrias tecnológicas, mas no universo mercadológico como um todo; FDD- feature driven-development que são funcionalidades aplicadas de acordo com as metas e objetivos da empresa lincados às necessidades do cliente; XP ou Extreme Programming utilizada pelas equipes desenvolvedoras de softwares baseadas nos mesmo princípios das demais tecnologias.
Sendo assim, com a utilização de tais metodologias, que tendem a aumentar frente às necessidades e avanços de mercado e tecnologia, é possível diminuir a existência de possíveis gaps, incluir informações necessárias e pontuais, bem como atualizar os referidos ciclos de acordo com a fase atual do referido projeto ou processo, garantindo assim plena satisfação em tempo hábil e satisfação mais precisa para aplicação prática.
Além disso, utilizar tais ferramentas a seu favor, garantem a melhor administração do tempo, mitigando em si as rotinas de trabalho desgastantes que, por vezes, trazem como consequência fisiológicas e psíquicas, a famosa perda de pessoal por conta da má administração do tempo.
Encontram-se disponíveis no mercado, diversos cursos sobre as metodologias aqui destacadas, incluindo cursos gratuitos que salientam noções para aplicação destas. Instituições de ensino se empenham e investem cada vez mais na aplicação das referidas rotinas ágeis, nos mais variados ramos do mercado de trabalho, tornando-se verdadeiras aliadas dentro das empresas que optam por seguir o referido método.
Independente do seu alinhamento profissional, vale a pena investigar e aprender um pouco mais sobre as tais metodologias ágeis. Além de se atualizar frente ao tão competitivo mercado de trabalho, estas são totalmente aplicáveis até mesmo no seu dia-a-dia (como por exemplo o Kanban), desde que aplicadas de forma conexa, contribuirão, também, para o desenrolar de sua rotina pessoal.
REFERENCIAS:
https://rockcontent.com/br/blog/metodologias-ageis/ em 08/02/2024 ás 08:51
https://www.lumis.com.br/a-lumis/blog/metodos-ageis.htm
https://certificacaoiso.com.br/utilizando-metodologias-para-gestao-do-tempo/