A dimensão cidadã no Sistema Nacional de Cultura

Leia nesta página:

O Sistema Nacional de Cultura (SNC), previsto constitucionalmente desde a Emenda Constitucional nº 71 de 2012, é regulamentado após uma espera de doze anos. A Lei nº 14.835/2024, que institui o Marco Legal do SNC, estrutura-se com previsões conceituais (art. 2º), um rol de princípios a serem observados (art. 3º), traça os objetivos do SNC (art. 4º) e a sua estrutura (art. 5º a 18). Define a competência dos partícipes (art. 19), dos Estados, do Distrito Federal (art. 20), e dos Municípios (art. 21), além de um conjunto de disposições finais (art. 22).

A instituição do Marco Legal do SNC pela Lei nº 14.835/2024 é um momento de comemoração, pois o legislador finalmente sanou uma das suas omissões na regulamentação do campo cultural. Contudo, o longo tempo de espera pela festejada regulação não decorreu de um necessário amadurecimento e debate sobre a estrutura do sistema, mas de conjunturas outras que podem ser genericamente sinalizadas pela expressão “falta de vontade política”. Mas quando a vontade política tomou conta do Parlamento, transformou-se em pressa desmedida, o que resultou em algumas inconsistências legislativas.

No caso, vou me ater a apontar duas inconsistências do Marco Regulatório do SNC com os preceitos constitucionais democráticos que colocam a referida lei num flerte paternalista, que é uma relação entre o Estado e os indivíduos semelhantes, respectivamente, a de um pai que considera o seu filho permanentemente incapaz de fazer uso de seu entendimento sem a sua direção.

Neste sentido, a primeira inconsistência é considerar na referida lei que a dimensão cidadã da cultura corresponde apenas à “ação efetiva do Estado de garantia a todos do pleno exercício dos direitos culturais” (Art. 2, II). Este dispositivo legal minimiza a participação do cidadão no campo cultural, substituindo-a pela decisão técnica da burocracia estatal.

Ora, da interpretação isolada deste dispositivo verifica-se que ela, inadvertidamente, dá pouca relevância à dimensão democrática e participativa, sendo que deve ser justamente ao contrário. A democracia deve impregnar qualquer alusão que se faça a termos como cidadão, cidadania ou dimensão cidadã.

Nesta toada, a participação popular fica resumida a de um espectador passivo que deve aguardar a “ação efetiva do Estado” que definirá a política cultural e os direitos culturais que cada cidadão usufruirá. Logo, a definição dada pela lei para “a dimensão cidadã da cultura” está aquém de outras previsões constantes na própria norma que asseguram a participação da sociedade civil e estabelecem as conferências de cultura como espaços de participação social.

A outra inconsistência é colocar entre os deveres do Estado, para o exercício dos direitos culturais, a “democratização dos bens e serviços culturais” (Art. 4, I). O termo “democratização” possui o sentido de ampliar o acesso e de formação de público, mas no campo cultural, em que a diversidade é princípio constitucional basilar, o desenho de políticas culturais feitas unicamente pelo Estado (sem participação popular) em que este tem o dever de dar acesso a todos, pode se transformar numa política cultural homogeneizante, o que afronta o texto constitucional no princípio da diversidade cultural e no próprio Marco Legal do SNC que assegura em diversos outros dispositivos a diversidade cultural, étnica, territorial e regional.

Neste sentido, o adequado é promover uma democracia cultural em que os cidadãos são os protagonistas da construção das políticas culturais, em conjunto com o poder público. A dimensão cidadã da cultura tem que incluir a efetiva participação popular por meio dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade na elaboração e promoção das políticas culturais, assegurando a ampla participação para todos os grupos formadores da sociedade brasileira.

Desta feita, é necessário assegurar que no plano legal a democracia cultural seja o farol interpretativo da Lei do Sistema Nacional de Cultural e da sua implementação com a adoção de processos democráticos que assegurem a atuação comunitária de forma democrática e participativa. A legislação está posta, cabendo a todos, sob a inspiração do pensamento de Peter Hãberle de uma sociedade aberta dos intérpretes, extrair do texto legal e constitucional a normatividade adequada para a efetivação dos direitos culturais.

Sobre o autor
Allan Carlos Moreira Magalhães

Doutor e Pós-doutor em Direito (UNIFOR), professor e pesquisador com estudos no campo dos Direitos Culturais. Articulista do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e Autor do livro “Patrimônio Cultural, Democracia e Federalismo” (Dialética-SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos