Dias Tofolli: onde está o sistema acusatório?

Leia nesta página:

DIAS TOFOLLI: ONDE ESTÁ O SISTEMA ACUSATÓRIO?

“Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?”

(Fernando Pessoa)

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, pelo que consta nas matérias jornalísticas do País, determinou a Acareação entre o do Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) e o Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil (BACEN), Ailton de Aquino. O fato fica ainda mais confuso quando não foram ouvidas nenhumas testemunhas na fase policial, quando não há ainda fase de instrução e tampouco pedido pela Autoridade Policial ou pelo Ministério Público para à Acareação, simplesmente o Ministro acordou e determinou, mas onde fica o Artigo 3°-A, do Código de Processo Penal?

Art. 3º-A. O processo penal terá estrutura acusatória, vedadas a iniciativa do juiz na fase de investigação e a substituição da atuação probatória do órgão de acusação.

No passado recente, época da Lava-Jato, muito se criticava que o Juiz não poderia produzir provas de ofício, inclusive, o próprio Ministro é um crítico ferrenho da própria Lava-Jato. Vejamos as regras para ocorrer uma Acareação:

Art. 229.  A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.

Pelo que consta, o Servidor Público de Carreira, Ailton de Aquino, não é acusado, testemunha, muito menos pessoa ofendida. E o que levou, a sua Excelência, Ministro Dias Tofolli, a determinar Acareação de um servidor de um órgão técnico? Não sei. Talvez, aprendi Processo Penal de forma errônea. Talvez não saiba interpretar o sistema acusatório, talvez seja eu um semideus. Estamos diante da volta dos métodos da Lava-Jato, onde o Juiz combinava prova com à acusação? Mas, nesse caso, até à acusação foi contrária à Acareação. Talvez o semideus seja o próprio Ministro Dias Tofolli.

Carlos Daniel Targino da Silva

Sobre o autor
Carlos Daniel Targino da Silva

Correspondente Jurídico e Pesquisador

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos