A injustiça sempre ocorrem para com os mais necessitados.

30/09/2024 às 11:42
Leia nesta página:

Se for fazer uma pesquisa junto ao judiciário e Policia Civil e Militar vai constatar que os números de Boletim de ocorrências – inquéritos e processos a maioria e concentrada na classe menos favorecida – Pobres – negros.

A Constituição Federal. O artigo 5º da Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. 

O artigo 5º também garante aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade

Mas sabemos que, na prática, isto não é verdade. Estamos assistindo diariamente um abuso sem precedente para com a classe menos favorecida, principalmente para com os pobres e negros e moradores da periferia e também notamos que não há um combate para cessar estes abusos.

Atualmente, a mulher negra permanece submetida a situação desfavorável em relação à desigualdade social e racial, haja vista as baixas remunerações, más condições de moradia, segregação socioespacial e exposição à violência.

Estamos vivendo em pais completamente, desigual, onde a classe elite possui suas regalias e tem um enorme desprezo pelos pobres e negros. As leis em nosso, pais não são aplicadas para a elite, mas são aplicadas com rigor para os pobres e negros.

Nossa Ordem dos advogados do Brasil deve fiscalizar com mais rigor os abusos cometidos para com os pobres e negros, sendo que os verdadeiros fiscais da lei são os advogados e advogadas.

Se for feita uma pesquisa junto ao judiciário vai constatar que a maioria dos processos que encontra paralisado sem despachos e sentença e de quem necessita de justiça que são os mais necessitados e que não tem condições de contratar um defensor e faz a opção pela gratuidade juizado.

Já analisando os processos em que a classe elite possui defensor renomado o desfecho e rapidamente aí e só fazer a comparação que também na justiça opera a desigualdade.

O advogado é o interlocutor do cidadão junto à justiça, e que o desrespeito ao advogado e ao cidadão ocorre quando a justiça retarda o andamento de um processo sem justificativa.

Só combate as injustiças por meio de advogados e advogadas com coragem e determinação. Caso contrário, sempre haverá injustiça. O advogado (a) são o interlocutor do cidadão junto a justiça e é o verdadeiro fiscal da lei.

Os abusos que vem sendo cometido para com os pobres e negros e moradores da periferia e também para com o cidadão que está à espera de uma decisão da justiça em que seu processo encontra paralisado sem decisão só será combatido se nossa OAB interceder como o fiscal da lei.

OAB TEM QUE CONSIGNAR JUNTO AO CONSELHO FEDERAL QUE O VERDADEIRO FISCAL DA LEI É O ADVOGADO E ADVOGADA. E TEM POR OBRIGAÇÃO FISCALIZAR OS ABUSOS QUE OS CIDADÃOS VEM SOFRENDO.

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos