A falha pode não estar na falta de exame - caso do menino com pilha no nariz

02/05/2014 às 09:51
Leia nesta página:

No caso do menino de Goiania, que ficou por 50 dias com uma pilha no nariz e veio a perder o septo nasal, não se pode afimar que a falta do exame culminou na lesão sofrida. Os exames são apenas complementares e, para diagnostico, a clinica é soberana

A falha pode não estar na falta do exame!

Vamos começar a partir de um caso concreto:

GOIÂNIA - A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) investigam as falhas no tendimento médico que levaram um bebê de dois anos de idade a sofrer necrose em uma narina e perder o septo nasal, cartilagem que separa as narinas. Durante 50 dias o bebê foi tratado por seis médicos de um plano de saúde privado, sem nenhum exame, como se estivesse com virose, gripe, sinusite e anemia, quando, na verdade, tinha uma bateria de brinquedo dentro do nariz. (Reportagem completa em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,crianca-de-2-anos-fica-com-pilha-no-nariz-por-50-dias,1159792,0.htm)

A reportagem fez questão de salientar que não foi realizado  "nenhum exame", mas o que o jornalista e mesmo as pessoas que acompanham alarmadas essa notícia não observam, é que o "exame" é meramente complementar, sendo competência e atribuição do médico que assiste o paciente, firmar o diagnóstico.

Por rigor da soberania da clinica, não pode o Conselho Regional de Medicina de Goiás, estabelecer que eventual falha se deu apenas porque não foi solicitado um exame, que, como os médicos sabem, é meramente complementar e o laudo que o acompanha,  meramente sugestivo.

O que deve ser verificado para apontar se houve falha ou não, é o prontuário médico do paciente e a análise se foi seguido o melhor padrão de conduta para o caso.

Se os médicos que atenderam o garoto seguiram o "padrão ouro" não há de se falhar em erro médico, uma vez que não pode se responsabilizar o profissional por ter seguido a conduta mais aconselhável para o caso.

O julgador é OBRIGADO a fundamentar suas decisões em provas. Uma vez provado que foi observada a melhor conduta para o caso, não há de se falar em erro médico.

Sobre o autor
Francisco Tadeu Souza

Advogado especialista em Direito Médico, graduado pela PUC/SP e pós graduado pela Faculdade de Medicina do ABC, atuante em defesa de médicos perante os conselhos de classe e em ações cíveis e penais que tratem de erro médico, bem como em ações de pacientes contra planos de saúde e contra o estado para obter medicamentos (importados, experimentais e de alto custo) e tratamentos médicos. Autor do Blog Direito Médico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos