Minha conta foi desativada pelo Instagram, o que fazer?

20/06/2024 às 17:42
Leia nesta página:

A rede social é uma realidade na vida de todos nós, assim como eu é provável que você utilize com a finalidade de prover visibilidade ao seu negócio ou atividade profissional.
A rede social é uma realidade na vida de todos nós, assim como eu é provável que você utilize com a finalidade de prover visibilidade ao seu negócio ou atividade profissional.

É provável que você já tenha se deparado com contas derrubadas pelo Instagram, sem qualquer aviso de que ocorreria. Contudo, quando uma conta cai, pode significar a perda de receita, de contato com potenciais clientes e parceiros.

Cada vez mais contas em diferentes mídias sociais são derrubadas, desde perfis de empresas, influenciadores, formadores de opinião, usuários em geral, pelos mais variados motivos e em parte dos casos sem violação de regras ou ainda comunicação prévia.

O que fazer nessa situação?Quais medidas podem ser tomadas?

No artigo de hoje, iremos analisar essa situação que vem se tornando cada vez mais comum e que para alguns segmentos pode ser prejudicial, apesar de falarmos do Instagram se aplica a qualquer rede social.

Minha conta no Instagram foi suspensa, o que fazer?

Abrir o aplicativo e se deparar com a conta sem acesso, ela não existe mais! É um desespero para muitas pessoas, em especial profissionais, que utilizam a plataforma para vendas e conexão com seus clientes.

Sem o acesso, o prejuízo se faz presente de inúmeras formas, desde anúncios que não são realizados, vendas interrompidas, até prejuízo de receita.

Daremos os passos que você precisa se atentar, caso esteja passando por essa situação.

Primeiro, vamos entender os motivos para uma suspensão da conta no Instagram.

Por que o Instagram pode bloquear ou suspender a conta?

A plataforma de mídia social, possui regras para o uso de seus serviços, que devem ser seguidos por seus usuários, algo que é perfeitamente comum como possuímos disposições pelo Tik Tok, YouTube, Linkedin e tantas outras.

Os usuários devem se atentar às boas práticas para não cometerem violações que possam ocasionar a suspensão ou ainda a conta ser desativada.

Ocorre que, fatores como falha do próprio algoritmo podem ocasionar uma suspensão da conta, um erro que é de responsabilidade da empresa, em razão de se tratar de um serviço.

Vamos entender os fatores:

  • Violação de Direitos Autorais, até mesmo réplicas ou produtos falsificados;

  • Denúncias por usuários, baseando-se em práticas ilícitas ou que violem diretrizes da plataforma;

  • Uso de automação, para otimização da conta, robôs de interação, seguidores falsos, dentre outros formatos;

  • Falha em segurança, que pode possibilitar a invasão da conta;

  • Não cumprimento de regras da plataforma, ou ainda, promoção de atos ilícitos, spam.

Como dito, existem casos de contas inacessíveis por razões que o detentor da conta desconhece, acarretando prejuízos para quem a utiliza para negócios, bem como dissabores para quem possui suas lembranças em fotos e vídeos armazenadas no perfil.

O que fazer se a minha conta em rede social está inacessível?

O primeiro passo, é buscar resolver de forma administrativa e adotando os mecanismos que a própria plataforma fornece para retomar o acesso:

  • Efetue a tentativa de acessar a conta novamente;

  • Busque acessar em novo aparelho e/ou atualizar o aplicativo;

  • Efetue contato junto ao suporte da plataforma.

Atenção: em todas as tentativas, tire print da mensagem que avisa da interrupção de seu uso no aplicativo, seja o Instagram, YouTube, X (antigo Twitter), Kway, TikTok, Linkedin, Facebook. Contatos por e-mail ou outros formatos, obtenha a comprovação, ainda que por número de protocolo.

Você como usuário possui direitos, mesmo não existindo uma cobrança pela utilização da plataforma, existe uma relação consumerista e seus direitos devem ser respeitados, conforme previsto no artigo 6 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) o dever de prover a informação a você pelo serviço interrompido:

 Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Se você possui perfil de empresa, a sua empresa é usuária de um serviço e possui amparo legal.

Sabemos que por vezes a demora no retorno ou até mesmo ausência é uma realidade, o que também é uma violação aos direitos dos usuários. Dessa forma, efetue os passos descritos anteriormente e busque orientação legal de advogado especializado no digital para a recuperação de sua conta.

Posso ingressar com processo judicial para recuperar a minha conta de rede social?

Realizado os passos anteriores e a conta não foi recuperada, é possível buscar a via judicial para recuperação da conta, ainda que ela tenha sido invadida por criminosos e hackers.

O que se recomenda é de buscar o restabelecimento da conta, por via extrajudicial e judicial, ou seja, com advogado especializado o mesmo pode Notificar a Empresa para que a mesma restabeleça a conta de rede social e possibilidade de recuperação através de um processo judicial e até mesmo a busca de reparação de eventuais prejuízos, visto que em sua grande maioria de contas derrubadas não houve qualquer critério ou informação ao usuário, que nesse caso figura como consumidor e possui direitos.

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Logo, buscar o restabelecimento da conta para permanecer com a conta ativa, é de extrema importância para quem atua no meio digital, utiliza para negócios ou deseja a recuperação de suas informações ali inseridas.

O processo judicial, visa a retomada da conta e é possível a busca de reparação em caso de prejuízos financeiros por aqueles que utilizam a plataforma para negócios e danos morais.

É importante destacar, que possuímos casos na justiça de contas recuperadas em que juízes determinam a retomada da conta sob pena de responsabilização as plataformas e aqui não se aplica apenas ao Instagram.

Aspectos Jurídicos:

Saiba que existe a possibilidade de se buscar a solução desse problema, para que a atividade realizada no perfil possa ser retomada, pois cada dia offline conta e para muitos pode ser um prejuízo que para muitos não pode ser mensurado.

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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