Tendências emergentes na criminalidade e estratégias de policiamento

12/08/2024 às 16:02
Leia nesta página:

TENDÊNCIAS EMERGENTES NA CRIMINALIDADE E ESTRATÉGIAS DE POLICIAMENTO

Uma das tendências criminais que está muito popular atualmente são os crimes cibernéticos, ou o “Cibercrime”. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES, 2024), 2023 foi o ano em que os ciberataques explodiram. Relatório da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, revela um novo recorde com o total de 161 bilhões de ameaças bloqueadas no ano passado, em todo o mundo, o que representa crescimento de 10% em relação a 2022, quando ocorreram 146 bilhões de ataques. Por esse motivo resolvi me aprofundar melhor nesse tema, pesquisando sobre o conceito de cibercrime, as estratégias policiais utilizadas para combatê-lo, e como as IA estão sendo utilizadas para cometer e combater esse tipo de crime.

O cibercrime é nada mais que todo ato em que o computador ou meios de tecnologia de informação serve para atingir um ato criminoso. Os mais cometidos atualmente são: O plágio, furto de dados, calúnia, difamação, pornografia infantil, racismo, pirataria digital, entre outros. Atualmente, algumas estratégias policiais utilizadas para combater esse tipo de crime envolvem tecnologias mais avançadas, e algumas medidas preventivas, como por exemplo: A adoção de unidades especializadas que são compostas por especialistas em T.I e segurança cibernética, que são treinados para investigações nesse tipo de crime, e ferramentas de monitoramento que possam rastrear atividades suspeitas na internet e dark web.

Seguindo esse raciocínio, o uso de inteligência artificial para cometer e combater esses crimes são muito recorrentes, visto que os criminosos podem usar IA para automatizarem grandes ataques, como o famoso phishing, que consiste em enganar suas vítimas se passando por entidades confiáveis, como bancos e empresas de internet, fazendo com que os usuários forneçam seus dados pessoais, como senhas, números de cartão de crédito, e outros dados sensíveis utilizados para golpe. Por outro lado, as IA podem ajudar bastante na hora de combater esse tipo de crime, pois ela pode ajudar na análise forense, processando enormes quantidades de dados para reconstruir ataques, identificar os criminosos e aprender para se adaptar e melhorar a segurança futura.

REFERÊNCIAS

ABES, E. 2023 fecha com 161 bilhões de ataques cibernéticos, em mais um recorde, segundo relatório da Trend Micro. Disponível em: <https://abes.com.br/2023-fecha-com-161-bilhoes-de-ataques-ciberneticos-em-mais-um-recorde-segundo-relatorio-da-trend-micro/>.

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca. Disponível em: <https://www.revista.direitofranca.br>. Acesso em: 18 maio. 2024.

Sobre o autor
Francisco Renan Andrade

Sou Francisco Renan Andrade, tenho 18 anos, nasci no dia 09 de junho de 2006 em Sobral - CE. Sou estudando de Direito no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau de Sobral. Sou Técnico em Administração, tenho experiência com trabalho em equipe, Contabilidade de Custos, trade Marketing, economia e mercado e Administração dos Recursos Humanos. Fui aluno destaque na E.E.E.P. Francisco Das Chagas Vasconcelos, recebendo também duas menções honrosas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Gosto bastante de filmes, séries de ação e mistério, e meu sonho, em primeiro momento, é entrar na PMCE (Polícia Militar do Ceará). Para mais informações, entre em contato via E-mail em [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos